Esta é uma deliciosa alternativa de preparar batatas ao forno. A sálvia deixa um sabor incrível nas batatas. Se você ainda não experimentou batata com sálvia não sabe o que está perdendo. Fica realmente muito bom. Este é um prato muito simples de fazer e pode ser servido como aperitivo ou acompanhamento de uma refeição.
Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 50 minutos
INGREDIENTES
- 6 batatas médias com casca
- folhas de sálvia fresca a vontade
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei óleo de coco)
- sal e pimenta preta moída na hora a seu gosto
- suco de meio limão
- páprica ou cúrcuma (opcional)
PREPARO
Lave bem as batatas usando uma pequena escovinha. Mantenha as cascas. Corte na metade no sentido do comprimento e depois corte novamente na metade formando palitos grossos. Pré-aqueça o forno a 180C. Forre uma assadeira com papel vegetal (manteiga) e disponha as batatas. Tempere com sal e pimenta e se quiser usar outro tempero ou ervas secas, adicione também. Esprema o limão sobre as batatas e misture bem. Por último regue com o óleo ou azeite que for utilizar. Distribua galhos e folhas de sálvia fresca sobre as batatas.
Leve ao forno pré-aquecido para assar por mais ou menos 30 a 40 minutos ou até que as batatas estejam douradas.
Quando as batatas estiverem assadas, as folhas de sálvia vão estar crocantes. Você tem duas opções. Se gostar de sálvia como eu, mantenha as folhas assadas e sirva junto com as batatas. Se preferir pode remover as folhas de sálvia deixando apenas o aroma que ficou nas batatas.
Segure o papel vegetal pelas pontas e faça uma espécie de "pacotinho" com as batatas. Fazendo isto as folhas de sálvia se quebram e incorporam às batatas acentuando o sabor.
Se você quiser pode colocar um pouquinho de raspas de limão sobre as batatas. Se for utilizar pimenta do reino, coloque na hora de servir, e de preferência moída na hora.
Sirva as batatas bem quentinhas. Se quiser servir como aperitivo, fica uma delícia se você fizer uma pastinha vegana para acompanhar. Pode ser homus, ou então uma misturinha de maionese vegana, mostarda e ervas. Invente, use a sua criatividade.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Seu blog é uma graça e me ajuda muito, adoro suas receitas. Gratidão.
ResponderExcluirOi Chairim,
ExcluirSeja muito bem vinda e obrigada pelo comentário tão simpático. Fico feliz em saber que acompanhas e curtes as receitas. Um grande abraço, venha sempre me visitar!
Lori Ellis
Ola, adorei a ideia, eu tenho salvia aqui em saquinhos como tempero, posso usa-las nesta receita?
ResponderExcluirOlá Sandro, tudo bem?
ExcluirPode usar esta sálvia que tens sim, vai ficar muito bom. O gostinho que a sálvia deixa nas batatas é incrível. Esta é uma combinação que eu gosto muito. Se fizer, e se for possível, volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
abraços e muito obrigada por acompanhar o blog!
Lori Ellis