Talharim com Espinafre e Shitake

Talharim é tudo de bom, ainda mais com shitake e espinafre. Fiz um molho branco de aveia, fritei os cogumelos e estava pronto este delicioso prato. Se você não tiver o shitake fresco, pode usar qualquer cogumelo desidratado, ou outro legume que preferir. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Serve duas pessoas


INGREDIENTES

  • 250 g de talharim grano duro cozido "al dente"
  • 100 g de cogumelos shitake (ou outro)
  • molho branco de aveia (ver receita abaixo)
  • espinafre refogado (ver instruções abaixo)
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


INGREDIENTES PARA O MOLHO DE AVEIA



  • 1/2 xícara de aveia em flocos finos
  • xícaras de água filtrada
  • 1 pitadinha de noz moscada ralada
  • sal a seu gosto


PREPARO

Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem ate conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Caso for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. Reserve enquanto prepara o restante da receita.



PREPARO DO MACARRÃO

Coloque água em uma panela grande para ferver. Acrescente sal e um fiozinho de óleo. Quando a água levantar fervura coloque o talharim para cozinhar. O macarrão deve estar cozido "al dente", ou seja deve oferecer resistência a mordida. Enquanto o macarrão cozinha, siga com a receita.....



PARA REFOGADO  DE ESPINAFRE


  • xícaras de folhas de espinafre cruas
  • 1 cebola media picada
  • 1/4 xícara de cebolinha verde
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Em uma frigideira ou panela, aqueça o óleo e frite a cebola picada. tempere com sal a seu gosto, abaixe o fogo e deixe a cebola refogar ate ficar transparente, levemente dourada. Adicione a  cebolinha verde picada e deixe refogar em fogo baixo por mais uns 2 minutos.



 Acrescente então as folhas de espinafre cruas cobrindo todo o refogado de cebola. Não precisa mexer. Desligue o fogo, tampe e reserve. Se a sua frigideira não tiver tampa você pode colocar uma tampa de panela maior, se tiver, ou então um prato resistente ao calor somente para "abafar" o espinafre.




PREPARO DO SHITAKE

Lave bem os cogumelos, seque com um papel toalha e corte em fatias do tamanho que desejar. Tempere com um pouco de sal.


Aqueça 2 colheres de sopa de óleo vegetal em uma frigideira e quando o óleo estiver bem quente coloque os cogumelos para fritar. Abaixe o fogo.


Os cogumelos vão formar água com o cozimento. Deixe esta água secar. Quando a água secar os cogumelos estarão prontos, douradinhos e deliciosos. Desligue o fogo e reserve mantendo na boca do fogão para que permaneçam aquecidos até o momento de servir.


Volte para a frigideira onde refogou o espinafre. O espinafre vai estar murcho e incorporado com a cebola refogada.


Despeje o molho de aveia sobre este refogado misturando bem. Ligue o fogo em temperatura media, tampe a frigideira e deixe por mais 2 minutos apenas para aquecer o molho de aveia e agregar os sabores dos ingredientes. Verifique o sal e coloque pimenta moída caso desejar ou algum outro tempero de sua preferencia.


Escorra o macarrão, coloque em uma travessa, despeje o refogado de espinafre e misture os cogumelos fritos. Sirva imediatamente acompanhado de salada.


COMENTÁRIO DA NUTRICIONISTA   Dra. Monica Vitorino

"Saborosa  e muito nutritiva, combina com perfeição as propriedades mineralizantes do espinafre  com a riqueza de vitaminas do shitake e de proteínas do gran duro. A aveia complementa com realeza esta preparação trazendo as betaglucanas, fibras que ajudam a reduzir o colesterol. Quanta riqueza em uma preparação  tão simples e criativa!"


Nutricionista Mônica Vitorino, especialista em nutrição clinica e vegetariana. Clinica em Belo Horizonte. CONTATO: nutricionistamonicavitorino@gmail.com

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA. 

4 comentários

  1. maravilhosas receitas veganas,não sou totalmente seguidora, estou apenas ensaiando porque sei que é uma alimentação nutritiva e saudável,acho os môlhos incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yolanda, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! Muito obrigada por acompanhar o blog e escrever este recadinho tão simpático. Fico feliz que gostas das receitas, especialmente dos molhos. Somente o fato de gostares das receitas, é um grande passo, é bom demais esta curiosidade em relação a alimentação vegana que sem dúvida é muito saudável e nutritiva. Se fizeres alguma das receitas do blog, por favor escreva me contando como ficou. Venha sempre me visitar, vou adorar trocar ideias contigo.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Amei! Vou fazer! Super curti a ideia do molho de aveia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, fico feliz e agradeço pelo comentário. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes trocar ideias comigo. Obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis