Tempeh Marinado Básico de Forno

Acho que com essa receita qualquer um vai conseguir finalmente gostar de tempeh, que não é um produto de soja muito apreciado. O segredo de preparo do tempeh é deixar marinando, quanto mais tempo, melhor. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

Tempeh é um delicioso e nutritivo produto elaborado a partir de grãos de soja cozidos e fermentados que são prensados em forma de um bloco retangular. Existem algumas opções de tempeh com adição de outros grãos e sementes. É uma excelente fonte de proteína, não contém colesterol, e tem um alto valor nutricional. Os produtos fermentados derivados de soja são a melhor e mais saudável alternativa de consumir este grão. Pode ser um pouco difícil encontrar tempeh em supermercados no Brasil, mas você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou mercados públicos. Procure na seção de refrigerados, geralmente está perto do tofu. O tempeh tem um sabor meio acastanhado, e uma textura firme que pode ser grelhado, frito cozido ou assado sem perder a textura. Absorve bem os temperos, sendo muito fácil de preparar. Pode der fatiado, cortado em cubinhos, ou como você preferir de acordo com a receita que vai fazer. O ideal é sempre marinar por algum tempo com temperos para realçar o sabor antes do preparo.


INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa de Tamari ou molho de soja
  • 1 ½ colher de sopa de vinagre
  • 1 colher de chá de Liquid Smoke/Fumaça líquida (opcional, mas recomendado)
  • Ervas de sua preferência (opcional)
  • 1 rolo de tempeh (230 g), fatiado ou em rodelas


COMO FAZER: 

1. Misture o Tamari, o vinagre e o Liquid Smoke em uma tigela de vidro ou cerâmica (de algum material não reagente). Se estiver usando ervas, adicione-as também. Em seguida, misture junto o tempeh. Deixe marinando em temperatura ambiente por pelo menos 1 hora ou então na geladeira por até 2 dias. Sempre que lembrar, dê uma mexida e vire o tempeh para ele absorver o molho por todos os lados.

2. 15 minutos antes de assar o tempeh, ligue o forno a 190°C.

3.
Coloque os pedaços de tempeh sobre a bandeja do forno forrada deixando um pequeno espaço entre as fatias para que não grudem. Asse por 12 a 15 minutos, então vire as fatias e asse por mais 10 minutos. Retire do forno e use conforme preferir.

Receita original em inglês do site Epicurious: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

Saiba mais ou compre Fumaça líquida, na Loja Veganana clicando aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis