Arroz com Espinafre e Aveia

Arroz com refogado de legumes é ótimo para uma refeição rápida, gostosa e muito nutritiva. Fica pronto em mais ou menos 30 minutos e você pode variar os legumes e verduras aproveitando o que tiver na geladeira combinando sabores e cores diferentes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Use o arroz que você mais gosta, branco ou integral. Pode ser servido como acompanhamento de qualquer prato principal, ou para uma refeição leve, apenas acompanhado de salada. Uma sugestão legal é servir com legumes salteados, como abobrinha, cenoura, pimentão, cebola, berinjela, brócolis ou couve-flor. Tudo vai bem com um prato de sabor delicado como este.

Serve 3 pessoas  

 
INGREDIENTES


  • 2 xícaras de arroz cozido em água e sal
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xícara de alho poro picado
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 xícaras de espinafre cru cortado
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto



PREPARO


Em uma panela de tamanho médio aqueça uma colher de óleo  e frite o alho poro até dourar levemente. Acrescente um pouco de sal. Coloque o arroz e continue mexendo por mais uns dois minutos e acrescente a água. Ajuste o sal, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar. Não deixe terminar o cozimento. Desligue a panela antes de estar pronto, quando ainda estiver "al dente". Mantenha a panela do arroz tampada e em lugar aquecido enquanto prepara o refogado de espinafre. Mantendo a panela de arroz tampada, enquanto prepara o refogado, o arroz vai continuar o cozimento sem cozinhar demais, apenas o suficiente, mantendo os grãos inteiros. Em uma frigideira grande coloque duas colheres de sopa de óleo vegetal e frite a cebola temperando com um pouco de sal. Quando a cebola estiver dourada acrescente o espinafre misturando bem. Dissolva a farinha de aveia em um pouco de água fria e misture ao refogado de espinafre. Ajuste o tempero. Caso você quiser, acrescente outro tempero de sua preferencia. Se for utilizar pimenta do reino, coloque agora na quantidade que desejar. Abaixe o fogo e deixe o refogado apurar por apenas 3 minutos. Não é necessário o espinafre cozinhar muito. A aveia vai enriquecer o refogado deixando um pouco mais cremoso, e o cozimento e bem rápido também. Transfira o refogado de espinafre para a panela do arroz e misture delicadamente apenas para agregar os ingredientes. Verifique se o tempero está do seu agrado, desligue o fogo e mantenha a panela tampada por uns 5 minutos antes de servir. Sirva quente acompanhado da salada de sua preferencia.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Será que funciona com a aveia em flocos tb??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane,

      Bom te ver por aqui querida, muito obrigada pela participação.
      Pode usar a aveia em flocos caso não tiveres a farinha de aveia. Vai ficar até mais bonitinho porque os flocos de aveia vão aparecer e dar um up no arroz. Pode usar sem medo, o importante é o valor nutricional que a aveia acrescenta à receita.

      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada pela visita e comentário. Volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Esse arroz, ode ser congelado?

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo (a),

    Pode congelar sim, sem problema. Basta acondicionar em um recipiente apropriado para congelamento. Eu só recomendo que não deixe por muito tempo congelado para não perder o frescor. O tempo máximo que eu deixaria este arroz no freezer seria 1 mês.
    Para descongelar deixe fora do freezer e depois aqueça normalmente.

    Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma dica, escreve novamente.

    abraços

    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis