Rolinhos Primavera Vietnamitas com Tofu

Eu finalmente descobri como fazer rolinhos primavera e fiquei apaixonada. Simples e muito deliciosos! Eu assei o tofu em fogo alto por cerca de 30 minutos (mais saudável), mas vou passar a receita dele como no original, e você escolhe como fazer. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus


PARA OS ROLINHOS:
  • ½ xícara de cenouras, pimentão vermelho e pepino, todos cortados à Julienne (em tirinhas finas)
  • 1 punhado de coentro fresco
  • 1 punhado de menta fresca
  • 120g de macarrão tipo vermicelli (de arroz)
  • 8 a 10 papéis de arroz para enrolar


PARA O MOLHO DE MANTEIGA/PASTA DE AMÊNDOAS:
  • 1/3 de xícara de pasta/manteiga de amêndoa pura cremosa, sem açúcar (mas pode ser com sal)
  • 1 colher de sopa de Tamari ou molho de soja
  • 1 a 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou demerara ou mascavo
  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco
  • ½ colher de chá de pasta de alho picante (ou alho misturado com pimenta, a gosto)
  • Água quente para diluir


PARA O TOFU CROCANTE:

  • 200g de tofu extra firme, drenado e pressionado entre papel toalha para tirar o máximo de água
  • 4 colheres de sopa de óleo de gergelim, dividido em duas partes
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 ½ colheres de sopa do Molho de manteiga de amêndoa acima
  • 1 colher de sopa de Tamari ou molho de soja
  • 1 colher de sopa de açúcar de coco ou demerara ou mascavo


COMO FAZER:

1. Comece cozinhando o vermicelli por cerca de 10 minutos. Quando pronto, reserve.

2. Enquanto o macarrão cozinha, aqueça uma frigideira com o óleo de gergelim sobre fogo médio e corte o tofu em pequenos retângulos. Empane as tirinhas de tofu em cerca de 3 colheres de sopa de amido de milho e salteie na frigideira rapidamente por cerca de 5 minutos, virando em todos os lados para que dourem por igual.

3. Remova da frigideira e reserve.

4. Prepare os vegetais e o molho de pasta de amêndoa colocando todos os ingredientes do molho em uma tigela (exceto a água) e mexendo bem. Em seguida, adicione água quente até chegar na consistência desejada. Ajuste os temperos a gosto (talvez mais alho ou mais açúcar).

5. Para que o tofu fique mais saboroso, transfira 2 ½ colheres de sopa do molho para uma tigela pequena e adicione uma colher de sopa de Tamari, uma de óleo de gergelim e uma de açúcar de coco. Misture.

6. (NOTA: nesta parte eu assei por 30 minutos em forno quente pré-aquecido, não usei frigideira) Coloque o tofu de volta na frigideira sobre fogo médio e adicione o molho que você acabou de preparar para o tofu até que ele fique bem coberto. Cozinhe até que o molho seja totalmente absorvido e o tofu fique mais brilhoso, mexendo sempre. Reserve.

7. Para montar os rolinhos, coloque água quente em um prato grande e raso ou frigideira limpa e mergulhe o papel de arroz por cerca de 10-15 segundos.

8. Transfira o papel para uma superfície lisa, aberto.

9. Na parte inferior do papel (não muito na extremidade, deixe pelo menos 1 dedo de espaço) adicione o vermicelli, os vegetais, as ervas e o tofu. Cuidadosamente enrole uma vez e dobre os cantos direito e esquerdo, rolando de novo até ficarem enrolados e totalmente selados.

10. Coloque a “costura” para baixo em um prato de servir (assim não desmontam). Repita até fazer todos os rolinhos.

11. Sirva com o Molho de manteiga de amêndoa e, se quiser, com algum outro molho picante, como o Sriracha. O ideal é consumir imediatamente enquanto os rolinhos estão frescos.

Receita original em inglês do site Minimalist Baker: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis