Sanduiche de Legumes à Provençal

Imagina um sanduíche quentinho recheado com deliciosos legumes grelhados com um tempero na medida certa. Ficou muito bom.  Servi este sanduíche para um almoço de sábado aqui em casa apenas acompanhado de salada verde. Não precisa mais nada porque é uma refeição completa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Embora a receita seja um pouco mais elaborada, vale a pena experimentar. O resultado com certeza vai agradar a quem experimentar esta delicia. Eu queria ter colocado queijo vegano, mas não tinha pronto em casa, e então resolvi fazer sem queijo mesmo, embora imagine que com queijo vegano derretido deve ficar muito mais gostoso. Da próxima vez que fizer vou me programar para usar um queijo vegano que derrete. Desta vez eu resolvi fazer meio que de improviso para aproveitar legumes e inventar uma coisa diferente. Este sanduíche fica maravilhoso acompanhado de um suco caseiro que você pode inventar com o que tiver disponível em casa. Eu fiz uma limonada na hora de servir. Como o sanduíche é bem farto de ingredientes, achei que um suco mais light seria melhor. Usei pão ciabatta que eu adoro. Eu prefiro os pães mais rústicos como a ciabatta que tem a casca bem grossa e fica perfeita para este tipo de receita. Caso você preferir pode usar baguete ou pão integral.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 3 porções
Preparação: 20min



INGREDIENTES
  • 3 pães ciabatta
  • 1/2 abobrinha verde fatiada 
  • 1/2 abobrinha amarela
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1 tomate médio
  • 1/2 berinjela pequena
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de folhas de manjericão
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta a seu gosto


PREPARO

Comece preparando a berinjela. Lave bem e mantenha a casca. Corte as pontas e fatie em rodelas medias. Coloque as fatias em um escorredor com uma bacia por baixo. Salpique sal e deixe descansar enquanto prepara o restante da receita. Este processo vai eliminar o amargor da berinjela. Você vai observar que vai escorrendo um liquido escuro pela peneira na bacia. Reserve.

Lave as abobrinhas e corte em fatias com mais ou menos 1 cm de espessura. Disponha as fatias em uma travessa e tempere com sal e pimenta e  reserve. Corte o tomate e o pimentão em fatias largas e coloque em um outro prato e reserve.

Lave rapidamente as berinjelas que estavam no escorredor para remover o restante do liquido escuro que se formou. Seque as fatias com papel toalha, coloque em uma travessa, tempere com sal e pimenta e reserve.

Os legumes devem ser grelhados em separado. Aqueça bem uma frigideira grande de fundo largo ou uma grelha caso você tiver. Coloque uma colher de sopa de azeite e comece grelhando a berinjela virando com cuidado para dourar dos dois lados. A medida que ficarem prontas coloque em uma travessa e mantenha em local aquecido. Eu coloquei no forninho elétrico que tenho do lado do fogão ligado em temperatura baixa apenas para manter aquecido.

Coloque mais uma colher de sopa de azeite e grelhe as abobrinhas, também tendo o cuidado de virar para grelhar dos dois lados. Grelhe rapidamente as abobrinhas, deixe "al dente". Fica mais gostoso. A medida que estiverem prontas, coloque na travessa junto com as berinjelas.

Na mesma frigideira coloque mais uma colher de sopa de azeite e frite o alho esmagado temperando com uma pitadinha de sal. Deixe dourar, mas cuidado para não queimar. Remova os pedaços de alho fritos e coloque em um pratinho separado para utilizar depois. Corte o pão ao meio e grelhe rapidamente na parte interna. Remova as fatias de pão grelhadas e coloque na travessa e mantenha aquecido.

Na mesma frigideira coloque mais uma colher de sopa de azeite e grelhe as fatias de pimentão vermelho. Remova e coloque junto com os legumes grelhados. Por ultimo coloque as fatias de tomate, tempere com sal e pimenta a seu gosto, adicione o alho que foi frito antes e deixe o tomate fritar com o alho por mais 1 minuto. Adicione as folhinhas de manjericão apenas misturando depois que desligar o fogo. Monte o sanduíche intercalando as fatias de berinjela, abobrinha, pimentão e tomate na quantidade desejada. Sirva imediatamente acompanhado salada verde e suco natural de sua preferencia.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Respostas
    1. Boa tarde Leila,

      Seja muito bem vinda amiga, muito bom vê-la aqui!
      Obrigada pela visita e comentário, volte sempre para me visitar!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Veganismo é tão gay.

    Mas é gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Nunca tinha pensado nisto, mas adorei o que escreveste. Tudo é no veganismo é maravilhoso!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Adoro essa receita. Ao invés de colocar o alho e o manjericão separados fiz um molho pesto e passei no pão, ficou uma delícia. Recomendo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, tudo bem?

      Seja bem vinda querida! Que delícia, adorei a tua ideia de fazer um pesto com o alho e o manjericão. Deve ter ficado muito bom mesmo. Adoro manjericão, vou experimentar fazer assim também. Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Lori, morri nessa receita. Sensacional. Estou querendo fazer alguns para uma festa.. vc acha que esse recheio resiste sem encharcar o pão? Bjs e obrigada por compartilhar delícias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloíze, tudo bem?

      Nossa, fiquei super feliz que gostaste da receita, e estás pensando em fazer para uma festa. Minha sugestão, neste caso, é que prepares os legumes grelhados e mantenha separados para colocar no pão na hora de servir. Pode usar baguetes grandes, colocando o recheio e depois cortando em fatias longitudinais. Para garantir que não vai ficar encharcado o pão, eu recomendo que o recheio de legumes grelhados seja sequinho. Vai ficar uma delícia, e eu tenho certeza que vai agradar muito. Me conta como ficou, espero que fique legal, e que a festa seja um sucesso!
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes, adorei trocar ideias contigo!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis