Caponata de Berinjela e Pimentão

Para quem gosta de berinjela como eu, esta receita é tudo de bom. Para mim berinjela é deliciosa em qualquer forma de preparo. Eu simplesmente adoro e faço om frequência aqui em casa. Este antepasto fica uma delícia servir com fatias de pão fresco quentinho, com torradas, como acompanhamento de saladas, recheio de sanduíches ou como Você preferir. O ideal é deixar na geladeira e servir no dia seguinte. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 8 porções
Preparação: 1 hora e 30 minutos



INGREDIENTES 

  • 1 berinjela grande fatiada
  • 1 cebola media fatiada
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas
  • 1 pimentão verde cortado em tiras grossas
  • 1 tomate grande bem maduro picado
  • 2 dentes de alho grandes 
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo ou Tamari
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • azeite de oliva extra-virgem para finalizar
  • orégano seco a gosto


PREPARO

Comece preparando a berinjela. Lave bem e corte em fatias no sentido longitudinal. Depois fatie em tiras grossas. Coloque em uma peneira e salpique com sal. Coloque a peneira em uma bacia para escorrer o líquido. Deixe as berinjelas descansar por mais ou menos 20 minutos ou até que comece a escorrer um liquido escuro que vai cair na bacia.este processo vai tirar o amargo da berinjela. Enquanto isto você prepara o restante dos legumes para a receita. 




Passado o tempo de pausa, descarte a água da bacia e lave bem as fatias de berinjela em água corrente. Escorra bem a água esprema um pouco para tirar o excesso de água. Use papel toalha ou um guardanapo de cozinha para fazer isto. 


Lave o pimentão e tire as sementes. Corte em fatias grossas no sentido longitudinal. Coloque em um prato e reserve. Descasque e esmague os dentes de alho e pique. Tire as sementes do tomate, corte em pequenos cubos. Corte a cebola em fatias grossas no sentido do comprimento. 

Coloque todos os ingredientes em uma forma grande distribuindo bem para que não fique uma camada muito grossa. Tempere com sal, pimenta do reino e orégano. Adicione o óleo vegetal, o vinagre balsâmico e o molho shoyo misturando bem para incorporar. Se quiser pode adicionar outros temperos secos de sua preferência. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos. Retire o papel e deixe assar até secar a água que se forma, e os legumes começarem a dourar. Quando estiver bem dourado e sequinho, retire do forno e regue com azeite de oliva extra virgem. Ajuste o sal se necessário. Deixe esfriar e sirva com pão italiano como antepasto. Se quiser pode acrescentar ervas frescas como salsa e cebolinha na hora de servir. Depois de frio, se quiser (e se sobrar) guarde em vidro hermeticamente fechado colocando azeite de oliva e leve a geladeira. Aqui em casa eu sirvo com torradinhas e pão fresco, e as vezes sirvo quente com batatas cozidas. É muito bom também para complementar a salada e como recheio de sanduíches. Fica uma delícia!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Parabéns Lori
    Uma delícia! Servi como aperitivo com torradas. Todos adoraram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a), tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário sobre a tua experiência com a receita. Fico muito feliz que gostaste e todos aprovaram. Fez o meu dia mais feliz! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis