Bolo de Banana-da-Terra e Coco

Parece impossível pensar em um bolo sem farinha e sem açúcar que fique macio, fofinho e delicioso. Pois acredite é possível sim! A banana-da-terra faz este milagre e com ela você consegue preparar um bolo simples, delicioso e saudável. Estou amando fazer receitas com banana-da-terra, e este bolinho virou hit aqui em casa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Recentemente postei esta receita do blog Barbarelismus aqui, e achei muito fácil. O bolinho que a Bárbara fez ficou muito fofo e parecia delicioso. Eu tinha 3 bananas-da-terra super maduras e resolvi fazer esta receita. Queria muito ter adicionado nozes mas não tinha em casa e acabei usando o coco, e ficou uma delícia. Ficou bem docinho e eu até acho que poderia ter colocado apenas 1 colher de sopa de maple syrup porque como as bananas estavam bem maduras e o coco que mesmo sem adição de açúcar é naturalmente adocicado. A combinação destes ingredientes foi o suficiente para deixar o bolo bem doce.


Eu já fiz muffins com esta mesma receita (veja aqui)  e ficaram uma delícia. É a primeira vez que faço bolo e fiquei realmente surpresa com o resultado, pois estava um pouco insegura em relação à quantidade de massa e o quanto ia crescer. Acabei usando esta forma tipo pudim e adorei o resultado. O bolo ficou lindo, cresceu muito mais do que eu imaginava. Ainda quero fazer esta mesma receita com nozes, por enquanto fiquei só na vontade, rsrsrs


A banana-da-terra tem mais vitaminas do que as outras bananas, embora tenha um valor nutricional semelhante. Ricas em potássio, fibras e vitaminas B e C, as bananas em geral são uma fonte grande fonte de energia. São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter o comprimento de 30 cm. Devem ser consumidas cozidas, fritas, assadas ou grelhadas.Clique aqui para saber mais informações sobre a banana-da-terra.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 1 bolo medio
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES


  • 3 bananas-da-terra amarelas (aprox. 400 g após descascadas)
  • 3/4 xícara de pasta de amendoim natural (Veja a receita aqui.)
  • 2 colheres de sopa de maple syrup ou melado
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco, líquido
  • 1/2 colher de chá de fermento para bolo
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal marinho (opcional)
  • 1/2 xícara de coco ralado sem açúcar


PREPARO

Reúna todos os ingredientes que vai precisar antes de começar a receita para facilitar o seu trabalho. A receita original pede óleo de coco. Se você não tiver, use a mesma quantidade do óleo vegetal que você tiver em casa. Eu usei óleo de coco sem sabor. A manteiga ou pasta de amendoim pode ser substituída por manteiga de amêndoas se você preferir. Use a que for mais conveniente para você. O maple syrup pode ser substituído por melado, na mesma quantidade indicada na receita.
Depois que reunir todos os ingredientes você pode ligar o forno para pré-aquecer, porque o preparo da massa é rápido. Prepare a forma que vai utilizar. A quantidade da massa não é muito grande, então se você resolver fazer bolo, use uma forma pequena quadrada de 20 cm para que seu bolo não fique muito baixinho ou uma forma redonda com furo no meio como eu usei. Unte a forma antes de começar a preparar a massa, ou se preferir, forre com papel manteiga. 






Lave bem e descasque as bananas. A quantidade ideal é mais ou menos 400g. Se você quiser pode pesar para conferir. 





Corte as mesmas em rodelas e coloque no copo do liquidificador. Se preferir, use o processador. 









Bata as bananas um pouco até conseguir uma massa uniforme.











Se for necessário use o socador para empurrar as bananas para baixo. Se o seu liquidificador não tiver um socador, bata um pouco, desligue, e empurre com uma espátula. Bata novamente e repita esta operação se for necessário tendo o cuidado de não danificar o motor do seu liquidificador.







Acrescente a manteiga ou pasta de amendoim e bata novamente para incorporar.










Coloque então o maple syrup ou melado e bata mais um pouco apenas para misturar.



Como você já tem uma pasta compacta, pode ser que precise novamente empurrar a massa para misturar bem o maple syrup ou melado. Se o seu liquidificador tiver a tecla pulsar, ajuda muito. O meu não tem, e por isto preciso empurrar.







Acrescente em seguida o óleo e bata novamente até agregar os ingredientes.






Despeje a massa em um prato fundo grande. A massa é bem firme, fica tipo uma pasta.







Acrescente o sal e o bicarbonato de sódio misturando delicadamente à massa.








Acrescente o coco ralado. Se quiser pode usar a mesma quantidade de nozes picadas, passas ou chocolate vegano picado. Misture bem.








Por último acrescente o fermento em pó e misture delicadamente até incorporar bem e conseguir uma massa bem uniforme e lisa.









Distribua a massa na forma que já deverá ter sido untada antes.











Coloque o bolo para assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos. 







Pronto, está assado, crescido e lindo. Retire do forno e espere esfriar. Depois de frio vire em um prato e se desejar pode decorar com uma calda de frutas. Eu achei tão lindo assim que não fiz mais nada, nem decorei...



Receita original em inglês do site Purely Twins. Veja aqui
Testada e aprovada pelo Blog Barbarelismus. Veja aqui. ,

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

24 comentários

  1. Hum, que delícia!!! Em minha região tem bastante banana da terra, e eu sempre procurei uma receita diferente!!! Vou testar!!! Obrigada!!! Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e muito obrigada pelo carinho de escrever uma mensagem tão fofa. Adorei! Fico feliz que gostaste da receita. Realmente este bolo é um achado. Eu fiquei super fã, é uma delícia além de ser saudável, o que é melhor ainda. Me conta como ficou quando fizeres.
      Nossa que maravilha que tu tens bastante banana da terra na tua região. Tenho várias receitas aqui no blog e tu podes te inspirar para fazer outras também.
      Vou te dar o link da tag de banana da terra para que possas ver o que eu tenho aqui. http://blog.veganana.com.br/search?q=banana+da+terra

      Um grande abraço, Deus abençoe a tia e aos teus também. Venha sempre me visitar, vou adorar bater papo contigo!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá Lori! Que delícia de receita <3

    Gostaria de saber se a pasta de amendoim natural que usou como ingrediente é a mesma que tem receita no blog como manteiga de amendoim?

    Adoro suas receitas

    Beijos
    Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! Para este bolo tu podes usar qualquer pasta de oleaginosa que tiver em casa. Eu usei pasta de amendoim caseira, que é a mesma coisa que a manteiga de amendoim. Fica deliciosa também com pasta de amêndoas ou cajus. Mas a pasta de amendoim é mais comum e fácil de fazer em casa, por isto sempre uso e adoro!
      Se fizer a receita me conta como ficou, vou adorar saber, espero que gostes.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e escrever este recadinho tão carinhoso. Volte mais vezes para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Querida será q qualquer banana pode ser utilizada?bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Michele, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga e obrigada por acompanhar o blog. Esta receita tem que ser feita com banana da terra. A banana da terra dá consistência ao bolo e por isto não precisa utilizar farinha. Se usar outro tipo de banana o bolo não vai dar certo sem usar farinha. Se usares banana da terra verde o bolo não fica com gosto de banana, e se a banana da terra for madura fica com gostinho bem acentuado de banana. Vale a pena procurar banana da terra para fazer este bolo. É uma delícia além de ser muito saudável.

      Um grande abraço, adorei tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. hummm... procurava uma receita para usar banana figo, que planto aqui em casa! elas são muitos grandes, e quase não damos conta de consumi-las!!! adorei a receita. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Paula, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Fiquei feliz que gostaste da receita. É muito simples, deliciosa e saudável. Que maravilha que tens bananas em abundância na tua casa. Sensacional, podes fazer muitas receitinhas deliciosas com elas, tanto doces como salgadas. Eu simplesmente adoro a banana-da-terra e sempre estou fazendo coisinhas deliciosas com elas.
      Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Aqui na cidade Manaus usamos a banana pacova verde e tem a madura...qual eu uso
    E essa melado que você usou no bolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanely, tudo bem?

      Pode usar qualquer tipo de banana-da-terra, que é aquela banana que não pode ser consumida crua. Eu não conheço este tipo de banana que estás falando, e não saberia te dizer se vai dar certo, mas se for algum tipo de banana-da-terra, pode fazer que dá certo. Quanto a usar verde ou madura, tanto faz, depende da intensidade do sabor de banana que queres no teu bolo. Em relação ao melado, pode usar o que conseguir, é tudo a mesma coisa. Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para me contar como ficou.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Ola, Lori!

    Obrigada pela receita! Vou fazer o bolo amanhã!

    Uma dúvida meio boba: posso fazer em fôrma de silicone?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Karina, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita e vais experimentar. Eu me surpreendi muito com o resultado. Espero que gostes também. Pode assar na forma de silicone sem problema, se quiser pode usar a mesma massa para fazer muffins ao invés de bolo. A banana da terra é simplesmente incrível e com ela se consegue fazer coisas maravilhosas como este bolo sem farinha. Depois que eu descobri a banana da terra, tenho feito muitas coisas boas com ela, e sempre compartilhando aqui para inspirar vocês. Me conta como ficou quando fizeres a receita.
      Adorei a tua visita, seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog!
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Olá, fiz esta receita exatamentecomo está descrita...seguindo todos os passos, mas o bolo já está a 45 minutos no forno e ainda não está assado. O que pode ter dado errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosilane, seja bem vinda!

      Se o bolo não está assado talvez seja problema do forno, porque depois de 45 minutos, deveria estar pronto. Geralmente quando uma receita de bolo não dá certo, o problema pode ser do forno ou dos ingredientes, especialmente o fermento. Para mim fica muito difícil dizer o que pode ter dado errado na tua receita amiga, pois se fizeste exatamente como eu descrevo, deveria ter dado certo. Se quiser, escreve novamente dando mais detalhes, ou me conta como ficou depois de assado. Se usaste aos ingredientes indicados, e seguiste as instruções de preparo, com certeza vai dar certo. Esta é uma receita simples, e realmente fica um bolo muito delicioso. Eu já fiz várias vezes, e já usei a mesma receita para fazer muffins. Sempre deu certo. Espero que o teu bolo fique bom também.

      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Boa tarde! Acabei de fazer e amei! Obrigada pela receita, qual a quantidade de calorias por fatia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Que bom que gostaste e teu bolo ficou legal, fico muito feliz! infelizmente eu não tenho como te informar a quantidade calórica deste bolo. Eu não sou nutricionista, e este cálculo somente pode ser feito por profissional da área de nutrição. Não é uma coisa simples de fazer, necessita muito conhecimento, e principalmente formação na área, o que não é o meu caso.
      Lamento não poder te dar esta informação, e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá, Vegana!
    Está no forno agorinha. Aviso se der certo! ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Que delícia, espero que tenha ficado delicioso e que tu tenha ficado muito feliz! Me conta como ficou, vou adorar saber. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita.
      Venha mais vezes me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Olá, Lori!

    O bolo ficou ótimo. Uma delicia! Minha irmã também amou. O problema foi regular a comilança (Hahahahha). Acabou em 5h.

    Muito obrigada pela receptividade. Voltarei sempre, bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana querida, que bom que voltaste para me contar da receita, estava curiosa para saber do resultado. Fico muito feliz que tenhas gostado do bolo, e agradeço por escrever novamente. Que bom que a tua irmã também gostou, e pode ter certeza que quando faço este tipo de bolo aqui em casa, é sempre a mesma coisa, não dura muito tempo não, o povo adora!
      Um grande abraço para ti e para a tua irmã, venha sempre, vou adorar te receber aqui! um ótimo final de semana para vocês,

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Respostas
    1. Amiga querida, que bom te ver aqui!
      Que bom que gostaste da receita, vou adorar saber o resultado quando fizeres. Espero que goste, esta é uma alternativa muito saudável e deliciosa de fazer bolo. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  12. Bom dia!!! Amo essa receita. Como ainda não tenho encontrado banana da terra, estou fazendo com banana caturra (ou d'água) e fica uma delícia! Muita Gratidão por ti, por colocares tantas receitas deliciosas e sem nada de origem animal! grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deisi, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo carinho das tuas palavras. Fico feliz e agradecida por acompanhares o blog. Que bom que estás fazendo a receita com outro tipo de banana e deu certo, bom saber, porque as vezes as pessoas me perguntam e eu nunca experimentei com outro tipo de banana. Obrigada por escrever comentando, vai ajudar a tirar a dúvida de muita gente.
      Um grande abraço, obrigada por vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis