Salada de Batata Doce Assada com Ervas Frescas

Depois que experimentei salada de batata doce assada, faço com muita frequência para nós, variando o sabor, acrescentando temperos, ervas e inventando novas receitas. Esta é uma salada diferente, gostosa demais, e muito simples de fazer. Use a batata doce que você conseguir, e combine  ervas aromáticas de sua preferência para preparar esta salada. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

A batata doce é rica em vitaminas e fibras, sendo uma alternativa saudável e saborosa que vale a pena incluir nas suas refeições. Use a batata doce que você encontrar para fazer esta receita. Eu usei a batata doce alaranjada que é a mais comum aqui nos Eua onde moro. Eu amo a batata doce branca do Brasil, especialmente assada, e com certeza faria esta mesma receita caso conseguisse encontrar aqui. Você pode inventar muitas e deliciosas combinações de aromas diferentes utilizando ervas secas ou frescas para temperar a salada de batata doce. Nenhum dos temperos que eu usei é obrigatório nesta receita. Tempero é algo muito pessoal e você com certeza vai encontrar a combinação que mais lhe agrada para preparar uma saladinha bem ao seu gosto.

Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 50 minutos




INGREDIENTES
  • 3 unidades de batata doce médias
  • 2 colheres de sopa de óleo 
  • 1 colher de chá de sal


PARA TEMPERAR A SALADA 
  • 2 colheres de sopa de salsinha 
  • 1 colher de sopa de cebolinha miúda
  • 2 colheres de sopa de hortelã picada
  • 2 ramos de tomilho 
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem 
  • pimenta do reino moída na hora (opcional)
  • limão espremido

PREPARO

Pré aqueça o forno a 200C. Lave e descasque as batatas. Corte em quadradinhos médios. Coloque em uma vasilha grande e cubra com água fria. Deixe descansar por 10 minutos. Escorra as batatas, seque bem com papel toalha, transfira para um pirex e tempere com sal a seu gosto. Cuidado para não colocar muito sal. Para esta quantidade de batatas, uma colher de chá de sal é suficiente, porque você vai misturar os outros temperos também, e sempre é possível ajustar o sal mesmo depois que as batatas estiverem assadas. 




Coloque as 2 colheres de sopa de óleo sobre as batatas e misture bem. Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua as batatas por igual. 

.



Asse por 35 minutos em forno pré-aquecido a 200C. Na metade do tempo de forno vire as batatas com para que assem por igual. Vire delicadamente as batatas tomando cuidado para não quebrar. Deixe assar novamente até completar o tempo indicado.




As batatas estarão prontas quando ficarem douradas por fora e cozidas por dentro com um leve aspecto de caramelizadas. Remova da assadeira e coloque em uma travessa e deixe esfriar um pouco. 

Coloque então o azeite de oliva, esprema o limão e adicione as ervas frescas que for utilizar, picadas em pedacinhos. Ajuste o sal se achar necessário. Pode usar ervas secas e outros temperos se preferir. também, fica uma delícia. Depois de temperar, coloque a travessa na geladeira por uns 15 minutos antes de servir. Decore a seu gosto e sirva como acompanhamento de um prato leve. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis