- 3 beterrabas grandes (cerca. de 450g)
- ½ xícara de arroz integral (cru)
- 1 cebola amarela média, em cubinhos
- 3 a 4 dentes de alho, picadinhos
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- ¼ xícara de aveia em flocos (marca sem glúten, se necessário)
- 2 xícaras cheias de feijão preto cozido drenado
- ¼ xícara de ameixa seca, picadinha
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 a 3 colheres de sopa de páprica defumada, ou a gosto
- 2 colher de chá de mostarda marrom (ou normal)
- 1 colher de chá de cominho em pó
- ½ colher de chá de coentro em pó
- ½ colher de chá de tomilho seco
- 1 "ovo" de chia *
- Sal e pimenta, a gosto
2 - Cozinhe o arroz enquanto as beterrabas assam: Siga os procedimentos do pacote do arroz ou cozinhe da sua forma preferencial. Reserve.
3 - Comece a saltear as cebolas quando o arroz estiver pronto ou durante o cozimento do mesmo: Aqueça o azeite em uma frigideira sobre fogo médio. Adicione as cebolas e uma pitada de sal. Mexa as cebolas a cada minuto ou dois e cozinhe até que estejam douradas e levemente torradas nos cantos (cerca de 10 a 12 minutos. Se as cebolas estiverem parecendo queimar muito rápido, reduza o fogo. Adicione o alho e salteie até que comece a soltar aroma, cerca de 30 segundos. Regue o vinagre e raspe com uma colher de pau as crostas na frigideira. Continue a cozinhar até que o vinagre tenha evaporado e a frigideira pareça novamente seca. Retire do fogo e deixe esfriar.
4 - Processe a aveia: Use a função pulsar do processador para processar a aveia até que vire uma farinha. Transfira a farinha para uma tigela pequena e reserve.
5 - Prepare o feijão: Drene e enxágue uma das xícaras de feijão cozido e transfira para o processador. Adicione as ameixas por cima. Processe com a função “pulsar” umas 6 a 8 vezes até que os feijões estejam grosseiramente picados (evite que vire uma pasta). Transfira a mistura para uma tigela grande. Drene e enxágue a segunda xícara de feijão e adicione à tigela também.
6 - Rale a beterraba: remova a casca da beterraba e rale-as, escoando o máximo do líquido em uma peneira.
7 - Combine o mix do hambúrguer: transfira as beterrabas drenadas, o arroz cozido e as cebolas salteadas para a tigela com o feijão. Regue com o azeite, a mostarda, 2 colheres de páprica defumada, o cominho, o coentro e o tomilho. Misture tudo até que fique um mix uniforme. Prove para verificar se precisa de mais sal, pimenta ou outros temperos. Por fim, adicione a farinha de aveia e o ovo de chia. Misture até a farinha não estar mais evidente. Deixe o mix na geladeira por 2 horas até 3 dias: cubra a tigela com filme plástico ou coloque em um recipiente coberto.
8 - Molde os hambúrgueres: quando resolver fazer os hambúrgueres, retire o mix da geladeira e faça os moldes, cerca de 6.
9 - Cozinhe os hambúrgueres: você pode fritar em uma frigideira bem untada como faria com qualquer hambúrguer, mas eu resolvi assar, já que detesto frituras. Assei em forno pré-aquecido (200ºC) por 40 minutos, virando-os cuidadosamente na metade do tempo.
10 - Adicione queijo: se quiser adicionar algum queijo vegano, coloque por cima do hambúrguer no último minuto do cozimento.
11 - Sirva os hambúrgueres em sanduíches ou da maneira que preferir.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!
Seu blog é maravilhoso!!!! felicidades!!!!!!!!!
ResponderExcluirBoa noite Donzilia,
ExcluirMuito obrigada por acompanhar o blog e escrever este recadinho tão simpático e carinhoso!
Fico muito feliz que estás aqui e que aprecias as receitas.
Desejo muitas felicidades para ti também amiga! Adorei a tua visita, volte mais vezes!
abraços
Lori Ellis
O que é ovo de chia?
ResponderExcluirOlá amigo,
ExcluirO ovo de chia é um substituto ao ovo normal que se faz com a semente de chia hidratada que acaba formando uma espécie de gel. Na receita está explicado como fazer, veja abaixo.
COMO FAZER O OVO VEGANO
*Como preparar o "ovo" de chia : 1 colher de sopa de chia triturada + 3 colheres de sopa de água, deixar de molho por pelo menos 15 minutos, até virar um gel.
Um abraço e obrigada por acompanhar o blog,
Lori Ellis