Sanduíche de Grão de Bico

Deliciosa opção de servir grão de bico. Simples de fazer, em poucos minutos você prepara este nutritivo lanche que se acompanhado de salada de verduras e legumes, pode ser uma refeição completa. O recheio é feito com grão de bico cozido, temperos e maionese para dar a liga. Fica simplesmente maravilhoso, e você também pode servir como salada, como recheio de sanduíches, wraps, como também pode preparar deliciosos canapés. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos nas suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Se você não utilizar todo o recheio para fazer os sanduíches, pode guardar na geladeira o que sobrar e utilizar no dia seguinte para servir como preferir. Este é um recheio muito versátil e pode ser temperado a seu gosto, e você pode acrescentar outros legumes como cenoura, abobrinha, tomates, pimentão e criar o seu sanduíche personalizado. Use qualquer tipo de pão vegano para fazer este sanduíche. Eu usei pão integral com sementes e grãos.

Grau de dificuldade: Muito Fácil 
Rendimento: 4 porções
Preparação: 20 minutos




PARA O RECHEIO  (Rende mais ou menos 2 xícaras)

  • 2 xícaras de grão de bico cozido e frio
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 colher de sopa de maionese vegana 
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 3 colheres de sopa de salsão picado (opcional)
  • 1 colher de sopa de pimentão vermelho pequeno picado (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • ervas frescas de sua preferencia


PREPARO

Prepare todos os ingredientes que vai utilizar para a salada. Você vai precisar de grão de bico previamente cozido e frio, de preferência gelado. Uma dica, quando cozinhar grão de bico congele pequenas porções e quando quiser pode utilizar para fazer receitas como esta.


 
Os temperos são opcionais. Eu utilizei maionese industrializada por ser mais conveniente, não tinha muito tempo para preparar a maionese caseira. Se você preferir pode fazer a maionese em casa. Veja a receita aqui.



Pique os temperos e reserve. Eu usei cebolinha verde, salsão, cebola branca (use a roxa se preferir e se tiver em casa) e pimentão vermelho para dar um colorido.





Coloque o grão de bico cozido e escorrido no processador. Acrescente a maionese, a mostarda e o azeite de oliva. Processe rapidamente.


 

Processe rapidamente, deixe alguns pequenos pedaços de grão, fica uma delícia depois de pronto, deixa o recheio com um toque crocante.








Coloque o grão de bico processado em uma saladeira.




Adicione os temperos picados, e misture para incorporar bem. Adicione sal e pimenta do reino a seu gosto. Se quiser pode espremer um pouco de limão, fica uma delícia. Cubra o prato com um plástico e leve a geladeira para gelar por pelo menos 15 minutos antes de preparar os sanduíches. 



PARA O SANDUÍCHE 

  • 8 fatias de pão integral 
  • recheio de grão de bico (receita acima)
  • folhas de alface ou outra salada verde de sua preferência

MONTAGEM

Eu preparei estes sanduíches para o nosso almoço, e servi com salada verde. Fiz dois sanduíches para cada um de nós, e foi mais do que suficiente. Prepare a quantidade de sanduíches que você vai necessitar, aumentando a receita caso achar necessário. Você pode tostar o pão se desejar, ou usar em temperatura ambiente. 




Coloque uma pequena porção do recheio sobre uma fatia de pão e cubra com a outra fatia. Corte ao meio e coloque no prato com a salada que vai servir.




Decore a seu gosto, e sirva como desejar. Fica muito delicioso servir com suco natural de frutas, especialmente se for no verão quando sucos e lanches apetecem mais.




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

10 comentários

  1. AINDA NAO FIZ, MAS AMO COMIDA VEGANA, OBRIGADA PELAS DICAS, VOU FAZER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eliana, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo carinho de escrever. Fico feliz que gostaste da receita, e se fizer me conta como ficou. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Já printei pra anotar no meu caderninho de receitas. Deve ficar delicioso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá biologia2liceu,

      Fica delicioso mesmo, além de fácil de fazer é super nutritivo. Quando fizer, se possível volta aqui para me contar como ficou, espero que gostes.

      abraços e muito obrigada por acompanhar o blog!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Respostas
    1. Bom dia Silvana, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário, se fizer a receita volta para me contar como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

  4. Olá Lori! muito bom este lanche, minha filha que é vegetariana, me enviou seu link, amei, e eu estou descobrindo este universo de alimentos que não precisam de sacrifícios, bem vou te acompanhar para aprender mais, bjs e obrigada por dividir.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, tudo bem?

      Seja bem vinda! Que bom que gostaste da receita, e fico feliz que a tua filha te deu o link. Se fizer, me conta como ficou, espero que vocês gostem. Fico feliz que estás descobrindo a culinária vegana, e tenho certeza que vais adorar e te surpreender muito com a alimentação livre de crueldade e cheia de sabor e nutrientes. Parabéns pelas tuas escolhas, estou torcendo muito por ti, e agradeço por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Um grande abraço para ti e para a tua filha!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. fica mais saudavel ainda sibstituir a maionese por um pouco de yogurt natural e um pouco de azeite de oliva. Experimentem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita, comentário e dica sobre a receita. Adorei a tua sugestão, e quando tiver iogurte vegano sem sabor, vou experimentar. um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis