Hambúrguer de Lentilha com Arroz

Este hambúrguer foi feito para servir com o delicioso pão de fermentação lenta com sementes do post anterior. Fiz uma mistura de lentilha com arroz e temperos e rapidamente preparei hambúrgueres para o nosso almoço. Fica a inspiração para quem quiser experimentar uma receitinha diferente, deliciosa e muito saudável. Se você não tiver tempo para preparar o pão em casa, use o pão que preferir, mas eu garanto que vale muito a pena fazer este pãozinho, basta se programar com antecedência. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Veja a receita do pãozinho aqui, e programe-se para fazer com antecedência. Use o que você quiser para montar o seu hambúrguer. Alface, tomate, rodelas de cebola, pepino, maionese vegana, mostarda, e o que mais você imaginar. Eu usei o que tinha em casa. Ficou ótimo e foi suficiente. Queria ter colocado cebola roxa mas não tinha, então eu usei cebola branca que fritei junto com os hambúrgueres. Gosto muito de cebola roxa crua, mas tive que optar e resolvi fritar as brancas. Eu não assei os hambúrgueres, grelhei na frigideira. Como os ingredientes eram pré cozidos, ficou muito delicioso, não ficou seco. Se você tiver queijo vegano coloque uma fatia. Eu não tinha e fiquei só na vontade. Não gosto muito dos queijos veganos disponíveis no mercado aqui. Prefiro fazer em casa, mas nem sempre é possível. É difícil encontrar queijo vegano bom, já comprei muitos que nem vale a pena comentar, muito ruim mesmo. Tempere o hambúrguer como você preferir.



INGREDIENTES


  • 1 xícara de arroz cozido
  • 1 xícara de lentilha cozida e escorrida
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde
  • 1 colher de chá de paprica defumada
  • 2 colheres de sopa de nutritional yeast (opcional)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • óleo para grelhar



PREPARO

Processe rapidamente a cebola e o alho deixando pedaços como mostra a imagem abaixo.





Não processe muito de início porque vai ter que misturar os outros ingredientes que terão que ser processados junto com estes temperos.


Adicione a lentilha, o arroz e o nutritional yeast e processe junto com os temperos até obter uma massa que possa ser modelada. Por último adicione a páprica defumada se for utilizar e a pimenta do reino. Eu não usei nenhum tipo de farinha para estes hambúrgueres. O arroz e a lentilha estavam bem sequinhos e a massa ficou firme o suficiente para modelar sem problemas. Se você quiser ou achar necessário adicione um pouco de farinha à massa para facilitar o trabalho.


Modele os hambúrgueres no tamanho e espessura que desejar. Como eu não usei farinha, molhei as mãos para modelar. Não consegui fazer fotos desta parte, mas é bem simples, você modela todos de uma vez e coloca em um prato.





Aqueça uma frigideira ou grelha, coloque um pouco de óleo e grelhe dos dois lados até dourar. Quando o óleo aquecer e você começar a grelhar, abaixe o fogo.







Com cuidado vire os hambúrgueres para dourar dos dois lados. Adicione mais óleo se achar necessário.






PARA MONTAR OS HAMBÚRGUERES


INGREDIENTES


  • salada verde (alface, rúcula, agrião ou o que você desejar)
  • rodelas de tomate 
  • rodelas de cebola (crua ou frita como eu fiz)
  • rodelas de pepino em conserva
  • maionese vegana (opcional)
  • queijo vegano (se tiver)
  • mostarda e ketchup (opcional)


Depois que eu grelhei os hambúrgueres, fritei um pouco de cebola. Usei a mesma frigideira, acrescentando um pouco mais de óleo. Deixei dourar e temperei com um pouco de sal. Para montar os hambúrgueres eu aqueci rapidamente o pão no forno, coloquei uma colher de sopa de maionese vegana, um pouco de mostarda, alface, o hambúrguer, fatias de tomate, a cebola frita e rodelas de pepino em conserva. Use o que você tiver em casa e o que gostar para montar o seu burguer e bom apetite!












Saiba mais ou compre nutritional yeast na Loja Veganana clicando aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis