Salada de Batatas com Maionese Vegana e Maçã

Esta é uma combinação que eu simplesmente adoro, maçãs na salada de batata. Especialmente se for aquela maçãzinha vermelha, bem docinha, fica melhor ainda. Os temperos e legumes adicionados podem variar de acordo com o seu gosto. Use o que você tiver em casa e o faça as combinações que preferir. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Eu usei maionese vegana industrial, mas se você preferir pode preparar a maionese em casa. (veja a receita aqui). Uma opção se você quiser fazer uma salada mais leve é não usar maionese. Neste caso tempere a salada com 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem ao invés da maionese. Fica uma delícia.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 4 porções
Preparação: 40 minutos


INGREDIENTES

  • 1 kg de batatas
  • 1/4 xícara de cebola roxa picada
  • 1/4 xícara de salsinha fresca picada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de salsão picado
  • 1/4 xícara de pimentão vermelho picado (opcional)
  • 3 colheres de sopa de maionese vegana (veja a receita aqui)
  • 1 colher de sopa de mostarda cremosa (opcional)
  • suco de meio limão ou mais a seu gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 maçã vermelha cortada em cubinhos



PREPARO


Se for possível utilize batatas orgânicas para poder cozinhar com a casca. Lave bem as batatas usando uma escovinha. Você pode cortar as batatas na metade para cozinhar dependendo do tamanho. Se você quiser pode cozinhar as batatas de véspera e deixar na geladeira para preparar a salada no outro dia. Foi assim que eu fiz, e as batatas estavam cozidas porém firmes e geladas. Se você não puder conseguir se programar de véspera, cozinhe as batatas deixando firmes e espere esfriar um pouco para preparar a salada. Eu gosto da salada de batatas morninha também. 





Cozinhe as batatas em água e sal, escorra e deixe esfriar antes de cortar. Não cozinhe muito, as batatas devem estar cozidas porém firmes.




Mantenha as cascas se quiser fazer salada mais rústica. Corte em pedaços grandes ou a seu gosto e coloque as batatas em uma saladeira grande.






Prepare todos os ingredientes e pique os temperos que vai utilizar.





Se utilizar maçã orgânica, mantenha a casca, caso contrário descasque.







Corte a maçã em cubinhos pequenos.






Esprema o limão sobre os cubinhos de maçã para que as mesmas não escureçam.




Adicione os cubinhos de maçã às batatas, misture e coloque a mostarda se for utilizar. Misture todos os temperos e ervas frescas que for utilizar. Por último misture a maionese vegana.




Se quiser leve a geladeira por alguns minutos antes de servir. Bom apetite!







ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis