INGREDIENTES
- 1/2 xícara de castanha-de-caju amolecida (deixar de molho em água bem quente/fervente por 10 minutos) ou 1/3 de xícara de pasta de castanha-de-caju (eu usei a pasta, fica sempre mais lisinho).
- 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
- 6 a 8 colheres de sopa de água, conforme necessário
- 1/2 colher de chá de cebola em pó
- 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
- 1/4 de colher de chá de sal do Himalaia fino
2 - Drene a água e coloque as castanhas amolecidas no liquidificador.
3 - Adicione os ingredientes restantes e bata tudo até virar uma pasta lisa. Desligue o liquidificador a cada 10 segundos e raspe as laterais do copo do copo para continuar processando corretamente sem queimar o motor. Prove e ajuste os temperos de acordo com o seu gosto.
4 - Quando estiver na consistência desejada, despeje o molho em uma tigela ou garrafinha. Ele engrossará com o tempo e ao ser armazenado na geladeira. Se precisar deixa-lo mais líquido ao servir, basta adicionar mais um pouquinho de água.
Fica maravilhoso para temperar saladas, para preparar sanduíches e wraps. Experimente!
amei....
ResponderExcluirOlá Silvana, tudo bem?
ExcluirMuito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso. Se fizer a receita volta para nos contar como ficou. Obrigada por acompanhar o blog.
Um grande abraço
Lori Ellis
Oi, por quanto tempo é possível conservar na geladeira?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirPode conservar na geladeira em recipiente de vidro tampado por no máximo 5 dias para manter o frescor e os nutrientes. O ideal é não fazer uma grande quantidade se o consumo não vai ser muito grande. Se fizer a receita volta aqui para nos contar como ficou. Espero que gostes. Obrigada pela visita e por acompanhar o blog.
abraços
Lori Ellis
Olá Loris, tudo bem? gostaria de saber se a castanha de caju precisa estar crua. Desde já agradeço e aproveito para parabenizar o seu blog, é lindo e útil! abraço
ResponderExcluirOi Glória, tudo bem?
ExcluirA castanha de caju na realidade não é crua porque antes de ser comercializada passa por um processo de cozimento e preparo para ser consumida. Quando falamos em castanha de caju crua, é aquela que não foi torrada. O ideal é usar a branquinha sem torrar para que o molho fique com um sabor mais delicado. Mas se não conseguires esta pode usar a torrada mesmo, só tem que cuidar o sal porque geralmente as torradas já vem com sal.
Se fizeres, volta para me contar como ficou, espero que gostes da receita. Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.
abraços
Lori Ellis