Salada Morna de Batatas com Funcho

Fazia muito tempo que eu queria experimentar esta salada de batatas morna temperada com funcho. Finalmente eu fiz e foi um grande sucesso. Deliciosa, diferente, vale a pena experimentar. Muito simples de fazer, sem maionese, apenas as batatas e temperos. Fiz a salada com batatas orgânicas e por isto não descasquei. Você pode fazer como preferir, mas se quiser servir uma salada rústica, deliciosa e muito especial, deixe as cascas da batata e experimente fazer como eu fiz. Depois me conta como ficou. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


O funcho tem um sabor muito delicado e combinou perfeitamente com os outros ingredientes. A salada é servida morna, e as batatas são levemente salteadas com cebola na frigideira como você vai ver na descrição da receita. Usei azeitonas que são opcionais. Você pode usar pimentão para colorir e enriquecer a salada, tomates ou outro legume que preferir. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 4 porções
Preparação: 45 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 kg de batatas com casca 
  • 1/2 cebola pequena fatiada
  • 1/4 xícara de azeitonas verdes (opcional)
  • 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • fatias de pimentão verde (opcional)
  • galhos de funcho fresco a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal para fritar a cebola
  • 1 colher de sopa de vinagre branco 
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem 
  • 1 colher de sopa de sumo (suco) de limão
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Se conseguir batatas orgânicas, escove e lave bem para cozinhar com a casca. Você pode cortar as batatas na metade dependendo do tamanho. Cozinhe em água e sal. Não cozinhe muito, as batatas devem estar cozidas porém firmes porque serão salteadas mais tarde. Se você quiser pode cozinhar as batatas de véspera e deixar na geladeira para preparar a salada no outro dia. Foi assim que eu fiz, e as batatas estavam cozidas porém firmes e geladas. Se você não puder conseguir se programar de véspera, cozinhe as batatas deixando firmes e espere esfriar um pouco para preparar a salada. 





Depois que as batatas estiverem frias a ponto de você poder manusear, corte em pedaços grandes e reserve enquanto prepara o restante da receita.  




Aqueça as duas colheres de óleo em uma frigideira grande. Frite as fatias de cebola que devem ter sido cortadas bem fininhas. tempere com uma pitada de sal. Deixe fritar até dourar. Quando as cebolas estiverem douradas como a foto, adicione uma colher de sopa de vinagre. Pode ser vinagre de maçã ou qualquer outro desde que seja branco. 





Deixe a cebola fritar com o vinagre por mais ou menos 1 minuto e adicione as batatas cortadas. Mexa delicadamente para incorporar o sabor e amornar as batatas ( no meu caso porque usei batatas geladas que cozinhei no dia anterior). 





Transfira as batatas mornas para um prato grande. Adicione a salsa e cebolinha, o pimentão fatiado e as azeitonas. Verifique o sal e se for necessário ajuste. Esprema o limão na quantidade que desejar e o azeite de oliva. 



Misture galhos de funcho fresco e sirva ainda morninha. Fica deliciosa, com um sabor muito suave e diferente, vale a pena experimentar.  





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis