Sopa de Abóbora Maçã e Gengibre

Nada melhor do que uma sopinha gostosa e nutritiva para aquecer especialmente no inverno. Esta é uma versão diferente da tradicional e tão apreciada sopa cremosa de abóbora que está sempre presente no nosso cardápio. Acrescentei maçã verde para dar um leve toque adocicado, e um pedacinho de gengibre finalizou o sabor tão especial desta sopa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Vale a pena ousar e experimentar combinações diferentes como esta. Servi com um fiozinho de azeite de oliva, um pouco de leite de coco e salsinha picada. Pode ser servida como refeição principal acompanhada de salada, pão ou torradinhas, como também pode ser uma deliciosa entrada. Veja como é simples de fazer. Rende 3 a 4 porções.



INGREDIENTES 
  • 2 xícaras de abobora em cubos 
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 cebola média picada
  • 1 maçã verde sem casca
  • suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 4 xícaras de chá de água fervente 
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 2 colheres de sopa de salsinha para guarnição 
  • 1/4 xícara de leite de coco para guarnição (opcional) 
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem


PREPARO

Lave bem a abobora, descasque e remova as sementes. Corte em pequenos cubos e reserve. (Eu gosto muito de tostar as sementes de abobora no forno. Sempre que compro abobora a primeira coisa que faço é remover as sementes e colocar no forno para tostar com uma pitadinha de sal. fica uma delícia além de ser super saudável. Se você quiser pode servir as sementes tostadas com a sopa. Eu comi tudo antes de servir a sopa, por isto fiz outra guarnição.
Comece preparando a maçã. Lave bem e descasque removendo as sementes. Corte em cubinhos e coloque em uma tigela. Esprema o limão sobre as fatias de maçã para que as mesmas não escureçam. Reserve e prepare o restante dos ingredientes. Pique a cebola e esmague o alho. Corte a cebolinha verde e rale o gengibre. Em uma panela coloque 1 colher de sopa de óleo para aquecer e frite o alho. Acrescente a cebola e deixe apurar um pouco o refogado até que a cebola comece a ficar transparente. Tempere com sal e coloque o gengibre ralado e a cebolinha verde picada. Acrescente a abobora, a maçã, tempere com sal a seu gosto, acrescente a água, tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos. Enquanto isto corte a salsinha o mais fino possível e misture com azeite de oliva. 
Reserve para usar na hora de servir a sopa.

Se você tiver um mixer pode processar a sopa na panela mesmo. Caso contrário coloque o conteúdo da panela no liquidificador e bata até formar um creme. Devolva a sopa para a panela para aquecer novamente. Verifique se os temperos estão de acordo com o seu gosto e ajuste o que for necessário. Você pode acrescentar mais água caso desejar que a sopa fique mais líquida. Ligue o fogo novamente, misture com uma colher e  deixe aquecer apenas por alguns minutos. Sirva imediatamente. Decore o prato com uma colher de sopa da misturinha que fez da salsinha e o azeite de oliva. Eu coloquei uma colher de sopa de leite de coco cremoso, e depois a salsinha picada. A guarnição que eu fiz é apenas uma sugestão. Você pode servir como preferir usando ervas frescas de sua preferência, adicionando temperos e ervas aromáticas a seu gosto. Se for utilizar pimenta do reino, coloque no prato na hora de servir. Bom apetite!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.  SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis