Pão Semi Integral com Semente de Chia

Esse pão é super fácil de fazer. Eu fiz à mão, mas a mesma receita pode ser feita na máquina para quem preferir ou não tiver muito tempo de colocar a mão na massa.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Quando tenho mais tempo gosto mesmo de sovar o pão na mão mesmo ao invés de colocar na máquina, mas claro que a máquina quebra um grande galho quando não se tem tempo. A receita é básica e eu somente adicionei as sementes de chia que deram um visual lindo ao pão depois de pronto. A proporção de farinha integral pode ser modificada caso você desejar um pão mais escurinho. Basta adicionar mais farinha de trigo integral mantendo a mesma quantidade total indicada na receita. O pão ficou muito fofinho e delicioso, e não tem quem resista o cheirinho que fica na casa quando se está assando pão. É bom demais preparar o pão em casa e inventar sabores diferentes a partir da mesma receita básica. Experimente, é mais fácil do que você imagina.

Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 1 pão grande
Preparação: 1h 30min



INGREDIENTES


  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1  xícara de farinha integral
  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher de sobremesa de açúcar cristal
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 2 colheres de sopa de semente de chia 
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico 


PREPARO

Comece preparando o fermento. Em uma vasilha de vidro ou de louça coloque a água morna, o açúcar e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar. Eu usei o fermento biológico granulado para pão. Você pode usar o fermento em tabletinhos se preferir. Basta usar um tablete para esta receita e seguir as instruções de preparo. Se você compra o fermento em pacotinhos de dosagem individual, use um pacotinho para esta receita. 
Em uma bacia grande coloque as farinhas a semente de chia e o sal. Misture bem e a seguir despeje a o fermento levedado alternando com o óleo. Em uma superfície enfarinhada sove bem a massa até que fique lisa e bem leve. Se você sentir que é necessário adicione mais farinha ou água para acertar o ponto da massa. Forme uma bola com a massa sovada e devolva para a bacia. Cubra com plástico e coloque uma toalha ou pano de prato em cima. Deixe em lugar protegido para crescer por pelo menos 30 minutos ou ate dobrar de volume. Quando a massa dobrar de volume retire da bacia e coloque na superfície enfarinhada para modelar o pão. Modele como você desejar de acordo com a forma que vai utilizar para assar. A massa não precisa mais ser sovada, apenas modele o pão trabalhando a massa apenas o necessário para modelar até obter o formato que você deseja. Eu assei o meu pão em uma assadeira retangular no forno elétrico. Não tinha como usar assadeira especial para pão por causa da altura do forno. Mas ficou bem legal apesar deste pequeno detalhe. Fiquei com receio que crescesse para os lados, mas felizmente isto não aconteceu.

Unte a forma que vai assar o pão e polvilhe um pouco de farinha. Coloque o pão modelado na forma e caso desejar faça cortes longitudinais com o auxilio de uma faca afiada ou caso você tiver, uma lâmina especial para cortar massas.Polvilhe um pouco de farinha sobre o pão, cubra a forma com um guardanapo e mantenha em local protegido para crescer novamente por mais 30 minutos.



Ligue o forno para pré-aquecer em temperatura de 200C ou 400F enquanto o pão cresce novamente. Quando o pão tiver dobrado de volume coloque a forma no forno pré-aquecido e deixe assar por mais ou menos 40 minutos ou até que esteja douradinho. 





Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar. O ideal é colocar o pão em uma grade para esfriar e depois de frio transferir para a tábua para cortar e servir. 



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

20 comentários

  1. Olá Lori,

    Experimente deixar as sementes de chia de molho por, pelo menos, 30 minutos antes de fazer o pão. Após esse tempo forma-se uma espécie de "gel". Misture tudo na farinha e faça o pão normalmente. Fica uma delícia!

    Sou muito fã do seu blog.

    Grande abraço,

    Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ricardo,

      Seja muito bem vindo e obrigada por escrever. Muito boa a tua sugestão. Eu geralmente faço o gel de chia para bolos, mas no caso do pão resolvi colocar a chia sem muito planejamento prévio e nem pensei em colocar de molho, e o mais interessante é que nem pensei nisto até ler a tua mensagem, rsrsrs Sabe aquela coisa de..... "como é que eu não pensei nisto?" .... Com certeza teria sido ótimo. Vou experimentar fazer assim da próxima vez. Valeu pela dica! Obrigada por acompanhar o blog, fico feliz que gostas das receitas.

      Um grande abraço, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Saudações.
    Esse pão é maravilhoso!
    Já fiz o outro com beterraba.
    Testei trocar a beterraba pela mesma quantidade de inhame cará.
    Ficou muito macio e gostoso também.
    Agradeço as suas postagens. São muito proveitosas.
    Um abraço fraterno.
    Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,

      Saudações veganas!!! seja bem vinda querida. Obrigada por escrever, fiquei feliz que fizeste o pão de beterraba e ficou legal. Que delícia que tu colocou inhame, imagino como deve ter ficado macio. Adoro inhame, pena que não consigo encontrar onde moro (Eua), mas quando vou ao Brasil sempre compro e faço coisas boas com ele.
      Obrigada pela tua simpática e agradável visita, adorei! Volte mais vezes para me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. olá, Lori!

    fiz essa receita e ficou muuuuuito bom! além da chia, coloquei também gergelim. o sabor é muito suave, ainda acompanhei com uma geleia de morango feita em casa. <3

    aproveito para te parabenizar e agradecer pelo teu blog. as receitas são maravilhosas e teu jeito de escrever é muito bacana, sempre cordial e receptiva. já sou visitante assídua do Veganana.

    muito obrigada!

    Luciana Uchôa
    (Recife/PE - Brasil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,

      Tudo bem querida? Seja muito bem vinda e obrigada por comentar a tua experiência com a receita. Fico feliz que tenhas gostado. Nossa, que maravilha tu fez geleia de morango caseira! Imagino a delicia que deve ter ficado.
      Agradeço muito pelas palavras tão gentis a meu respeito, muito bom receber este carinho, faz com que tudo valha a pena, me enche de alegria e muita energia para seguir o meu caminho procurando sempre dar o melhor de mim para divulgar o veganismo através das minhas receitas.

      Ganhei o dia lendo a tua mensagem. Obrigada por me visitar, venha mais vezes, adorei te ver por aqui!

      um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Nesse momento só tenho açúcar mascavo, e gostaria muito de fazer esse pão hoje, será que posso substituir o açúcar cristal? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Seja bem vinda! O açúcar nesta receita é apenas para ativar o fermento. Eu nunca fiz com açúcar mascavo, não saberia te dizer se fica bom. Mas acredito que sim. Se fizeres com açúcar mascavo me conta como ficou, fiquei curiosa!
      Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Fiz esse pão e digo que ficou incrível. Muito bom mesmo. Segui a dica nos comentários de usar a chia hidratada, deixei em 1/2 xícara de água por 20 minutos, e coloquei mais farinha enquanto sovava. Usei fermento biológico seco instantâneo, e nesse caso misturei ele na farinha e deixei por 10min conforme instruções do fabricante, ele não pode ser misturado na água, se não o pão não cresce. Obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi de novo Ana!

      Puxa que legal, fiquei super feliz que fizeste o pão e ficou bom como relatas. Perfeito, fizeste bem direitinho. Interessante este fermento que utilizaste que não pode ser misturado na água, eu não conhecia, nunca ouvi falar. O fermento que eu uso é o biológico seco e eu misturo na água para este tipo de pão. Adorei a ideia, parece mais simples. Que bom que seguiste as instruções do fabricante. Adorei que tu escreveu comentando a tua experiência com a receita. Afinal, usaste o açúcar mascavo?
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes para bater um papinho comigo!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Lori, você tem alguma receita de pão sem gluten?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Não tenho nenhuma receita de pão sem glúten tipo este acima. As únicas que tenho no blog são de pão de frigideira ou pãozinho sem glúten feitos com polvilho e outras farinhas sem glúten. Para fazer um perfeito pão sem glúten é necessário utilizar goma xantana e outros ingredientes que ajudam a dar consistência e estabilizar a massa. Eu não tenho muita experiência com este tipo de receita. Acho que se pesquisares no Google vais encontrar várias receitas em blogs que são especializados no assunto, e quem sabe consigas encontrar a receita que procuras. Espero ter ajudado. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Oi Lori!
    Amei a receita do pão, fiz hoje e ficou muito gostoso , as crianças também gostaram.
    Abraços!
    http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! Fico muito feliz em saber que tu e as crianças gostaram do pão e agradeço pelo carinho de escrever comentando. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Meu Deus, que pão divino!!!!!!!!
    Eu coloquei 2 xic de cada farinha!!!!! Ficou maravilhoso, e ao invés dá chia, coloquei linhaça..... Obrigada amei a receita ❤❤❤❤😚😚😚😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever este recadinho tão fofo, adorei saber que gostaste da receita e agradeço muito por dividir isto comigo, fiquei feliz!
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Oi Lucia,
    muito obrigada pela receita, estou fazendo um pão agora mesmo. Mas tive que adicionar mais farinha e mesmo assim acho que minha massa ficou muito mole... Será que está certo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolyne, tudo bem?

      Pode ficar tranquila quanto ao fato de ter que adicionar mais farinha. Não tem problema, tu vais sentir quando a massa focar no ponto certo porque ela desgruda das mãos e fica lisa e elástica. Espero que o teu pão fique delicioso como o meu ficou, depois me conta o resultado.
      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar,
      volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Oi Lori!
      Noossaa, que delícia que ficou! Fez muito sucesso, todos que provaram aprovaram! Gostamos bastante!
      Hoje eu fiz mais uma vez, mas dobrei a receita, achei que ficou diferente, ficou mais "biscoito", talvez seja a quantia de fermento, que eu posso diminuir não? você tem alguma dica?

      Excluir
    3. Oi Carolyne, tudo bem?

      Que bom que gostaste do pão e foi aprovado por todos. Obrigada pelo retorno, fico feliz em saber! Eu nunca fiz a receita dobrada porque aqui em casa somos duas pessoas e não teria porque fazer tanto pão. Não saberia te dar nenhuma dica a respeito, mas no teu lugar eu faria duas vezes a mesma receita para facilitar e ter certeza de que vai dar certo por causa das quantidades de ingredientes. Faz uma e coloca para crescer, e em seguida faz a outra, já que vais estar com todos os ingredientes na mão, fica mais fácil. Espero ter ajudado, me conta como ficou se fizeres novamente. Uma dica, podes acrescentar qualquer tipo de sementes ou oleaginosas para enriquecer o sabor e valor nutricional do teu pão. Fica delicioso com sementes de gergelim, linhaça, de abóbora ou girassol. Experimente variar e criar receitas diferentes. As sementes podem ser misturadas na massa e colocadas em cima antes de crescer, fica lindo e delicioso. Um grande abraço e muito obrigada pela visita e retorno da receita.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis