Leite Vegano Caseiro de Amêndoas

Já faz tempo que comecei a fazer “leite” em casa. Adoro leite vegetal fresco. É super fácil de fazer, basicamente dois ingredientes: a oleaginosa de sua preferência e água. Use amêndoas, avelãs, nozes... qualquer uma delas, o que você tiver em casa. Barbarelismus



INGREDIENTES

  • 3 xícaras de água quente (não fervente)
  • 1 xícara de amêndoas (não é necessário tirar a casca)


EQUIPAMENTOS

  • 1 liquidificador
  • 1 saco de coar queijo/leite vegetal (ou pano de prato limpo)
  • 1 tigela 
  • 1 garrafa com tampa para guardar


COMO FAZER

1. Deixe as amêndoas de molho em água por pelo menos 8 horas (ou durante a noite toda). Troque a água duas vezes, se lembrar.

2. Descarte a água do demolho e coloque as amêndoas no liquidificador.

3. Aqueça 3 xícaras de água filtrada (nunca usar a água “suja” do demolho).

4. Despeje a água aquecida e no liquidificador onde estão as amêndoas.

5. Processe por cerca de 3 minutos. Pare de tempos em tempos para não superaquecer o motor.

6. Coloque o saco de coar sobre uma tigela grande e despeje o “leite”. No final, esprema bem o saco para drenar todo o líquido.

7. Adicione o adoçante de sua preferência (ignore essa parte se for usar o leite em outras receitas, pois ele deve ser usado sem adoçar); coloque, se quiser, umas gotinhas de baunilha ou canela e sirva!


VARIAÇÕES

- Em vez de oleaginosas, você pode usar coco ralado para fazer leite de coco caseiro (nesse caso, não é necessário deixar de molho, use direto)

- Está com preguiça ou sem tempo? Use 1 xícara de pasta de amêndoas para + 1 xícara de água quente e bata no liquidificador; seu leite ficará prontos em segundos!

A polpa restante pode – e DEVE – ser reaproveitada. Não jogue fora. Algumas ideias:

• Adicione a panquecas, muffins ou massas de bolo

• Use por cima de bolos para enfeitar

• Coloque em pudins, mingau de aveia, smoothies

• Espalhe por cima do pão com uma regada de maple

• Desidrate no desidratador ou no forno para usar em empanados.


DICA:

Eu pessoalmente uso oleaginosas somente em receitas crudívoras. Para forno, prefiro sempre o leite de coco, pois ele não talha. (Bárbara, blog Barbarelismus)

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis