Salada de Tomate e Abacate na Taça

Esta é uma maneira deliciosa e elegante de servir salada, especialmente quando você tiver convidados. Uma ideia muito simples que dá um ar festivo a sua mesa. Adorei e fiz para o nosso jantar de Natal, e foi um grande sucesso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Você pode servir qualquer tipo de salada na taça e decorar lindamente a seu gosto. Eu segui a receita original aproveitando que tinha abacate em casa. Use qualquer tipo de taça ou copo de vidro e crie à vontade aproveitando o que você tiver na geladeira. Quanto mais colorido melhor, mais delicioso e mais saudável. A combinação dos ingredientes fica a seu gosto.

Grau de dificuldade: Muito Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 15 minutos



Você vai precisar de um abacate maduro porém firme. A receita original usa tomates cereja. Como eu não tinha, usei tomates normais, e acrescentei pimentão vermelho e amarelo para incrementar. Acho que com tomatinhos cereja a salada fica mais bonita, mas no final achei que a minha ficou bem bonitinha também. Adoraria ter umas folhas de manjericão fresco para decorar. Mas nesta época do ano aqui é muito difícil encontrar manjericão bonito, geralmente eles já vem meio murchos quando se compra. Coisas de inverno, a gente faz o que pode, sonhando com o verão e a hortinha orgânica. 













INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 1 dente de alho pequeno esmagado 
  • suco de 1/2 limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • sal a gosto 
  • pimenta do reino se desejar


PREPARO

Comece preparando o molho. Esmague bem o alho cortando em pedaços bem pequenos. 





Coloque o alho em um recipiente pequeno. Se tiver um socador, use para esmagar bem o alho. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. reserve enquanto prepara o restante da receita.





INGREDIENTES PARA A SALADA

  • 2 tomates médios 
  • 1 pimentão vermelho pequeno
  • 1 pimentão amarelo pequeno
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • molho  (ver receita acima) 


Fatie o tomate e os pimentões em pequenos pedaços. Se quiser pode tirar as sementes dos tomates para evitar que crie muito líquido. Eu usei pimentão pequeno. Se preferir use uma pequena quantidade de pimentões. Verde, vermelho, amarelo.. tudo fica bom com tomates. Corte o abacate em cubinhos e esprema um pouco de limão para que não escureça.


Coloque os ingredientes da salada em uma saladeira pequena e misture o molho preparado anteriormente. Verifique o sal e se for necessário ajuste a seu gosto. 







Divida a salada em taças e espalhe a cebolinha verde picada bem miudinha. Decore a seu gosto e sirva. 








Esta salada deve ser servida imediatamente e preparada apenas na quantidade que vai ser consumida. Espero que gostem da inspiração, bom apetite!






Veja a receita original em inglês no site Jazzy Vegetarian.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis