Queijo Tipo Americano Fatiado

Não acreditei que consegui fazer um queijo igualzinho a aqueles que você compra em supermercado, embalados! Super simples, MUITO mais saudável e facílimo de fazer. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus



PARA A BASE DO QUEIJO
  • 1 xícara de castanha-de-caju, demolhadas no mínimo por 2 horas em água quente
  • 1/4 de xícara de suco de limão
  • 1/4 de xícara de água
  • 1 pimentão vermelho grande (225 g), descaroçado e picado
  • 1/3 de xícara de Nutritional Yeast/Levedura nutricional
  • 1 colher de sopa de cebola em pó
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de chá de mostarda amarela
  • 1 colher de chá de sal rosa do Himalaia


PARA O GEL DE AGAR
  • 1 xícara de água
  • 8 colheres de chá de agar em pó*

*A receita original usou bem menos, não tinha funcionado comigo, então aumentei a dose de agar e ficou ótimo assim.


COMO FAZER A BASE DO QUEIJO

1. Deixe as castanhas de molho por pelo menos duas horas em água quente (eu deixo a noite toda e ainda troco a água que esfria por nova água quente quando me lembro). Quanto mais tempo, melhor, assim elas ficam fáceis de processar e deixar o resultado mais cremoso e sem granulados. Depois de amolecidas, descarte a água.

2. Em um liquidificador potente, adicione: o suco de limão, a água e o pimentão vermelho. Processe até virar um líquido homogêneo.

3. Adicione as castanhas amolecidas, o Nutritional Yeast, a cebola, o alho, a mostarda e o sal. Processe até virar uma pasta cremosa sem granulados. Reserve (no próprio copo do liquidificador).


COMO FAZER O GEL DE AGAR:

1. Antes de começar a fazer o gel, prepare a fôrma forrando com plástico e reserve.

2. Quando a mistura do queijo estiver pronta, é hora de fazer o gel.

3. Em uma panela pequena, ferva 1/2 xícara de água e adicione depois o agar. Mexa continuamente até que o agar dissolva (isso pode demorar alguns minutos). Não pare de mexer! Se ele endurecer e virar um gel na panela, retorne ao fogo para que derreta novamente.

4. Ligue o liquidificador e, quando estiver processando, abra a pequena abertura central da tampa até ver o vortex. Despeje o gel de agar e deixe processar até que tudo esteja combinado. É um processo MUITO RÁPIDO! Se você demorar muito, o agar endurece em poucos segundos. Tenha cuidado também para não deixar o agar quente espirrar na sua pele quando colocar o gel.

5. Despeje a mistura final na fôrma e coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos.

6. Remova o queijo da fôrma e corte em quadradinhos se preferir o efeito de queijo embalado. Duram de 5 a 7 dias na geladeira em um recipiente fechado.


Receita original em inglês do site "Nouveau Raw": Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". 
SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis