Macarrão com Cogumelos Salteados e Rúcula

Cogumelos são a minha perdição. Onde eu moro são muito baratos e a variedade é muito grande. Não precisa nem dizer que são presença constante no meu prato. Para mim basta saltear os cogumelos em óleo quente e temperar com uma pitadinha de sal e pimenta e eles estão prontos. Eu fiz este macarrão para um almoço rápido durante a semana. 


Pensei em fazer salada de rúcula, mas mudei de ideia, misturei a rúcula com o macarrão depois de pronto. Ficou uma delícia, e eu complementei com uma salada de cenoura e beterraba ralada para acrescentar um colorido ao almoço. Uma sugestão de refeição simples, nutritiva e muito gostosa. Fácil de preparar e você pode usar a inspiração e criar a sua própria receita com os ingredientes que tem disponíveis em casa. 


INGREDIENTES

  • 200g de macarrão grano duro cozido "al dente"
  • xícara de cogumelos frescos fatiados (eu usei paris)
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • azeite de oliva para finalizar
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • rúcula fresca a vontade 



PREPARO

Antes de cozinhar o macarrão prepare todos os ingredientes que vai utilizar. Cozinhe o macarrão do formato de sua preferencia "al dente" em água fervente com sal e um fiozinho de óleo. Escorra e reserve em lugar aquecido enquanto prepara o restante da receita. A preparação a seguir é muito rápida, em poucos minutos fica pronto o refogado que vai ser servido com a massa. Isto quer dizer que não tem problema nenhum em cozinhar a massa e reservar. Mas você tem que ter o cuidado de não cozinhar demais a massa. Desligue o fogo e escorra enquanto ainda estiver firme porque este tempo a massa cozida vai ficar na panela, pode deixar a mesma muito mole e estragar a receita. 

Em uma frigideira grande aqueça bem 2 colheres de sopa de óleo e frite rapidamente o alho esmagado. Adicione os cogumelos fatiados temperando com um pouco de sal e pimenta e coloque o caldo do limão. Deixe os cogumelos no fogo baixo até fritar bem e ficar dourado, sequinho. Acrescente então a massa que foi previamente cozida na frigideira e misture delicadamente com os cogumelos. Verifique o tempero e se for necessário, acrescente mais sal ou outras ervas de sua preferencia. Caso você quiser pode acrescentar legumes ou verduras que tiver na geladeira. Eu usei o que tinha em casa e ficou bom demais. Sirva imediatamente. Coloque o macarrão no prato, cubra com a rúcula fresca e regue com um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem. Sirva com uma salada com cores mais vibrantes para contrastar com o prato principal. Bom apetite! 



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis