Molho Cremoso de Castanhas com Limão e Pimenta do Reino

Fiz esse molho para um sanduíche com falafel e ficou perfeito. Pode também ser utilizado para temperar saladas. Esta é a versão vegana de um delicioso molho para salada muito popular nos Eua.  Barbarelismus



INGREDIENTES

  • 1/2 xícara de castanha-de-caju amolecida (deixar de molho em água bem quente/fervente por 10 minutos) ou 1/3 de xícara de pasta de castanha-de-caju (eu usei a pasta, fica sempre mais lisinho).
  • 2 colheres de sopa de suco de limão fresco 
  • 6 a 8 colheres de sopa de água, conforme necessário 
  • 1/2 colher de chá de cebola em pó 
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino 
  • 1/4 de colher de chá de sal do Himalaia fino


COMO FAZER:

1 - Deixe as castanhas de molho em água fervente por cerca de 10 minutos. Quanto mais tempo amolecidas, melhor para bater no liquidificador, o ideal é deixar 1 hora trocando a água sempre por água fervente.

2 - Drene a água e coloque as castanhas amolecidas no liquidificador.

3 - Adicione os ingredientes restantes e bata tudo até virar uma pasta lisa. Desligue o liquidificador a cada 10 segundos e raspe as laterais do copo do copo para continuar processando corretamente sem queimar o motor. Prove e ajuste os temperos de acordo com o seu gosto.

4 - Quando estiver na consistência desejada, despeje o molho em uma tigela ou garrafinha. Ele engrossará com o tempo e ao ser armazenado na geladeira. Se precisar deixa-lo mais líquido ao servir, basta adicionar mais um pouquinho de água.

Fica maravilhoso para temperar saladas, para preparar sanduíches e wraps. Experimente!


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

Receita original em inglês do site The Vegan 8: Veja aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Silvana, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso. Se fizer a receita volta para nos contar como ficou. Obrigada por acompanhar o blog.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi, por quanto tempo é possível conservar na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Pode conservar na geladeira em recipiente de vidro tampado por no máximo 5 dias para manter o frescor e os nutrientes. O ideal é não fazer uma grande quantidade se o consumo não vai ser muito grande. Se fizer a receita volta aqui para nos contar como ficou. Espero que gostes. Obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá Loris, tudo bem? gostaria de saber se a castanha de caju precisa estar crua. Desde já agradeço e aproveito para parabenizar o seu blog, é lindo e útil! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glória, tudo bem?

      A castanha de caju na realidade não é crua porque antes de ser comercializada passa por um processo de cozimento e preparo para ser consumida. Quando falamos em castanha de caju crua, é aquela que não foi torrada. O ideal é usar a branquinha sem torrar para que o molho fique com um sabor mais delicado. Mas se não conseguires esta pode usar a torrada mesmo, só tem que cuidar o sal porque geralmente as torradas já vem com sal.
      Se fizeres, volta para me contar como ficou, espero que gostes da receita. Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis