Salada de Beterraba com Molho Agridoce

Esta receita é um pouco mais elaborada, mas vale a pena ter um pouquinho mais de trabalho porque o resultado é uma salada diferente, deliciosa e muito especial. Se você gosta de beterraba vai adorar esta receita. O molho é feito com a redução do cozimento das beterrabas na frigideira, e realmente faz uma grande diferença no sabor final. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 6 porções
Preparação:  40 minutos 




INGREDIENTES 
  • 6 ou 7 beterrabas 
  • 1 e 1/2 xícaras de água
  • 3 colheres de sopa de vinagre de maçã 
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 cebola pequena (eu usei chalota)
  • 1/2 colher de chá de casca de laranja ralada (opcional)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 colher de chá de sal, ou a seu gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • azeite de oliva extra-virgem 


PREPARO 

Você vai precisar de beterrabas de mais ou menos o mesmo tamanho para esta receita. Se conseguir opte por beterrabas orgânicas. 






Lave bem e seque as beterrabas. Mantenha as cascas para cozinhar porque o sabor é muito melhor. 






Corte pela metade e se tiver umas muito grandes, corte em 4 pedaços. 




Disponha as beterrabas em uma frigideira grande e funda que tenha tampa. Se você não tiver uma tampa que sirva na sua frigideira, use uma assadeira de metal para cobrir a frigideira enquanto cozinha as beterrabas. 





Adicione a água e 1/2 colher de chá de sal, tampe a frigideira, e deixe cozinhar. Eu usei a minha tampa que cabe direitinho na frigideira. Esta tampa é de uma panela grande que eu quase nunca uso. Comece o cozimento das beterrabas em fogo alto. 
Quando começar a borbulhar, levante a tampa para ver se está fervendo. Abaixe o fogo, tampe de novo e deixe cozinhar até que fique macias, porém firmes. O tempo de cozimento é de mais ou menos 40 minutos. Esta foto foi feita no final do cozimento das beterrabas, observe que o líquido começa a reduzir. Remova as beterrabas e coloque em uma travessa para esfriar.

Com uma colher de pau mexa o molho e deixe reduzir em fogo baixo por uns dois minutos mais ou menos. Adicione o vinagre e o açúcar mascavo e deixe apurar por 2 minutos. Desligue o fogo e remova a frigideira da boca do fogão. Descasque e fatie as beterrabas no formato que desejar e coloque em um prato.



Corte a cebola em fatias finas. Corte as ervas frescas que for utilizar. Eu usei cebolinha verde. use o que você mais gosta. Salsinha, tomilho, funcho, ou o que você preferir. Deixe tudo pronto para finalizar a salada. 



Leve a frigideira para o fogo baixo e adicione as rodelas de cebola, as beterrabas fatiadas e a casca de laranja ralada se for utilizar. Acrescente um pouco menos de 1/2 colher de chá de sal, desligue o fogo e transfira as beterrabas prontas para uma saladeira. 





Acrescente um fiozinho de azeite de oliva, as cebolinhas verdes picadas, ou outra erva que desejar. Fica maravilhoso colocar amêndoas laminadas na hora de servir. 




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis