Além de deliciosa esta sopa é muito leve e tem baixo teor calórico. A abobrinha tem pouquíssimas calorias, é rica em fibras, vitamina A, C e vitaminas do complexo B e niacina. É um alimento de fácil digestão que também auxilia na absorção de nutrientes, no bom funcionamento do intestino e mantém baixo o nível de açúcar no sangue. Possui agentes anti-inflamatórios que impedem o desenvolvimento de muitas doenças. E como se tudo isto não bastasse, ainda é rica em magnésio, potássio e manganês. Vale a pena investir na deliciosa abobrinha tanto em sopas como em deliciosas saladas e muitos outros pratos da culinária vegana. Esta sopa serve 3 pessoas.
INGREDIENTES
- 3 unidades de abobrinha pequenas
- 1 cebola grande picada
- 1/4 xícara de alho poro
- 1/4 xícara de cebolinha verde
- 1 tomate médio picado
- 1/4 de xícara de castanhas de caju (opcional)
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de chá de páprica (opcional)
- sal e pimenta do reino a gosto
- salsinha picada a vontade
- azeite de oliva para finalizar
PREPARO
Comece preparando as castanhas de caju. Lave em água corrente e deixe de molho em água filtrada enquanto prepara o restante da receita. Lave bem as abobrinhas. Não precisa descascar. reserve uma das abobrinhas caso quiser fazer o refogadinho para finalizar a sopa. Corte as outras duas em cubos. Pique o tomate a cebola e os outros ingredientes. Reserve. Em uma panela grande aqueça o óleo e refogue a cebola temperando com um pouco de sal. Quando a cebola começar a ficar transparente acrescente o alho poro e deixe refogar junto com a cebola até dourar. Coloque o tomate picado e deixe formar uma espécie de molho. Acrescente a abobrinha picada e cubra com água o dobro da quantidade dos ingredientes. Acerte o sal e tampe a panela para ferver. Quando levantar fervura acrescente a páprica se for utilizar, ou outro tempero ou erva seca que você preferir. Verifique se a abobrinha está cozida, acerte o sal, desligue o fogo e tampe a panela e reserve.
Escorra a água das castanhas e coloque apenas as castanhas hidratadas no liquidificador. Despeje a sopa da panela e bata até obter um creme espesso. Acerte a cremosidade que você desejar acrescentando maia água se for necessário. Devolva o conteúdo para a panela e ajuste o sal. Deixe em fogo baixo enquanto prepara a abobrinha para finalizar a sopa. Esta parte é absolutamente opcional. Eu fiz um refogado rapidinho de abobrinha para colocar em cima da sopa na hora de servir. Caso você não quiser fazer este refogado, use as 3 abobrinhas na sopa e decore com ervas frescas e um fiozinho de azeite de oliva na hora de servir. Caso quiser fazer o refogado de abobrinhas, corte no formato que desejar, aqueça um fiozinho de óleo na frigideira e salteie rapidamente as abobrinhas temperando com sal e pimenta do reino a seu gosto. Eu cortei as abobrinhas em espiral usando este cortador aqui .
Sirva a sopa com o refogado de abobrinhas recém feito. Se desejar coloque um fiozinho de azeite de oliva na hora de servir. Pode também acrescentar ervas frescas para decorar. Sirva com torradinhas, croutons, pão quentinho, ou como preferir. Bom atetite!
mto gostosa.
ResponderExcluirOlá Marta,
ExcluirSeja muito bem vinda amiga! Eu sou suspeita de falar porque realmente adoro abobrinhas e estou sempre fazendo receitas com elas.
Muito obrigada por escrever, volte sempre para me visitar!
abraços
Lori Ellis