Pãozinho Rápido com Gergelim

Essa receita é muito simples e rápida de fazer. Eu sempre faço na frigideira para servir no café da manhã, especialmente quando não tenho muito tempo de preparar um pão mais elaborado. Depois que fiz a massa eu resolvi enrolar e fazer pãezinhos. Adorei, ficaram uma delícia, macios por dentro e com a casquinha bem crocante. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana




Se desejar, pode fazer a mesma receita na versão sem glúten usando farinha de arroz ou outra de sua preferencia. Se não tiver problemas com glúten, pode usar a farinha de trigo branca ou integral, ou misturar as duas. Como eu tinha feito a receita na quantidade para fazer um pão de frigideira para duas pessoas, rendeu apenas 9 pãezinhos pequenos. Se você quiser fazer mais quantidade, dobre os ingredientes da receita. Mal consegui para salvar alguns para fazer as fotos, ficaram tão bons que foi difícil não comer tudo. Eu fiz rapidamente e sem me programar, porque inicialmente pretendia ia assar inteiro na frigideira na frigideira, mas amei ter feito pãezinhos e fiquei muito feliz em poder compartilhar com vocês a minha alegria com o resultado da receita.


Eu usei polvilho doce, porque é o único que eu encontro nos Eua. Mas eu imagino que com polvilho azedo deve ficar melhor ainda. Sobraram alguns pãezinhos do café da manhã e eu fiz um sanduíche com tomate, manjericão e azeite de oliva para o almoço e comi com um pratão de salada. Eu não aconselho a fazer muita quantidade deste pão, porque no outro dia fica duro e mesmo esquentando, não é a mesma coisa. O ideal é preparar apenas o que vai consumir no mesmo dia. Veja como ficou lindinho por dentro.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 9 pãezinhos pequenos
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES

  • 1 xícara de polvilho 
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 
  • 2 colheres de sopa de nutritional yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de óleo  
  • 2 colheres de chá de fermento em pó (de bolo)
  • 1 colher de chá de sal
  • água o suficiente 
  • gergelim (opcional)


PREPARO 

Em uma bacia adicione o polvilho, a farinha e o fermento misturando bem. Acrescente o nutritional yeast se for utilizar, e o sal. Coloque a água aos poucos alternando com o óleo.  O nutritional yeast é um ingrediente opcional nesta receita, não se preocupe se você não tiver, o pãozinho vai crescer e ficar gostoso da mesma forma. O Nutritional yeast é utilizado como tempero porque tem um delicioso sabor que lembra o queijo, mas não é um ingrediente essencial nas receitas. 




Controle a quantidade de água utilizada adicionando aos poucos até conseguir o ponto da massa como mostra a foto ao lado. A massa deve ficar firme o suficiente para que você faça os pãezinhos.




Eu não modelei os pãezinhos com as mãos, simplesmente tirei com a colher e coloquei na assadeira. 






Depois que coloquei as pequenas porções ajeitei com a colher para ficarem mais ou menos redondinhas. Não se preocupe muito em fazer os pãezinhos perfeitos, eles ficam lindos depois de assados.


Eu coloquei sementes de gergelim em cima dos pãezinhos. Você pode utilizar outras sementes se preferir. Se quiser salpicar um pouco de aveia em flocos em cima dos pãezinhos, fica lindo e muito gostoso também.


Leve ao forno pré-aquecido a 180C por 20 minutos ou até que estejam douradinhos. Veja como eles se abrem quando crescem, e mesmo que eu não tenha modelado eles bem redondinhos, depois de assados ficaram bem ajeitadinhos.




Os pãezinhos estão prontos, sirva como preferir. Eu adoro fazer uma manteiguinha com óleo de coco sem sabor que tempero com sal do himalaia, uma pitadinha de cúrcuma e pimenta caiena. Este pãozinho com esta manteiga e uma xícara de café são uma festa para mim.

Este pãozinho fica maravilhoso para ser consumido fresco no mesmo dia que foi preparado. Não faça mais do que você vai consumir, no outro dia fica duro. Eu nunca congelei, não saberia dizer se fica bom. Não sei se ficaria bom aquecer no microondas porque eu não tenho, não uso microondas, mas já tentei reaquecer no forninho elétrico e não ficou muito legal.





Prepare um café ou chá e sirva estes deliciosos pãezinhos com o acompanhamento que você preferir.






ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

4 comentários

  1. No meio ficou cru. Não misturei direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viagem,

      Pena que teu pãozinho ficou cru no meio amiga.... Podem ter sido várias coisas como o forno, ou até mesmo os ingredientes que usaste, especialmente o fermento. É necessário misturar bem para que os ingredientes secos hidratem o suficiente para que o pão possa crescer bem.
      O teu pão cresceu bem? o problema foi apenas que não assou no meio? Tu colocaste o forno para pré-aquecer antes de assar? Se quiser escrever novamente me dando mais detalhes talvez eu possa te ajudar mais.
      Não desista, tente novamente que este pãozinho é uma delícia além de ser muito fácil de fazer. Alguma coisa deve ter acontecido, e talvez tenha sido o teu forno.
      Se tiveres mais alguma dúvida que eu possa te ajudar, estou à disposição, escreve sempre que quiser. Muito obrigada por comentar sobre a receita.


      Um grande abraço e volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi Lori. Quero fazer essa receita mas fiquei em dúvida se uso polvilho doce ou azedo :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline,

      Eu usei polvilho doce porque não encontro polvilho azedo onde moro (Eua). Pode usar qualquer um dos dois que vai ficar bom. Eu já fiz este tipo de pãozinho com o azedo e fica bom demais também. Se fizeres a receita volta para me contar como ficou, espero que gostes.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis