Tabule Crudívoro com Pimentões

Tabule é uma deliciosa e refrescante salada de origem libanesa que tradicionalmente é servida em cima de folhas de alface, o que dá um visual muito lindo e apetitoso ao prato. A receita original é feita com trigo burgol, mas para quem tem intolerância ao glúten, a mesma salada pode ser feita com quinoa ou outros grãos como o trigo sarraceno. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Existem várias versões de tabule, e a original leva uma quantidade grande de temperos frescos como salsinha e hortelã, e se desejar também pode acrescentar pepino picado para enriquecer a sua salada. Eu enfatizei os pimentões verde e vermelho nesta receita, combinando com a cebola roxa e muito verde. Pode ser servido como entrada, acompanhamento ou mesmo como aperitivo. O sabor especial e o lindo visual resultante da combinação dos ingredientes coloridos nesta receita fazem com que o tabule seja sempre um sucesso na sua mesa sendo perfeito para acompanhamento de qualquer prato.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 20 minutos



INGREDIENTES 

  • 1 xícara de chá de trigo burgol fino
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 1/2 pimentão verde picado
  • 1 cebola roxa pequena picada
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • folhas de hortelã picadas a vontade
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de chá de sal marinho ou himalaia
  • 1 colher de chá de pimenta síria em pó (opcional)
  • sumo de 1 limão


PREPARO

Lave bem o trigo, escorra e coloque em uma vasilha de louça ou vidro. Cubra com água, tampe e leve à geladeira por mais ou menos 1 hora para hidratar bem. Eu gosto de colocar de molho à noite e no outro dia o trigo está bem inchado e pronto para preparar a salada. Quando o trigo estiver bem hidratado escorra com um coador espremendo bem para tirar o excesso de água. Pique a cebola e se quiser coloque em uma vasilha com água e gelo por mais ou menos 15 minutos para tirar a ardência. Nem sempre eu faço isto, geralmente uso direto e não tenho problema com ardência, mas se você quiser experimentar esta técnica, pode fazer que funciona e a cebola fica bem crocante e não murcha.

Prepare os demais ingredientes. Retire as sementes dos pimentões e corte em cubinhos. Pique a salsa e a hortelã. Em uma saladeira coloque o trigo hidratado, acrescente a cebola, o tomate picado, os pimentões em cubinhos, a salsinha e as folhas de hortelã. Acrescente o sal e a pimenta síria se for utilizar, esprema o limão e por ultimo coloque o azeite de oliva misturando bem. Decore a seu gosto e sirva. Bom apetite!



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis