Por Lori Ellis /Veganana
Pesquisando sobre a moqueca de banana-da-terra, eu descobri que o modo tradicional de preparo requer uma panela de barro. Claro que eu não tenho, e acabei fazendo na frigideira de cerâmica mesmo. Já procurei por panela de barro aqui nos Usa, e achei muito caro, acabei não comprando. Vou pesquisar mais, pois esta é uma panela que eu gostaria de ter, especialmente depois de me apaixonar por esta deliciosa receita, vou querer aprimorar a técnica para chegar mais perto da original. Quem sabe quando eu for ao Brasil da próxima vez, possa trazer uma panela de barro das boas (nem que seja no colo), rsrsrs
Na ocasião que eu fiz esta receita, não tive a oportunidade de saborear como gostaria, porque fiz muitas fotos do passo a passo e depois de pronta, fiz as fotos, para não perder o visual fresco e lindo da moqueca. Resultado, depois de mais de 200 fotos feitas, na hora de comer já não estava tão boa como quando recém cozida. Então eu descobri que este prato deve ser consumido ainda quente, e que não fica muito bom se sobrar, a banana vai endurecendo a medida que esfria. Guardar para o outro dia, nem pensar, eu fiz isto e não gostei da moqueca requentada. O ideal é preparar uma quantidade que vai ser consumida no dia, para poder aproveitar bem o sabor da moqueca fresquinha.
Quando consegui comprar o azeite de dendê, repeti a receita para saborear sem me preocupar com fotos. Vida de blogueiro é assim mesmo, primeiro as fotos, depois se pensa em comer. Geralmente a comida está fria, passada do ponto, quando se vai comer, mas o importante mesmo são as fotos. Também descobri que é possível fazer moqueca com palmito, cogumelos e carne de jaca verde. Com certeza vou experimentar estas possibilidades também.
Rendimento: 8 porções
Preparação: 40 minutos
INGREDIENTES
- 3 bananas-da-terra maduras
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- suco de 1 limão grande
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho grandes
- 2 tomates grandes picados
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê (eu não usei)
- 1 xícara de leite de coco cremoso
- coentro (opcional, eu não usei)
- 1/4 de xícara de pimentão vermelho picado
- pimenta do reino moída (opcional)
- sal marinho ou do hilamaia a gosto
PREPARO
Eu fiz o molho de tomates em uma panela separada, totalmente diferente do que manda a receita original. Se quiser seguir a receita original e fizer na panela de barro, frite os temperos, prepare o molho e adicione as fatias de banana para cozinhar no molho. Se fizer fazer a legítima moqueca baiana veja a receita da Bela Gil clicando aqui. Veja abaixo como eu fiz.
Pique a cebola e o tomate. Aqueça 2 colheres de sopa de óleo na panela e frite a cebola, deixando dourar um pouco até que fique transparente. Tempere com uma pitadinha de sal. Acrescente o pimentão e os tomates picados, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar enquanto prepara o restante da receita.
Descasque as bananas e corte em 3 pedaços. Corte cada pedaço em fatias grossas no sentido do comprimento.
Eu fiz 3 fatias de cada pedaço porque as bananas que utilizei eram bem grandes. Disponha as fatias em um prato grande depois de cortadas.
Esprema o limão sobre as fatias de banana distribuindo uniformemente. Tempere com uma pitadinha de sal e se desejar, salpique um pouco de pimenta do reino moída na hora.
Frite rapidamente o alho picado bem miudinho e acrescente as fatias de banana. Deixe fritar por alguns minutinhos e vire com cuidado para que não se quebrem.
A estas alturas o molho já está bem cozido. Verifique o tempero e desligue o fogo. Como já falei antes, você pode fazer tudo em uma panela grande. Eu resolvi fazer assim, e no fim acabei tenho mais panelas para lavar...
Depois que as bananas estiverem douradinhas, despeje o molho de tomates sobre as mesmas e deixe por um ou dois minutos apenas para que o molho se integre às fatias de banana.
Em seguida acrescente o leite de coco. Eu usei um leite de coco bem cremoso, achei que este seria o mais indicado para esta receita.
O leite de coco vai derreter e se misturar ao molho cobrindo as bananas. Tampe a panela ou frigideira, e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 10 ou 15 minutos, até que o molho fique cremoso. Não deixe secar muito.
Sirva com o arroz que você preferir. Eu servi com arroz branco e salada. Se tiver, e quiser, pode regar com um pouco do azeite de dendê depois de pronto. Não esqueça de servir quentinho. Apesar de todo o improviso, eu amei esta receita. Virou hit aqui em casa!
A banana-da-terra tem mais vitaminas do que as outras bananas, embora tenha um valor nutricional semelhante. Ricas em potássio, fibras e vitaminas B e C, as bananas em geral são uma fonte grande fonte de energia. São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter o comprimento de 30 cm. Devem ser consumidas cozidas, fritas, assadas ou grelhadas.Clique aqui para saber mais informações.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
Oi Lori, gostei de ver sua moqueca. Sou baiana e aprecio muito a culinária tradicional da minha terra que leva dendê. Já fiz com vários ingredientes como: chuchu, abóbora, banana... e sempre fica maravilhosa. Sugiro que experimente utilizar amendoim torrado sem casca (que nesse caso entra na receita batido no liquidificador com cebola, gengibre, coentro fresco e um pouquinho de água). Parabéns e obrigada pelas suas receitas.
ResponderExcluirOi Juli, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda baianinha, muito prazer em conhecê-la! Ninguém para falar melhor da moqueca do que um baiano, e eu adorei as tuas dicas. Vou experimentar outras possibilidades agora que tenho o ingrediente principal, o famoso azeite de dendê. Tu acredita que eu nunca tinha comido moqueca? que não fazia a menor ideia do sabor do dendê? Nunca tive a oportunidade de conhecer a linda Bahia, seus encantos e sua comida tão famosa! Quando eu morava no Brasil (sou gaúcha), as coisas eram mais regionais, agora a globalização é uma realidade, e se consegue conhecer e vivenciar a cultura de outros estados brasileiros mesmo sem ir visitá-los.
Amei a ideia do amendoim torrado. Tenho em casa, e casualmente comprei banana da terra ontem. Já decidi o nosso jantar de amanhã, vai ser uma deliciosa moqueca de banana da terra com esta tua sugestão. Vou ver se consigo coentro fresco, gengibre eu tenho. Ah me empolguei. Pode deixar que depois eu volto aqui para te contar como ficou! Adorei a tua visita Juli, venha sempre por aqui, ok? Muito obrigada por acompanhar o blog, um grande abraço!
Lori Ellis
Lori, parabéns por pesquisar sobre a nossa moqueca. E no intuito de enriquecer e bem informar quem aqui chega, devo(como baiana e apreciadora de nossa culinária),aqui na Bahia fazemos tradicionalmente da seguinte forma: FATIA-se o ingrediente principal(nesse caso especifico,a banana),faz-se um vinagrete com(obrigatoriamente) coentro,pimentões,cebola,tomate e limão(tudo picado. Mergulha-se a estrela(banana,ou batatas ou batata e cenoura,ou palmito,ou jaca),etc..deixa 20minutos nessa vinagrete e doura no azeite de dendê(obrigatório p moqueca),doura cebola em rodelas,no dendê,junta o ingrediente principal,prova e ajusta o sal, põe uma pimenta fresca(do reino não serve), deixa tampado em qualquer panela(de preferência de barro,mas não altera o sabor,se for em outra não. A vantagem da panela de barro e que e térmica! Depois de uns 15 minutos a 20(depende da chama do fogo),acrescente o leite de coco(natural. Ralado e espremido e coado,e rodelas de pimentão tomate e umas folhinhas de coent
ResponderExcluirOi Silvia, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada pelo carinho de escrever esta mensagem tão cheia de informações e dicas sobre esta especialidade da culinária baiana. Este final de semana vou fazer, quero ver se encontro banana-da-terra e vou seguir as tuas dicas. Tenho todos os outros ingredientes em casa, agora não fico mais sem o azeite de dendê, que maravilha!!! Amei e agradeço muito pela receita que com certeza vindo de uma baiana legítima tem um valor imenso! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Desculpe a demora em responder a tua mensagem. Eu postei e acabei me perdendo em meio a tantas mensagens que recebo diariamente, e agora vim aqui nesta receita e vi a tua mensagem sem resposta. Bom, antes tarde do que nunca. Venha mais vezes me visitar, e se tiver mais dicas ou receitinhas baianas para me passar eu vou gostar muito.
abraços
Lori Ellis
ola! adorei passar por aqui. Sou adepta ao verganismo.Amei essa moqueca!
ResponderExcluirOi Neide, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda amiga! Muito obrigada pela visita e pelo carinho de escrever esta mensagem. Fiquei feliz que gostaste da receita, se fizer me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog, venha mais vezes me visitar!
Lori Ellis