Salada Colorida de Grão de Bico

Fiz esta salada em um dia muito quente de verão, num dia daqueles que não tinha vontade de ficar perto do fogão. Foi muito rápido de fazer porque já tinha o grão de bico cozido, o que facilitou o preparo da receita. A salada ficou deliciosa além de ser uma opção saudável para servir uma refeição completa quando não se tem muito apetite por comida quente no verão. Este ano o verão aqui no hemisfério norte está quente demais, e saladas são sempre muito bem vindas, e quanto mais coloridas melhor. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
.
O grão de bico é uma excelente fonte de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. Muito versátil, com ele você pode fazer receitas deliciosas O ideal é cozinhar em grande quantidade e congelar pequenas porções par preparar deliciosas saladas, sopas, estrogonofe e muito mais. Evite usar enlatados, o melhor de tudo é cozinhar em casa mesmo, o que além de mais econômico, é muito mais saudável.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 15 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 xícara de grão de bico cozido e escorrido
  • 1/4 xícara de cebola roxa picada
  • 1/4 xícara de pimentão verde picado
  • 1/4 xícara de pimentão vermelho picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • manjericão fresco a vontade 
  • sal e pimenta do reino a seu gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • suco de 1/2 limão pequeno 


PREPARO

Se você não tiver sobras de grão de bico cozido, programe a sua salada com um dia de antecedência porque terá que deixar o grão de bico de molho antes de cozinhar, e o cozimento é demorado. Evite usar enlatados ou grão de bico pré cozido em caixinhas. O ideal sempre que possível é preparar os alimentos em casa. A sua saúde agradece! 



PARA COZINHAR O GRÃO DE BICO 

Para cozinhar o grão de bico, lave muito bem em água corrente. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, lave os grãos em água corrente e coloque em uma panela grande e cubra com água colocando o dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Terminado o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado. Deixe esfriar bem os grãos para preparar a salada. O ideal é colocar na geladeira por pelo menos uns 30 minutos antes de temperar. Sempre é bom cozinhar mais quantidade e depois de frio congelar pequenas porções para quando precisar fazer uma receita. Eu tinha uma porção congelada que descongelei na noite anterior e na hora de preparar a salada foi muito rápido e simples, somente acrescentei os temperos. 



PREPARO DA SALADA 

Eu usei o que tinha em casa para preparar esta salada. Faça como você preferir, combine o grão de bico com legumes, verduras e temperos a seu gosto. O grão de bico para a salada tem que estar frio (ou gelado), e bem escorrido, e depois basta adicionar os temperos. 






Pique a cebola bem fininha, corte os pimentões e a salsa e cebolinha ou qualquer outro tempero ou erva que for utilizar. 







Misture a cebola e os pimentões picados ao grão de bico, adicione as ervas frescas picadas, tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque o azeite e esprema o limão. 

Coloque as folhinhas de manjericão e deixe na geladeira por uns 30 minutos antes de servir. Cubra a saladeira com um filme plástico e deixe gelando para pegar bem o gosto dos temperos. Esta salada pode ser feita com bastante antecedência, e se sobrar fica uma delícia no outro dia. 





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Oi Lori, comentei mas não apareceu ! Eu tinha pensado que Veganana é Vegana + Banana, cá entre nós, as bananas são frutas incríveis por todas as qualidades. Gostei da sua torta de arroz pretendo fazer mas não imediatamente, tenho exagerado na comida ultimamente. Não tenho esperanças já que uma receita de pão com arroz assado que enventei não deu certo.
    Consegui fazer um pão do jeito que eu queria, mas exagerei no fermento Ele fica melhor como bolo porque com uma camada de doce de banana por cima nada fica ruim. Te passo a receita para ser postada no blog. Qual seu e-mail ?
    Ps, a maionese de castanha de caju parece soberba ! Logo eu tento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dan,

      Eu respondi o teu comentário no post da sopa de cevadinha onde escreveste. Não tinha entendido a tua associação com banana. Falaste em fruta e não caiu a ficha, rsrsrsrs agora sim entendi!!!
      Veganana rima com banana que por sinal é uma das minhas frutas preferidas, heheehehe Adorei a associação, por incrivel que pareça nunca tinha pensado em vegananabanana!!!
      Na realidade o nome surgiu na minha cabeça e eu não sei te dizer de onde veio, foi uma profunda inspiração. Eu escrevi o nome e deixei parado por quase um ano até que criei o blog e lembrei daquele nome. A principio pensei que soava meio estranho, mas não teve jeito, não consegui pensar em mais nada a não ser no nome Veganana.

      Manda a receita para nanablue819@gmail.com fiquei curiosa com o teu bolo. Ah tu vais adorar a maionese de castanha de caju, tenho certeza! me conta se fizeres.

      abraços, volte sempre para me visitar

      Lori Ellis

      PS: Leia a resposta ao teu comentário anterior neste link:
      http://blog.veganana.com.br/2015/08/sopa-de-cevadinha.html

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Leila,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo recadinho tão carinhoso. Fico feliz que gostaste da receita.

      Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá... quantos minutos é o tempo de cozimento do grão de bico? Obrigada!!!
    Heloisa Aun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloisa, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. O grão de bico deve ser deixado de molho por umas 12 horas, mais ou menos. Depois disto, escorre a água do molho, e coloca os grãos em uma panela, cobre com água fria com pelo menos 4 vezes a quantidade de grãos e leva a cozinhar em uma panela tampada, em fogo médio alto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos uns 35/40 minutos, ou até que os grãos estejam macios. O tempo total de cozimento é de mais ou menos 45 minutos a 1 hora. Depois de cozidos, escorra e deixe esfriar uns 15 minutos para utilizar em receitas. Se for fazer salada, cuide para que os grãos não desmanchem ao cozinhar. Eu nunca uso panela de pressão, geralmente uso panela normal. Se for utilizar panela de pressão, veja a tabela de tempo de cozimento de grãos que o fabricante da tua panela indica. Eu acredito que na pressão é mais ou menos 15 minutos de cozimento. Espero ter ajudado, se fizer a receita, volta para me contar como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Não precisa tirar a pele do grão de bico?! Sempre fico com essa dúvida em receitas com grão de bico... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, tudo bem?

      Seja bem vindo e obrigada por acompanhar o blog. Eu não tiro a pele do grão de bico. Muita gente se preocupa com o fato de que a pele do grão de bico pode ser indigesta. Nunca tive problemas com isto e já pesquisei sobre o assunto e te confesso que é meio controverso. Uns dizem que precisa tirar, outros dizem que não, então eu optei por não me preocupar com isto.
      Espero ter ajudado, se descobrir alguma coisa a respeito, compartilha conosco.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Muito obrigado, Lori! Ajudou imensamente! Vindo de alguém como você com tanta experiência no assunto e receitas maravilhosas, é um esclarecimento ímpar! Com certeza, o grão de bico se tornará muito mais presente nas minhas receitas daqui para frente! =) Caso encontre alguma informação nova sobre o assunto, compartilharei com certeza. Sou meio silencioso ainda, mas acompanho várias de suas receitas e adoro todas. Luz, paz e muito sucesso para você, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, tudo bem?

      Que bom que consegui ajudar um pouco. Muito obrigada pelos elogios. estamos sempre aprendendo uns com os outros, e esta troca de informações é muito valiosa. Eu adoro grão de bico, e tenho muitas receitas no blog. Acho uma deliciosa opção de alimentação vegana. Além de gostoso e nutritivo, é versátil, e nos permite fazer verdadeiras delícias.
      Muito obrigada pelas tuas palavras, fez o meu dia mais feliz! Um grande abraço, venha sempre me visitar e trocar ideias comigo! Ah, eu vi na tua foto que tu só pode ser gaúcho! também sou, e adoro um bom chimarrão, hehehehe

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis