Por Lori Ellis /Veganana
Esta foi uma pizza totalmente improvisada porque eu não tinha tomates para fazer molho, e como não uso molho pronto, acabei fazendo a pizza sem molho mesmo. Esta época do ano eu evito comprar tomates porque tenho os da horta, mas nesta ocasião, eles não estavam maduros o suficiente para fazer molho. A única coisa que eu tinha era cebola, pimentões coloridos e os primeiros tomatinhos que colhi da nossa hortinha. Ah, e claro, que usei folhas de orégano fresco da horta também, o que de certa forma salvou a minha pizza, que apesar de simples, ficou muito deliciosa. Aproveite o que você tem na geladeira para fazer a cobertura. Se você quiser pode usar farinhas sem glúten e fazer a sua pizza glúten free. Use farinha de arroz, tapioca, grão de bico ou outra que preferir, basta seguir as quantidades indicadas na receita e a sua pizza sem glúten vai ficar deliciosa. Se você não tiver uma frigideira de ferro, asse a pizza em uma forma, como ficar mais conveniente.
Preparação: 45 minutos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de chá de sal marinho ou himalaia
- 2 colheres de chá de fermento em pó (de bolo)
- água o suficiente
- 1 colher de chá de orégano seco
- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- folhas de orégano fresco
- queijo vegano (se tiver, opcional)
- óleo para untar a frigideira
- azeite para regar a pizza
A massa fica bem pegajosa e elástica. Não é necessário bater ou sovar. Basta misturar bem os ingredientes até formar uma massa uniforme.
Unte a frigideira. Eu usei óleo de coco sem sabor. Despeje a massa e espalhe bem na frigideira. Molhe as mãos para conseguir espalhar bem a massa dentro da própria frigideira.
Depois de espalhar bem a massa, leve a frigideira para o forno pré-aquecido.
Asse a massa da pizza por 15 minutos até que a massa cresça e fique firme na superfície.
Fatie os legumes que vai utilizar. Se você quiser pode preparar um molho de tomates que vai deixar a sua pizza muito mais gostosa. Como eu não tinha tomates, fiz sem molho.
Após mais ou menos 15 minutos, a massa vai estar pré assada. Retire a frigideira do forno com cuidado e se for utilizar molho, coloque agora. Eu coloquei uma colher de maionese vegana sobre a massa assada apenas para dar sabor. Esta parte é totalmente opcional.
Espalhe os tomatinhos fatiados distribuindo sobre a massa.
Coloque as fatias de pimentão sobre os tomates. Tempere com uma pitadinha de sal. Se quiser, utilize pimenta do reino e algum tipo de erva seca a seu gosto.
Adicione as fatias de cebola sobre os pimentões. Tempere com uma pitadinha de sal, pimenta do reino, se for utilizar, e orégano seco, ou outro tipo de erva seca que quiser.
Devolva a frigideira para o forno e deixe por 10 minutos, apenas para dourar a cebola e os pimentões.
Eu tinha um pouco deste queijo cremoso vegano da Miyoko, e resolvi cortar uns pedacinhos e colocar na minha pizza. Se você tiver queijo vegano, tudo bem, se não tiver, faça a pizza sem queijo mesmo.
Use queijo vegano se você tiver em casa. Eu usei uma sobrinha do queijo cremoso que tinha. Se for utilizar cebolinha verde picada, espalhe sobre a pizza. Regue com um fiozinho de óleo e devolva a pizza para o forno e deixe por mais 5 ou 10 minutinhos para derreter o queijo.
O tempo final no forno vai depender de como você quer a sua pizza. Se quiser mais dourada, deixe mais tempo e controle para não queimar.
Retire a pizza do forno e espalhe folhinhas de orégano fresco ou outra erva que for utilizar. Sirva a seguir.
Se quiser as cebolas mais douradas, deixe mais tempo no forno. Eu servi esta pizza com salada de folhas verdes. Se quiser, regue a pizza com azeite de oliva na hora de servir.
Nenhum comentário
Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!
Lori Ellis