Pão de Batata sem Glúten

Mais uma tentativa de fazer um pão de frigideira sem glúten. Adoro fazer estes pães, além de simples e rápido de fazer, ficam uma delícia. As opções de farinhas sem glúten são inúmeras o que nos permite usar a imaginação e preparar diferentes versões da mesma receita com sabores e consistência variados. Você pode acrescentar ervas frescas ou secas a seu gosto e incrementar o sabor do seu pão. Na medida co possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Neste caso eu usei farinha de batata, que no Brasil é a mesma coisa que fécula de batata. Ficou tão gostoso, macio por dentro com gostinho de batata frita, e crocante por fora. Se você quiser experimentar, use qualquer tipo de farinha sem glúten e faça o seu pãozinho de frigideira.



                                                                  Rende duas porções



INGREDIENTES
  • 1/2 xícara de farinha de batata (fécula de batata)
  • 1/2 xícara de polvilho azedo ou amido de milho
  • 1/2 xícara de farinha de arroz
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colher e meia de chá de fermento em pó
  • água levemente morna o suficiente para preparar
  • sal a gosto


PREPARO

Coloque as farinhas na bacia e acrescente um pouco de água para começar a moldar a massa. Adicione o óleo e sal. Continue adicionando mais água se necessário e acrescente o fermento. A massa fica firme. Em uma frigideira antiaderente untada com óleo coloque a massa, tampe e leve ao fogão para assar. Deixe assar por mais ou menos uns 10 minutos em fogo médio,  e então vire para assar do outro lado. Para virar a massa eu sempre deslizo pela parte de baixo que já está começando a assar em um prato. Depois eu simplesmente coloco a frigideira sobre o prato deslizando a massa novamente com a parte crua para baixo. Deixe assar por mais 10 minutos até que esteja bem dourarinho. Sirva quente como preferir. Fica ótimo servir com salada. 



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

14 comentários

  1. Olá Lori, tudo bem? Conheci seu canal hoje e estou adorando! Você poderia me dizer se é possível substituir o fermento em pó, pois não estou mais querendo utilizá-lo por ser transgênico. Será que dá para substituir por cremor de tártaro ou por outra coisa?Muito Obrigada Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana,

      Seja muito bem vinda amiga, fiquei feliz com a tua visita e comentário. Muito obrigada pelo carinho de escrever.

      Eu andei pesquisando para poder te dar uma resposta correta sobre um fermento caseiro.
      Consegui duas respostas para ti. A primeira é uma receita caseira que pode substituir o fermento químico em pó que me parece muito simples e segundo a pesquisa que eu fiz, realmente funciona. Tu podes confirmar estas informações no link que vou te passar a seguir.
      Eu não testei mas quero experimentar esta opção. De qualquer maneira vou te passar porque me pareceu bastante confiável.

      Para 1 xícara de fermento:

      1/4 xícara de bicarbonato de sódio
      1/2 xícara de cremor de tártaro
      1/4 xícara de fécula de mandioca

      1. Misturar tudo muito bem e conservar em um pote de vidro vedado.
      2. Usar na mesma quantidade de fermento normal.
      3. Se ao usar ele não estiver com aparência de farinha, e sim mais granulado com umas bolinhas, peneirar sempre para desfaze-las ao acrescentar em suas receitas.

      Estas informações eu encontrei neste blog aqui. Tu podes visitar e ler a matéria completa sobre o fermento caseiro para bolos.

      http://amoragosto.blogspot.com/2013/06/fermento-caseiro.html

      A outra opção é comprar o fermento importado que eu uso nas minhas receitas que tem certificação de não transgênico e não contém alumínio. Este fermento é maravilhoso, eu uso há muito tempo.
      Caso estiver interessada eu vendo este fermento na Loja Veganana neste link. http://loja.veganana.com.br/home/114-fermento-em-po-rumford-284g.html

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me escreva aqui ou na pagina do facebook.

      abraços e obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. oi lori
      seu pão é bem fácil, gostaria de saber se posso fazer na betedeira e assar no forno.
      obrigada
      mônica

      Excluir
    3. Oi Monica, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por comentar sobre a receita. É muito fácil de fazer, e não precisa usar a batedeira, rapidamente tu consegue fazer a mão mesmo, sem precisar sujar muitas coisas na cozinha. Pode assar no forno sim. Unte uma forma pequena e coloque a massa do pão e leve ao forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos uns 20 ou 25 minutos, ou até que fique douradinho.
      Se fizer, me conta como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá,
    Vc sabe me dizer se dá pra levar essa receita ao forno?
    Obrigada!
    Maraisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maraisa,

      Seja bem vinda e obrigada pela visita. Pode ser assada no forno sim, e tu podes optar por modelar bolinhas e fazer pãezinhos pequenos, ou assar em uma forma redonda pequena e fazer um pão do mesmo formato que seria na frigideira.
      O tempo de forno é de mais ou menos 25 a 30 minutos ou até que fique dourado. Forno médio a temperatura de 180C. Se fizeres me conta como ficou, espero que gostes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Lori será que é possível congelar esses pãezinhos?
    meu esposo é celíaco e minha maior dificuldade é conseguir um pãozinho que fique bom pra ele comer ao longo da semana, ja que não temos muito tempo pra fazer todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Juliana,

    Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu nunca congelei, mas acredito que seja possível sim. Se tu quiser pode fazer os pãezinhos redondos ao invés de fazer na frigideira e assar no forno. Eu acredito que para congelar é a melhor maneira. Eu congelaria eles em pequenas porções depois de assados e na hora de servir, coloca no forno para aquecer. Não use microondas para aquecer o pão, é melhor o forno convencional. Acho que o microondas deixa o pão meio borrachudo.
    Experimenta fazer assim, acho que vai resolver o problema porque vais ter pãozinho pronto para quando precisar. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

    Abraços e muito obrigada pela visita, volte sempre!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  5. Adoro suas receitas!!! Meu pao ficou emborrachado, nao cresceu. Onde posso ter errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marina,

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz em saber que gostas das receitas, que pena que esta receita não deu certo para ti... Vamos ver se conseguimos analisar para ver o que pode ter acontecido.
      Muitas coisas podem determinar o sucesso ou fracasso de uma receita especialmente se leva fermento e farinhas. No caso desta receita que é sem glúten, pode ser o tipo de farinhas que utilizaste. Nestas receitas sem glúten eu geralmente coloco alternativas de substituição para as farinhas porque nem sempre as pessoas tem exatamente a farinha que eu usei em casa.
      Se tu me disser que tipo de farinha utilizaste, podemos ver se não é este o problema.
      os ingredientes tem que ser frescos, especialmente o fermento tem que ser bom e estar dentro do prazo de validade. Verifique os ingredientes que utilizaste para ver se não tem nenhuma suspeita de que algo possa ter dado errado por causa dos ingredientes.
      Outra coisa que pode ter acontecido é o modo de preparo, mas como esta receita é muito simples, eu não acho que este tenha sido o problema. E como a receita não foi para o forno também descartamos problemas com forno.

      Isto acontece com todo mundo, comigo mesma já aconteceu muitas vezes e eu sei como é frustrante. Não desista, tente novamente que eu tenho certeza que vais conseguir um bom resultado. Espero ter ajudado, ou pelo menos te encorajado a tentar novamente.

      Um grande abraço, mais uma vez obrigada por dividir a tua experiência com a receita conosco. Escreve novamente me contando se tu fez a receita de novo, ou se tiver alguma dúvida e eu puder ajudar, estou à disposição.

      Volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi, amiga! Posso substituir a farinha de arroz por outra? Por quê esse pão de batata no leva nenhuma batata?

    Muitíssimo obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael,

      Seja bem vindo, e muito obrigada por acompanhar o blog. Boa pergunta, este pão de batata não leva nenhuma batata. Eu usei farinha de batatas e ficou super bom, com aquele delicioso gostinho de batata. Pode uasr qualquer farinha para esta receita. Com ou sem gluten, a teu gosto. Se fizer volta para me contar como ficou. Espero que gostes.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar.
      Lori Ellis

      Excluir
  7. adoro pão e meu problema é o fermento!!! me da muita azia, sera q vc tem receitas sem fermento????obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, tudo bem?

      Puxa, que pena que tens este problema com o pão. Eu também adoro pão, mas ninguém merece ficar com azia amiga.... Encontrei uma receitinha no blog de um pão rústico de frigideira que não usa fermento. É um pão rápido de fazer, tipo flat bread. Dá uma olhadinha neste link para ver se te agrada.

      http://blog.veganana.com.br/2013/05/pao-rustico-de-frigideira-com-cebolinha.html

      Tu podes também pesquisar no Google, quem sabe vais encontrar receitinhas bem boas de pão sem fermento. Espero ter ajudado, se fizer algum pão sem fermento, me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis