São muitas as vantagens desse queijo: ele utiliza ingredientes simples e fáceis de encontrar, tem um sabor picante perfeito, não exige uso de processador, fica pronto em 10 minutos e você ainda consegue ralar depois. Eu usei leite de aveia porque acho muito melhor para este tipo de receita que vai ao forno depois. Se você quiser manter a receita sem glúten utilize leite de amêndoas, coco ou caju. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus
INGREDIENTES
- 1 e 1/2 xícara de leite vegetal (eu usei aveia)
- 2 e 1/2 colheres de chá de agar em pó
- 1 e 1/2 colher de sopa de fécula de tapioca (ou mandioca)
- 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho
- 1 e 1/2 colher de sopa de farinha de grão-de-bico
- 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (compre aqui)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de chá de suco de limão, ou mais a gosto
- 1 colher de chá de vinagre de maçã
- 1/2 a 3/4 de colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de alho em pó OU 1 colher de chá de pasta de alho
- 1/2 colher de chá de cebola em pó
- 1/2 colher de chá de pimenta calabresa
COMO FAZER
1. Unte um refratário com azeite e reserve (será o refratário do queijo final).
2. Em uma tigela, misture 1/2 xícara de leite vegetal, a fécula de mandioca, o amido de milho, a farinha de grão-de-bico, o azeite, o vinagre, o suco de limão, os demais temperos e o sal. Reserve.
3. Em uma frigideira, adicione 1 xícara de leite vegetal e o agar. Aqueça em fogo médio até levantar fervura. Quando começar a ferver deixar fervendo por mais 4 minutos, mexendo.
4. Reduza para fogo baixo e adicione a mistura de leite vegetal da etapa 2. Misture.
5. Aumente para fogo médio novamente e continue misturando e cozinhando por mais 4 a 5 minutos.
6. Adicione a pimenta calabresa. Prove com cuidado (a mistura estará quente) e ajuste os temperos se precisar (limão, sal, pimenta).
7. Remova do fogo e despeje sobre o refratário untado. Deixe esfriar um pouco e coloque então na geladeira por pelo menos uma hora para endurecer.
O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.
Receita original em inglês do site Vegan Richa: Veja aqui.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!
Não pode usar fermento normal?
ResponderExcluirOi Larissa, tudo bem?
ExcluirEsta receita não leva fermento, o que foi utilizado é a Levedura Nutricional (Nutritional Yeast) que é um fermento inativo, não tem nenhum efeito de crescimento na receita. A Levedura serve como tempero porque tem um sabor acastanhado. Não se preocupe se você não tiver, pode fazer a receita sem o Nutritional Yeast que vai ficar gostoso da mesma forma. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis