Salada de Batata Baroa com Maionese Vegana

Esta é a minha primeira receita com batata baroa, ou melhor com parsnip, que é da mesma família, e tem um sabor muito similar. Já comi batata baroa no Brasil, mas nunca tinha tido a oportunidade de fazer nenhuma receita com ela.  Fiquei super feliz com a minha primeira experiência, e agora que sei onde encontrar, vou comprar mais vezes e experimentar outras possibilidades. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Recentemente postei uma receita de batatas assadas em palitos com molho de alho e gergelim, veja aqui.  Recebi um recado da leitora Patricia nesta receita falando sobre a batata baroa e respondi dizendo que não existe aqui onde moro. Então apareceu o Vinny que me deu todas as dicas e disse que tem batata baroa aqui nos Eua sim, que se chama parsnip. Gente, fiquei muito feliz porque agora vou poder fazer receitinhas deliciosas com o parsnip que segundo o Vinny é o primo da batata baroa. Muito obrigada aos dois queridos, Patricia e Vinny! Veja algumas imagens do parsnip aqui.




A primeira receita que fiz foi esta saladinha que ficou muito deliciosa. Eu gosto de temperar a salada de batatas com um refogado de cebola, e foi assim que eu fiz esta salada. Acho que a cebola frita dá um sabor super especial para a salada de batatas. Isto é opcional, mas eu garanto que fica gostoso, e se você não costuma fazer assim, experimente e depois me diga se gostou. Comecei de leve, com uma receitinha fácil para conhecer a textura e modo de preparo. Me aguardem que logo vou fazer receitas diferentes com a batata baroa. 


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 45 minutos




INGREDIENTES

  • 1 kg de batata baroa cozida
  • 1/2 cebola branca pequena picada 
  • 2 colheres de sopa de cebola roxa picada 
  • 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
  • sumo (suco, caldo) de limão a gosto
  • 3 colheres de sopa de maionese vegana 
  • sal do himalaia ou marinho a gosto
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal 


PREPARO 

Cozinhe a batata baroa em água e sal. Deixe cozinhar bem, mas não muito para que não desmanche quando preparar a salada. Pique a cebola branca e reserve para fazer o refogado junto com a cebolinha verde como eu explico a seguir. Pique a cebola roxa, o pimentão vermelho e a salsinha e reserve para adicionar aos outros ingredientes. Eu usei a Vegenaise , maionese vegana que tinha em casa. Use a que você preferir, e caso não tiver uma maionese pronta e quiser, pode fazer esta receita de maionese de castanhas de caju clicando aqui.






Eu cozinhei as batatas inteiras e com a casca depois de lavar bem e descasquei depois de cozidas deixando esfriar antes de cortar. 





Em uma frigideira pequena aqueça o óleo e frite a cebola branca picada bem miudinha. Tempere com sal e quando a cebola estiver dourando coloque a cebolinha verde picada e deixe apurar por alguns segundos. Desligue o fogo, esprema o um pouco de limão e reserve. 



Em uma saladeira coloque a batata baroa e adicione o refogado da cebola misturando delicadamente. Acrescente a cebola roxa, o pimentão vermelho, a salsinha e a maionese. Verifique o sal, ajuste se for necessário. Se achar que precisa, esprema mais um pouco de limão e caso desejar coloque um fiozinho de azeite de oliva apenas pelo sabor. Leve a geladeira por pelo menos 15 minutos antes de servir. Ficou uma delícia, e eu já tenho pedidos para repetir a receita. Minha sogra adorou e jurou que nunca tinha comido salada de parsnip (batata baroa). Ficou admirada com o sabor, e eu fiquei super feliz pela minha receita ter agradado, e porque agora vou poder comprar parsnip sempre que quiser, e fazer muitas coisas gostosas e saudáveis para nós. Obrigada Vinny, valeu mesmo por todas as dicas e pela inspiração!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis