Molho de “Queijo” feito com Batatas e Cenoura

A melhor coisa para se fazer com sobras de batata e cenoura. Um molho super cremoso que pode ser usado em pizzas, sanduíches, massas, risotos  ou o que você imaginar.  Com este queijinho você pode fazer um delicioso mac & cheese vegano e muitas outras delícias. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus




INGREDIENTES 

  • 2 xícaras de batatas, em cubos
  • 1 xícara de cenoura, em cubos
  • 1/2 xícara de água (pode ser a água do cozimento)
  • 1/3 de xícara de azeite
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco
  • 1/2 xícara de Nutritional Yeast Levedura nutricional (NÃO é levedo de cerveja!)
  • 1/4 de colher de chá de cebola em pó
  • 1/4 de colher de chá de alho em pó
  • Pitada de pimenta caiena


COMO FAZER

1. Cozinhe a batatas e a cenoura em uma panela até que fiquem macias.

2. Coloque a batata e a cenoura junto com os outros ingredientes no liquidificador (você pode usar a água do cozimento, se quiser ou usar água limpa). Processe até virar um creme liso.

3. Sirva imediatamente ou deixe esfriar e conserve na geladeira por até uma semana em pote de vidro tampado. Nota: O queijo vai endurecer um pouco na geladeira. Basta aquecê-lo novamente para amolecer.


Receita original em inglês do site Veggie on a Penny: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Olá, tem algum substituto para o nutritional yeast? Acho que não encontro na minha cidade. Espero que sim, pois quero muito fazer esta receita. Beijo. Grata. Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Karine, tudo bem?

      O Nutritional yeast dá o gostinho de queijo para esta receita. O que tu podes fazer para que o teu molho fique com um gosto de queijo, é usar um punhado de castanhas de caju colocando na hora que for liquidificar todos os outros ingredientes. A castanha não deve ser torrada, de preferência. Com isto vais estar enriquecendo o sabor e o valor nutricional do teu molho e vai ficar muito delicioso.
      O Nutritional Yeast é um produto importado e não está a venda em lojas no Brasil. Nós vendemos na nossa loja online e entregamos para todo o Brasil. Se estiver interessada em saber mais sobre o produto ou adquirir, visite a nossa loja neste link http://loja.veganana.com.br/home/8-nutritional-yeast.html

      Espero ter ajudado, se fizer a receita com as castanhas volta para nos contar como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Ola fiz esta receita mas como não tinha o nutricional yeast,fiz com as castanhas e resultou muito bem. Obrigado. Lisete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisete, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Fico feliz que fizeste com as castanhas e deu certo. Realmente fica muito gostoso, eu adoro usar castanhas nos molhos porque deixa aquele gostinho que lembra o queijo. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis