Salada de Grão-de-Bico com Tomate e Pimentão

Leve e muito gostosa, fácil e rápida de fazer, esta salada é perfeita para aproveitar sobras de grão de bico cozido. Você pode adicionar os legumes e ervas frescas que preferir e temperar ao seu gosto fazendo uma salada de visual lindo e apetitoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Tudo combina com grão de bico, que além de ser saboroso é altamente nutritivo sendo uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Com ele você prepara deliciosas saladas, sopas, pastinhas e muito mais. Uma salada de grão de bico pode ser uma refeição completa no verão.

Grau de dificuldade:  Fácil 
Rendimento: 4 porções
Preparação da salada: 15 minutos




INGREDIENTES
  • 2 xícaras de grão de bico cozido, escorrido  e frio
  • 2 tomates médios picados (sem sementes)
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 3 colheres de sopa salsinha picada 
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1/4 xícara de pimentão vermelho picado
  • 1/4 xícara de pimentão amarelo (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • sumo de 1/2 limão
  • sal e pimenta do reino a gosto



PREPARO DO GRÃO DE BICO

Comece a receita preparando o grão de bico. Se você não tiver sobras de grão de bico cozido, programe a sua salada com um dia de antecedência porque terá que deixar o grão de bico de molho, cozinhar e deixar esfriar antes de preparar a salada.


Evite usar enlatados ou grão de bico pré cozido em caixinhas, procure usar apenas quando for necessário. O ideal e mais saudável é sempre preparar os alimentos em casa. A sua saúde agradece!



PARA COZINHAR O GRÃO DE BICO 

Lave muito bem os grãos em água corrente. 
Coloque em uma tigela grande, cubra com água fria e deixe de molho por 12 horas. 
Passado este tempo escorra a água do molho, lave os grãos em água corrente, coloque em uma panela grande e cubra com água colocando o dobro da quantidade de grãos. 
Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. 
Terminado o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado. Deixe esfriar bem os grãos para preparar a salada. 
O ideal é colocar na geladeira por pelo menos uns 30 minutos antes de temperar. 
Sempre é bom cozinhar mais quantidade e depois de frio congelar pequenas porções para quando precisar fazer uma receita. (Eu tinha uma porção congelada que descongelei na noite anterior e na hora de preparar a salada foi muito rápido e simples, somente acrescentei os temperos.)


MONTAGEM DA SALADA

Corte os temperos. Pique a cebola bem miudinha, e corte a salsa e cebolinha.
Coloque o grão de bico cozido bem escorrido e frio em uma saladeira, misture a cebola, salsa e cebolinha.
Tempere com um pouco de sal e pimenta, esprema o limão e coloque o azeite de oliva. Deixe descansar neste tempero enquanto prepara o restante da receita.
Se você quiser pode usar tomatinhos cereja. Eu gostaria de ter utilizado, mas não tinha em casa e então usei tomate normal.
O pimentão é opcional, use se quiser, e o que você tiver em casa. Eu usei vermelho e um pedacinho do amarelo.
Lave bem os tomates e pimentões, remova as sementes e corte em pequenos cubinhos. Misture ao grão de bico, ajuste o sal e acrescente mais pimenta do reino moída na hora se desejar.
Cubra a saladeira com um filme plástico e coloque na geladeira por 20 a 30 minutos.
Na hora de servir adicione um pouco mais de cebolinha e salsa fresca picados.
Esta salada pode ser feita com bastante antecedência. Decorre a seu gosto e bom apetite!

ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS 

14 comentários

  1. Estava navegando na internet e acabei parando aqui, adorei o passeio, anotei receitas e voltarei em breve...
    Obrigada por partilhar seus conhecimentos!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelaide, tudo bem?

      Que legal, fico muito feliz que chegaste aqui, seja muito bem vinda!
      Obrigada pelo carinho de escrever, adorei a tua visita, venha mais vezes bater um papo comigo, e se fizeres alguma das receitas me conta como ficou.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Amei seu blog e suas receitas. Obrigada por compartilhar. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita, pelo comentário tão carinhoso, e principalmente muito obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz em saber que gostas das receitas.

      Venha sempre me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oi adorei a receita sempre uso grão de bico cozido no vapor, mas vou cozinha-los, não sabia como fazer. Obrigada pela ajuda. Realmente tenho feito ótimas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, seja muito bem vinda! Que bom que gostaste da receita, fico feliz em saber e agradeço muito por vir me visitar e escrever este recadinho tão fofo! Eu nunca cozinhei o grão de bico no vapor. Que bom que gostaste da dica de cozinhar, eu acho muito prático. Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Hummmmm...
    Vou ali na cozinha preparar o meu grão de bico. #PrimeiraVez! Haha... Obrigado por compartilhar conosco está receita deliciosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Fiquei feliz em saber que te inspirei a fazer a tua primeira receita com grão de bico. Muito legal! Me conta como ficou, espero que tenhas gostado da salada.

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, estava procurando uma receita de salada de grão de bico e vim parar aqui...adorei sua receita, parece que é muito saborosa. Vou fazer para o Natal, tenho certeza que não vai sobrar nada! Beijos e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Fico feliz que a minha receitinha tenha feito parte da tua mesa de Natal. Me conta como ficou, espero que tenha feito sucesso com a tua família. Um grande abraço e obrigada pelo carinho de acompanhar o blog e vir me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá minha querida!!!
    Adorei a receita para o Natal. Sempre faço de feijão fradinho. A sua receita irei acrescentar bacalhau azeitonas portuguesas. Acha que ficará bacana.
    OBRIGADA!"E UM GRANDE BEIJO
    ATENCSAMENTE
    VALDIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdira, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Que bom que gostaste da receita, fico feliz em saber que fizeste para o Natal. Me conta como ficou quando puderes. Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Com o tomate cereja tem que tirar a semente? Ou só cprta ao meio? Vou usar hortelã no lugar da salsa e cebolinha!
    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Eu nunca tiro a semente do tomate, a não ser em casos específicos que a receita exija, senão eu sempre deixo. No caso do tomatinho cereja, pode cortar ao meio ou em 4 pedaços. Vai ficar uma delícia usar hortelã, deixa a salada bem refrescante, me conta como ficou quando fizeres.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis