Arroz Cremoso com Cenoura Ralada

Fiz este arroz para aproveitar sobras que tinha na geladeira e fui adicionando ingredientes até que surgiu esta receita deliciosa que foi muito elogiada aqui em casa. Simples e muito gostoso.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A ideia para fazer esta receita surgiu da necessidade de aproveitar a polpa de cenoura do suco que tinha feito pela manhã e uma sobra de molho de tomates do dia anterior que resolvi misturar e preparar um arroz. Ficou cremoso, delicioso e para minha surpresa foi o maior sucesso aqui em casa. Sinceramente quando comecei a fazer não imaginei que ficaria tão gostoso. O marido pediu bis, o que é um ótimo sinal. Este arroz poderia ter sido um risoto se eu tivesse feito com arroz arbóreo, mas como não tinha o arbóreo em casa resolvi fazer com arroz comum mesmo. Se quiser experimentar esta mesma combinação que eu fiz e não tiver a polpa de cenoura como eu tinha, processe uma cenoura pequena bem fininha. E quanto ao molho, se não tiver uma sobra, não se preocupe. Acrescente mais cebolas e uns dois ou 3 tomates bem maduros ao refogado que o seu molho vai se fazer junto com o arroz. Se quiser fazer deste um prato principal, acrescente amêndoas ou castanhas tostadas ao arroz para incrementar o valor nutricional, e o sabor, é claro.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 3 porções
Preparação: 30 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 xícara de arroz de sua preferência
  • 1 xícara de cenoura ralada bem fininha
  • 1 xícara de molho de tomates caseiro *
  • 1 cebola pequena picada
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 1 colher de óleo vegetal
  • sal e pimenta do reino a seu gosto
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga vegetal (opcional)



PREPARO

Aqueça o óleo em uma panela média e frite a cebola picada junto com a páprica. Abaixe o fogo, acrescente uma pitadinha de sal e deixe fritar até a cebola dourar. Acrescente o arroz e frite junto com a cebola, tendo o cuidado de mexer sempre para não pegar no fundo da panela. Acrescente a cenoura ralada bem fininha e misture ao arroz. Deixe refogar junto por alguns minutinhos. Acrescente por último o molho de tomates previamente preparado e misture ao refogado do arroz. Acrescente água fervente, o dobro da quantidade de ingredientes secos. Ajuste o sal, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz esteja macio. Eu usei uma colher de óleo de coco que acrescentei no arroz depois de pronto. Se você quiser pode usar manteiga vegetal (caso tenha em casa), ou então deixe assim mesmo e coloque um fiozinho de azeite de oliva na hora de servir. Acrescente a cebolinha verde picada reservando uma pequena porção para decorar o prato quando for servir. Sirva acompanhado de salada ou como preferir. 

* Eu usei uma sobra de molho de tomates que tinha feito no dia anterior. Você pode aumentar a quantidade de cebola e acrescentar uns dois ou 3 tomates bem maduros ao refogado antes de colocar o arroz para que o molho se forme junto e fique bem cremoso. Eu usei o molho porque estava pronto, caso contrario teria feito assim como falei. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Acompanho suas receitas algum tempo(4 meses de vegetariana❤), mas hoje não tinha como deixar de comentar...
    Fiz o arroz para o almoço, ralei a cenoura, comprei um molho com pedaços de tomate, pq amanhã que é dia de feira rsrs e como não tinha a paprica defumada, substitui pela picante.
    Gente, o que é isso? Que delícia, um arroz digno de servir aos domingos para uma visita e arrasar rsrs.
    Muito obrigada por esse blog, tem me ajudado muito nessa transição ❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever este recadinho tão simpático, adorei saber que fizeste a receita e foi aprovada. Uma ideia simples que realmente fica muito boa, e pode ser servida em qualquer ocasião.
      Parabéns pela tua escolha em relação a alimentação vegetariana! Fico feliz em saber que estás trilhando este caminho, e fico na torcida por ti.
      Bom demais saber que as minhas receitas te inspiram de alguma forma. Obrigada por acompanhar o blog e escrever este comentário que me deixou tão feliz!

      um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Como sempre uma receita rápida e deliciosa, vou fazer com certeza! A lentilha com batatas foi um sucesso também..rs
    Bjs e obrigada!
    Licia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Licia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pela visita e comentário tão simpático. Fiquei feliz que gostaste da receita das batatas com lentilhas. Aqui em casa sempre é um grande sucesso. Eu realmente gosto de receitas simples, aquelas que ficam com um gostinho de comida caseira, e que ainda são de simples preparo. Este arroz realmente ficou delicioso. Foi uma combinação inusitada que rendeu muitos elogios aqui em casa. Se fizeres me conta como ficou.
      Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Rebeca, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo comentário. Que bom que gostaste da receita, se fizer, me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis