Salada Colorida de Lentilhas

Para dias de calor quando não apetece muito comida quente, nada melhor do que preparar uma salada de grãos com temperos, legumes e ervas. Além de saudável é deliciosa e nutritiva. Eu gosto muito de salada de lentilhas pela praticidade de preparo, pois cozinham mais rápido e você pode fazer rapidinho uma deliciosa salada como esta. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

As lentilhas são um alimento de fácil digestão, ricas em proteínas, carboidratos, fibras, ferro, cobre, magnésio, fósforo e potássio, além de uma grande quantidade de vitaminas, especialmente as do complexo B. Um alimento rico em nutrientes que não pode faltar na sua mesa. Existem 3 tipo de lentilhas, a vermelha, verde e marrom. Eu usei a marrom para esta receita. A lentilha vermelha cozinha muito rápido, sendo perfeita para sopas. A verde e a marrom demoram mais para cozinhar. Todas são deliciosas e muito nutritivas e com elas você pode fazer receitas maravilhosas.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora 




INGREDIENTES

  • 1 xícara de lentilhas cruas
  • 1 cebola roxa pequena picada (eu usei cebola chalota )
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 1 pimentão amarelo picado
  • 1 pimentão verde picado
  • 4 tomatinhos cereja cortados 
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada 
  • azeite de oliva extra-virgem 
  • 1 folha de louro 
  • suco de 1/2 limão
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO 

Você vai precisar de lentilhas cozidas frias e escorridas para esta salada. Se você tiver sobra de lentilhas cozidas na geladeira, basta escorrer bem o líquido e preparar os temperos para a salada. Se quiser um sabor adocicado na salada adicione um pouco de suco de laranja. Fica maravilhoso!


PREPARO DAS LENTILHAS

Lave bem as lentilhas e deixe em uma vasilha com água para hidratar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isto prepare os temperos. Pique a cebola e os pimentões em pequenos cubos e coloque em uma tigela. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino, esprema o limão e acrescente o azeite de oliva extra-virgem. Cubra a tigela com um filme plástico e leve à geladeira para gelar um pouco e usar depois para temperar a salada.

Passado o tempo de molho das lentilhas, escorra a água e enxague mais uma vez. Coloque em uma panela grande, acrescente um pouco de sal e a folha de louro e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos. As lentilhas devem ficar cozidas "al dente", ou seja, cozidas, porém firmes e inteiras.



MONTAGEM DA SALADA 

Quando as lentilhas estiverem cozidas, escorra bem e coloque em uma saladeira. Deixe esfriar um pouco antes de misturar os temperos para que os mesmos não cozinhem com o calor da lentilha.

Depois que as lentilhas estiverem frias, adicione o tempero que ficou na geladeira. Ajuste o sal e se quiser acrescente outro tipo de ervas frescas a seu gosto. Se achar necessário acrescente mais limão e azeite de oliva. Leve a geladeira até a hora de servir. Adicione a cebolinha verde quando for servir. Sirva gelada acompanhando pratos com arroz ou batata, ou se preferir sirva apenas com salada de folhas verdes.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis