Cenoura com laranja é, na minha opinião, uma combinação perfeita. Adoro, tanto no suco como em saladas como esta que preparei para vocês. Adicionei sementes de gergelim para potencializar o valor nutritivo da salada. O tempero não pode ser mais simples, apenas o básico que eu gosto, uma pitadinha de sal do himalaia, limão e azeite de oliva extra-virgem. Tudo fresquinho, orgânico e muito delicioso.
Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Eu usei salsinha fresca picada, porque era o que eu tinha disponível em casa, e achei que combinava muito bem com os outros ingredientes. A combinação de sabores nesta salada ficou muito especial, um leve gostinho cítrico agridoce por conta da laranja e do limão combinados com os temperos utilizados. Você pode usar ervas frescas que tiver em casa como hortelã ou manjericão. Se quiser pode adicionar cebolinha verde picada.
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 15 minutos
INGREDIENTES
- 4 cenouras médias
- 1 laranja grande cortada em cubinhos
- limão espremido na quantidade que desejar
- salsinha fresca picada a gosto
- 1 colher de sopa de gergelim
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite de oliva extra virgem
- alface ou outro vegetal a seu gosto
PREPARO
Lave bem as cenouras, seque com papel e rale no ralador na parte mais grossa. Se tiver um processador que fatie as cenouras, pode utilizar, ou se preferir pode usar um mandolim para fatiar as cenouras. O formato fica a sua escolha. Eu usei a parte grossa do ralador. Coloque as cenouras em uma saladeira e esprema o limão na quantidade que desejar. Descasque e corte a laranja em pequenos cubinhos e misture com a cenoura ralada. Pique os temperos (ervas frescas) que for utilizar e misture. Eu usei salsinha picada. Tempere a salada com sal e pimenta do reino a seu gosto. Adicione o azeite de oliva e por último salpique as sementes de gergelim. Eu usei gergelim branco misturado com o preto porque tinha os dois em casa. Use o que você quiser. Se preferir pode adicionar outro tipo de sementes como girassol ou abóbora. Decore a gosto e sirva imediatamente, acompanhada de folhas verdes. Faça a quantidade de salada que vai consumir, para manter o frescor e nutrientes da salada que não fica muito boa se guardada.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
Nenhum comentário
Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!
Lori Ellis