INGREDIENTES
- 1 berinjela pequena com casca
- 1/2 xícara de azeitonas verdes sem caroço (eu usei a recheada com pimenta vermelha, mas isto é opcional)
- 1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço
- 1 dente de alho picado (pequeno)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 1 colher de chá de suco (sumo, caldo) de limão
- pimenta calabresa a seu gosto (opcional)
- pimenta preta moída na hora a seu gosto (opcional)
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 5 nozes picadas (opcional)
- sal, se necessário
PREPARO
Comece preparando a berinjela. Lave bem água corrente, mantendo a casca. Corte ao comprimento em fatias de tamanho médio e depois em tirinhas pequenas. A medida que for cortando coloque em um escorredor de macarrão com uma bacia embaixo, e jogue sal nas fatias. Este processo ajuda a tirar o amargo das berinjelas. Você vai notar que vai começar a verter água das berinjelas e escorrer na bacia embaixo do escorredor. Deixe descansar por uns 20 minutos.
Passado este tempo, lave as berinjelas em água corrente, escorra bem a água e seque bem com o auxilio de papel toalha espremendo bem para tirar todo o excesso de água. Quanto mais sequinhas melhor. Coloque as berinjelas em uma assadeira, regue com um pouco de óleo e leve ao forno por 30 minutos. Não é necessário cobrir a assadeira e nem colocar sal. Enquanto isto, prepare o restante dos ingredientes.
Lave bem as alcaparras para retirar o excesso de sal. Deixe escorrer em uma peneira. Pique o alho e as nozes em pedaços bem pequenos. Corte as azeitonas em fatias finas. Coloque as nozes, alho e as azeitonas em um pirex ou tigela, misture e reserve.
Pique as alcaparras em pedaços pequenos e adicione a mistura anterior. Junte o azeite e o suco de limão. Se for usar pimenta calabresa, acrescente no final da receita. Misture bem até conseguir formar uma pasta bem rustica. Reserve. Retire as berinjelas do forno, remova da assadeira e coloque em um prato aberto para esfriar. Misture o restante dos ingredientes. Se quiser pode usar manjericão, salsinha ou tomilho frescos.
Também se preferir, pode processar e transformar tudo em uma pasta. Eu não processei porque gosto de pedaços maiores, e acho lindo o colorido desta receita. Para obter este resultado eu apenas cortei os ingredientes em pedaços pequenos e misturei com uma colher. O ideal é que seja conservado na geladeira por no mínimo 30 minutos antes de servir. Pode ser feito de véspera, fica bem mais gostoso no outro dia. Dura até 10 dias se conservado em recipiente de vidro hermeticamente fechado na geladeira. Sirva gelada com pão sírio, com pão francês quentinho, torradas...
Olá!
ResponderExcluirNão sou vergana, mas gosto muito de vegetais, legumes e frutas, então me interesso muito por suas receitas e artigos.
Tenho um blog, onde coloco minhas dificuldades para emagrecer e quero colocar suas receitas. tenho por norma sempre colocar o endereço de onde tirei determinado artigo ou receita.
Gostaria de sua autorização para postá-las.
Obrigada.
Meu blog: http://reginahelenag.blogspot.com.br/
Ola Regina,
ExcluirObrigada pelo comentário. Pode postar as receitas no seu blog sim, com certeza. A única coisa que eu vou te pedir é para colocar o link que direciona aqui para o blog.
Se precisares de alguma ajuda me escreva aqui ou na pagina Veganana.
Muito sucesso no teu blog amiga! Vou visitar seguir.
abraços
Lori Ellis
Especial e Lindo domingo para Voces ai Lori Ellis,sou la do Somos o Que Comemos ,tambem te add no meu face ,na Saude Natural e nas Hortas,lembra se ,Sueli Cunha Rodrigues,fiquei muito feliz em te encontrar aqui tambem,ja estou divulgando
Excluiresta pagina sua la no saude natural do meu face...Abraços.
Boa noite querida Sueli,
ExcluirPuxa que legal receber a tua visita amiga. Muito fofo da tua parte me escrever um recadinho tão carinhoso. Obrigada por acompanhar o blog e por ajudar a divulgar o meu trabalho.
Volte sempre para me visitar!
beijos
Lori Ellis
Muito boa esta receita utilizando toda a beringela. Além de nutritiva e pouco calórica ela é um alimento funcional e auxilia aqueles que tem colesterol e triglicérides elevados. .Em sua casca encontramos antocianina, um composto bioativo que pode colaborar na redução do colesterol ruim.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo seu valioso comentário Dra. Monica Vitorino. Ja postei na receita.
Excluirabraços
Lori Ellis
Quem tem pressão alta pode comer?
ResponderExcluirOla amigo (a)
ExcluirQuem tem pressão alta tem que cuidar muito com o consumo de alimentos que contem muito sal. No caso desta receita as azeitonas e as alcaparras são bem salgadas, e o ideal e tentar equilibrar isto dosando a quantidade de sal colocada. Também pode fazer sem nenhuma adição de sal, o que torna a receita mais leve e saudável.
Mas de qualquer maneira, o importante sempre é a moderação. Não consumir demais os alimentos que podem oferecer risco e tentar minimizar estes riscos como no caso desta receita não adicionando sal, e também se preferir pode eliminar as alcaparras.
Espero ter ajudado, muito obrigada pela visita e participação.
abraços
Lori Ellis
Amei a receita muito boa mesmo!!!!😍
ResponderExcluirBoa noite Katia,
ExcluirSeja muito bem vinda e obrigada pelo comentário. Fico feliz que gostaste da receita.
Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
Lori Ellis
Na receita não tem pimentão, mas na foto parece que os vermelhos são pimentão. Fiquei sem entender!
ResponderExcluirOlá amiga, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Eu usei azeitonas recheadas com pimentão vermelho, por isto aparece na foto. Esqueci de mencionar este detalhe. Para usar pimentão nesta receita o ideal seria que o mesmo fosse em conserva ou previamente tostado na frigideira com um pouquinho de óleo, ou até mesmo assado no forno. Fica mais gostoso do que usar o pimentão cru. Vou colocar uma observação sobre o pimentão na receita. Muito obrigada por comentar e me dar a oportunidade de esclarecer esta que pode ser a dúvida de outros leitores também.
Um grande abraço,
Lori Ellis