Por Lori Ellis /Veganana
Eu não utilizo nenhum tipo de adoçante artificial, com exceção da stévia, e muito raramente apenas para alguns tipos de chá, e depois que comecei a fazer o caramelo de tâmaras, encontrei o que precisava para as minhas receitas ficarem mais deliciosas e saudáveis. Apesar de as tâmaras terem um preço mais elevado por ser um produto importado, ainda assim vale a pena investir porque rende muito e o poder adoçante delas é bem alto, e pequena quantidade é suficiente para adoçar muito bem qualquer receita. Uma colher de sopa do caramelo de tâmaras é o equivalente a 1 colher de açúcar para as substituições nas receitas.
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 1/2 xícara
Preparação: 20 minutos
INGREDIENTES
- 1 xícara de tâmaras sem caroço
- água para demolhar e preparar o caramelo
- 1 pitada de sal do himalaia (opcional)
PREPARO
Retire o caroço das tâmaras se as que você comprou tiverem. Tome muito cuidado para não processar tâmaras com caroço porque pode estragar o seu processador ou liquidificador. Se você quiser fazer esta receita e não tiver tempo para esperar demolhar de um dia para o outro ou as 8 horas como eu fiz, pode colocar as tâmaras de molho por 2 horas em água morna para agilizar o processo. Quanto mais tempo as tâmaras ficarem de molho, mais cremoso vai ficar o caramelo e mais fácil vai ser de processar. Você pode deixar de molho até no máximo 24 horas. Se preferir pode usar o processador.
Em um recipiente de vidro ou louça coloque as tâmaras e cubra com água. Tampe e leve à geladeira deixando de molho de por pelo menos 8 horas para amolecer bem. Depois deste tempo as tâmaras antes secas vão estar perfeitamente hidratadas para serem processadas.
Despeje no liquidificador com a água que ficou de molho. Se for utilizar o sal do himalaia acrescente junto. O sal é opcional, e vai enriquecer a receita com importantes minerais.
Dependendo da textura e consistência desejada você pode ter que acrescentar mais água. Eu fiz com pouca água porque queria uma consistência mais firme, tipo pasta. Isto fica a seu critério e pode ser controlado na hora que você vai bater.
Bata por mais ou menos 3 minutos ou até conseguir uma mistura homogênea. Dependendo da potência do seu liquidificador pode ser necessário bater mais tempo para que a mistura fique bem lisinha. Eu aconselho processar aos poucos para não sobrecarregar o liquidificador, e acrescentar água se sentir que é necessário.
SAIBA MAIS SOBRE A TÂMARA
A tâmara é produzida pela tamareira sendo originária das regiões do Egito, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Iraque. É uma das frutas mais doces que existe, rica em nutrientes como magnésio, ferro, cálcio, potássio, vitaminas A, K e vitaminas do complexo B. Possui propriedades altamente energéticas funcionando como um excelente tônico para os nervos além de facilitar a fixação do cálcio no organismo. O consumo de tâmaras também fortalece os ossos, combate a anemia e fornece energia. Existem muitas variedades de tâmaras, e embora possam ser consumidas frescas, o mais comum é a versão desidratada ou seca. Saiba mais sobre os benefícios da tâmara aqui.
Olá Lori,
ResponderExcluirEste seu caramelo vai facilitar a minha ideia de usar tâmara em pizza. O q VC acha? Vamos tentar? Qual mistura VC sugere?
Oi Claudia, tudo bem?
ExcluirNossa que legal, nunca tinha pensado em usar tâmaras na pizza. Muito exótico, e imagino que deve ficar delicioso. Eu amo tâmaras, como pura ou com bananas. Me fala o que tu pensou em fazer, misturar doce com salgado ou fazer uma pizza com frutas e usar o caramelo de tâmaras para adoçar e dar aquele toque especial.... Vamos tentar sim, eu gosto das duas opções. Fiquei aqui imaginando uma pizza agridoce.... Vou esperar as tuas sugestões. Se tu fizer uma pizza usando este caramelo, por favor faz fotos e me manda para que eu possa publicar a tua invenção. Se quiseres, é claro, rsrsrs
Um grande abraço querida, adorei a tua visita, vou esperar pela tua volta com ideias boas para usar este caramelo.
Lori Ellis