Salada de Beterraba com Laranja

Se você gosta de beterrabas vai adorar esta saladinha colorida e saborosa. Uma combinação agridoce com um lindo visual que vai enfeitar a sua mesa. Se preferir fazer a versão crudívora desta receita, corte em fatias ou cubinhos, ou rale no ralador grosso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

A beterraba possui baixo teor calórico e alto valor nutricional. Rica em ferro, sódio, potássio e magnésio, também é uma excelente fonte de minerais e fibras. Muito versátil, com ela você pode preparar deliciosas e coloridas saladas, sopas, pastinhas e muito mais. Perfeita para preparar sucos e smoothies. Esta salada também pode ser preparada com a beterraba crua cortada em fatias bem finas. Consumindo a beterraba crua se tem um aproveitamento total dos valores nutricionais, especialmente as enzimas. Saiba mais sobre este delicioso legume aqui.

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 3 porções
Preparação: 30 minutos


INGREDIENTES

  • 2 beterrabas grandes cozidas
  • 1 laranja grande (eu usei de umbigo)
  • 1 cebola roxa pequena fatiada
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • suco de meio limão ou mais se desejar
  • sal e pimenta do reino a gosto


PREPARO

Lave bem as beterrabas com uma escovinha.  Corte as pontas e corte pela metade. Leve para cozinhar com as cascas em água e sal. Após levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Espete um dos pedaços com a ponta de uma faca para ver se estão cozidas. Se não estiver cozida o suficiente para o seu gosto, deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe cozinhar al dente, não cozinhe demais. Quando estiverem cozidas, escorra a água e deixe esfriar o suficiente para que você possa remover a casca. Com um pedaço de toalha de papel, remova a casca da beterraba. Corte em pequenos cubinhos e disponha em uma saladeira. Verifique o tempero, acrescente um pouco mais de sal se achar necessário. Coloque uma colher de sopa de cebolinha picada, esprema um pouco de limão sobre as beterrabas e coloque uma colher de sopa de azeite de oliva. Misture e reserve. É importante temperar a beterraba cozida sozinha antes de acrescentar a laranja picada, a cebolinha e as fatias de cebola para que as mesmas não fiquem manchadas com a beterraba e a salada fique mais bonitinha. Tempere as beterrabas a seu gosto acrescentando ervas frescas ou secas que desejar. 

Descasque e corte a laranja em pequenos cubinhos. Pique a cebolinha verde e fatie a cebola roxa no formato que desejar. Com cuidado coloque os cubinhos de laranja sobre a beterraba previamente temperada. Não misture para não manchar os cubinhos de laranja. Depois coloque as fatias de cebola roxa e por último espalhe a cebolinha verde picada. Na hora de servir acrescente o restante do azeite de oliva e se achar necessário, esprema um pouco mais de limão. Decore a seu gosto e sirva em seguida. No verão esta salada pode ser servida como prato principal se você acrescentar algum tipo de oleaginosa como nozes, castanhas ou amêndoas, ou se preferir pode usar sementes como girassol, abóbora ou qualquer outra fonte de proteína vegetal.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis