Salada de pepino e rabanete com Manjericão

Enquanto o inverno não chega e ainda temos ervas frescas na hortinha, eu estou aproveitando para fazer receitas como esta saladinha simples e deliciosa. Adoro temperas as saladas com manjericão, e este ano plantei dois pés que renderam muito e eu estou aproveitando o máximo. Assim que começar a esfriar eu vou colher e desidratar as folhas das ervas que plantei para usar no inverno. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Eu fiz molho com o manjericão, azeite de oliva, óleo de gergelim e vinagre de maçã. Ficou uma delícia. Se você preferir pode fatiar o pepino e os rabanetes em rodelas, e acrescentar outros legumes que tiver na geladeira. Quanto mais colorida, mais saudável e nutritiva a salada. Outra sugestão para incrementar a salada é acrescentar sementes de girassol, abóbora ou gergelim, e se quiser pode adicionar oleaginosas como nozes, castanhas ou amêndoas. No verão aqui em casa eu sempre faço um prato grande de salada com variedade de legumes e verduras e adiciono proteína em forma de sementes ou oleaginosas, e sirvo como prato único quando está muito calor e não apetece muita comida quente. É muito bom, e fazemos isto especialmente no jantar.

Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 15 minutos



INGREDIENTES 

  • 1 pepino japonês 
  • 6 rabanetes 
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva 
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • manjericão fresco 

PREPARO

Comece preparando o molho de manjericão. Em uma tigela coloque um punhado de folhas de manjericão, o óleo de gergelim, o azeite de oliva, o vinagre, o sal e a pimenta do reino se for utilizar. Misture bem e deixe repousar enquanto prepara os legumes.  Lave bem e seque o pepino e os rabanetes com papel toalha. Eu cortei o pepino em cubinhos e os rabanetes eu cortei em 4 pedaços. Disponha os legumes em uma saladeira e despeje o tempero que ficou macerando, misture bem e decore com folhinhas de manjericão fresco. Se você quiser pode usar outro tipo de erva ou tempero fresco como salsinha, cebolinha ou hortelã. Leve a geladeira por uns 15 minutinhos antes de servir. Fica uma delícia, e você pode modificar ou incrementar a seu gosto e fazer uma salada super especial. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis