Risoto de Cevadinha com Tomate e Alho Poró

Cevadinha é uma delícia que está sempre presente no nosso cardápio. É um cereal rico em nutrientes, de baixo valor calórico Muito versátil, simples e rápido de preparar, você pode simplesmente cozinhar como faz com o arroz e inventar pratos deliciosos acrescentando legumes e temperos de sua preferencia. Na medida do possível utilize alimentos orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


A cevadinha, também conhecida por cevada em grãos, é um dos mais antigos cereais utilizados pelo homem. Rica em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes como o cálcio, fósforo e potássio que ajudam a prevenir a ação dos radicais livres. Tem também um efeito diurético ajudando a diminuir a retenção de líquidos, limpando o sangue e os rins de impurezas. Com tantos benefícios para a saúde, vale a pena investir no consumo deste maravilhoso alimento.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 3 porções
Preparação: 40 minutos



INGREDIENTES
  • 1 xícara de cevadinha crua
  • 1/2 xícara de alho poró picado
  • 1 cebola média picada
  • 1 tomate grande maduro
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde 
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • pimenta do reino 
  • sal a gosto 


PREPARO

Prepare a cevadinha primeiro. Lave bem em água corrente e deixe de molho em água fria apenas enquanto prepara os outros ingredientes. A cevadinha cozinha rápido como o arroz, não necessita deixar de molho por muito tempo, mas sempre é bom deixar alguns minutos apenas para retirar os anti nutrientes. Deixe os grãos de cevadinha de molho em água por mais ou menos 15 minutos. 




COZINHANDO A CEVADINHA

Escorra bem a água que deixou a cevadinha de molho e coloque em uma panela média e adicione 3 xícaras de água e sal a seu gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar. Quando levantar fervura diminua o fogo e deixe por mais 20 minutos até que os grãos estejam tenros e macios. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada enquanto prepara o refogado.



PARA O REFOGADO

Corte a cebola em pequenos cubinhos e reserve. Lave bem o alho poró e seque com um papel toalha antes de cortar. Pique em fatias pequenas e reserve. Corte o tomate em pequenos cubinhos e reserve. Por último pique a cebolinha verde e deixe separada para usar no final da receita. 






Em uma frigideira aqueça o óleo e acrescente a páprica defumada se for utilizar. Deixe fritar por alguns segundos apenas para que a paprica libere o sabor para o óleo.






Adicione a cebola picada e tempere com uma pitadinha de sal mexendo para incorporar ao tempero.





Deixe a cebola fritar até que fique dourada tendo o cuidado de não deixar queimar.





Adicione o alho poró picado e misture à cebola.










Deixe os temperos fritar juntos até que o refogado apure bem.




Acrescente o tomate picado e misture bem deixando refogar por mais uns 3 minutos. Ajuste o tempero, adicione mais sal se for necessário e se quiser adicione ervas secas ou frescas ao seu gosto.





Adicione a cebolinha verde picada salvando uma porção para colocar no risoto depois de pronto.





Misture a cebolinha ao refogado e deixe por um minutinho apenas para pegar o sabor.









A cevadinha já está cozida e pronta para misturar ao refogado.





Adicione pequenas porções de cevadinha e misture delicadamente ao refogado mantendo o fogo baixo.








Depois que misturar a cevadinha ao refogado, verifique o tempero e ajuste se for necessário. Eu coloquei uma colher de sopa de óleo de coco sem sabor para deixar o risoto mais cremoso. isto é opcional.




Coloque o risoto em uma travessa, decore com o restante das cebolinhas picadas e se quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem na hora de servir. Sirva com salada de folhas verdes.

Saiba mais sobre a cevadinha clicando aqui

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis