Salada de Cenoura com Laranja e Gergelim

Cenoura com laranja é, na minha opinião, uma combinação perfeita. Adoro, tanto no suco como em saladas como esta que preparei para vocês. Adicionei sementes de gergelim para potencializar o valor nutritivo da salada. O tempero não pode ser mais simples, apenas o básico que eu gosto, uma pitadinha de sal do himalaia, limão e azeite de oliva extra-virgem. Tudo fresquinho, orgânico e muito delicioso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana



Eu usei salsinha fresca picada, porque era o que eu tinha disponível em casa, e achei que combinava muito bem com os outros ingredientes. A combinação de sabores nesta salada ficou muito especial, um leve gostinho cítrico agridoce por conta da laranja e do limão combinados com os temperos utilizados. Você pode usar ervas frescas que tiver em casa como hortelã ou manjericão. Se quiser pode adicionar cebolinha verde picada.


Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 4 porções 

Preparação: 15 minutos




INGREDIENTES 

  • 4 cenouras médias
  • 1 laranja grande cortada em cubinhos
  • limão espremido na quantidade que desejar 
  • salsinha fresca picada a gosto
  • 1 colher de sopa de gergelim
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • azeite de oliva extra virgem
  • alface ou outro vegetal a seu gosto


PREPARO 

Lave bem as cenouras, seque com papel e rale no ralador na parte mais grossa. Se tiver um processador que fatie as cenouras, pode utilizar, ou se preferir pode usar um mandolim para fatiar as cenouras. O formato fica a sua escolha. Eu usei a parte grossa do ralador. Coloque as cenouras em uma saladeira e esprema o limão na quantidade que desejar. Descasque e corte a laranja em pequenos cubinhos e misture com a cenoura ralada. Pique os temperos (ervas frescas) que for utilizar e misture. Eu usei salsinha picada. Tempere a salada com sal e pimenta do reino a seu gosto. Adicione o azeite de oliva e por último salpique as sementes de gergelim. Eu usei gergelim branco misturado com o preto porque tinha os dois em casa. Use o que você quiser. Se preferir pode adicionar outro tipo de sementes como girassol ou abóbora. Decore a gosto e sirva imediatamente, acompanhada de folhas verdes. Faça a quantidade de salada que vai consumir, para manter o frescor e nutrientes da salada que não fica muito boa se guardada. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis