Ensopadinho de Batatas com Lentilha

Esta receita é sensacional. Já fiz várias vezes, e sempre é muito apreciada por quem experimenta. Uma ideia muito simples que resulta em um prato delicioso, nutritivo e de rápido preparo. Um arroz e salada complementam esta deliciosa sugestão. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


A inspiração para esta receita veio do blog Na Casa da Ma. Desde que eu vi fiquei com muita vontade de experimentar, e realmente ficou muito bom. Eu modifiquei a receita, e cozinhei a lentilha junto com as batatas, ao invés de usar lentilha cozida como na receita original. Também usei tomates frescos ao invés de molho de tomates, e deixei pedaços grandes, com menos caldo.Já fiz várias vezes e adoramos esta receita aqui em casa. Os temperos ficam por conta do seu gosto. A ideia é muito simples, cozinhar as batatas e lentilhas com temperos e o molho se forma enquanto cozinha. Na ocasião que fiz esta receita para postar, eu não tinha cebolinha verde fresca em casa. Adoraria ter colocado no final da receita, mas infelizmente quando me dei conta que não tinha mais cebolinha, já tinha começado a receita. Se você gosta de cebolinha verde, use a vontade, fica maravilhoso!

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 45 minutos



INGREDIENTES 

  • 1/2 xícara de lentilha crua
  • 1/2 quilo de batatas 
  • 1 cebola grande picada
  • 5 tomates grandes bem maduros
  • 1/2 pimentão vermelho 
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 1 colher de sopa de orégano seco (opcional)
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada (opcional)
  • 1 pitada de cominho em pó (opcional)
  • 1 colher de cafezinho de pimenta caiena (opcional)
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • sal do himalaia ou marinho a gosto
  • pimenta do reino a gosto (opcional)


PREPARO

Comece preparando a lentilha. Lave bem em água corrente e deixe de molho enquanto prepara o restante dos ingredientes. Lave e descasque as batatas e corte em pequenos cubinhos. Pique os tomates e o pimentão, pique a cebola, a salsa e a cebolinha. Deixe tudo pronto para quando iniciar o preparo da receita. 





A lentilha não necessita ficar muito tempo de molho.O tempo de preparo dos legumes é o suficiente, e você já pode utilizar. É muito importante lavar várias vezes em água corrente antes de deixar de molho, e depois disto escorrer e jogar fora a água do molho. Utilize apenas os grãos.  





Em uma panela grande coloque o óleo e os temperos secos que vai utilizar. Eu usei páprica defumada em flocos. Deixe aquecer em fogo baixo por alguns segundos apenas para liberar o sabor ao óleo.





Adicione a cebola picada e aumente um pouco o fogo para deixar fritar. Misture bem com uma colher de pau para ficar coberta com o óleo e o tempero.




Adicione um pouco de sal e deixe fritar até que a cebola fique bem douradinha. Cuide para não queimar.





Se estiver usando tomates orgânicos, não precisa descascar. Pode deixar as sementes também, se desejar. Eu usei pimentão vermelho e cor de laranja. Use o que você preferir, se for utilizar pimentão.






Deixe a cebola fritar até que fique transparente e comece a dourar.











Acrescente o pimentão picado se for utilizar.






Misture o pimentão ao refogado e deixe por um minuto até incorporar os sabores.







Continue mexendo sempre e deixe o refogado apurar até que fique bem douradinho.







Acrescente os tomates picados e misture ao refogado.





Deixe fritar por um minutinho mais ou menos até que comece a formar líquido por causa dos tomates.







A lentilha que ficou de molho antes, está pronta para ser utilizada agora. Não esqueça de escorrer e jogar fora a água do molho.








Adicione a lentilha ao molho.







Misture bem a lentilha ao refogado.






As batatas devem estar cortadas em cubinhos de tamanho médio.






Adicione os cubinhos de batata ao molho.







Cubra com água o suficiente, calculando no mínimo o dobro do volume dos ingredientes sólidos.







Tampe a panela e aumente o fogo para ferver.





Quando levantar fervura, acerte o sal e acrescente algum outro tempero que achar necessário.





Acrescente o orégano seco e a salsinha desidratada se for utilizar. Se tiver salsinha fresca e cebolinha verde em casa, use e abuse porque combinam perfeitamente com este prato. Eu não tinha....




Você pode controlar a consistência do ensopado. Se quiser mais líquido, acrescente mais água e ajuste os temperos. Eu fiz mais cremoso, com menos caldo. Sirva com arroz e salada. Bom apetite!




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Ficou maravilhoso, apenas coloquei tomilho ao invés de orégano. Muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e comentar sobre a receita. Que bom que gostaste, fico feliz em saber e agradeço pela visita, venha mais vezes!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis