Salada de Beterrada e Cebola Roxa Assadas

Depois que eu experimentei a salada de beterraba assada gostei tanto que já repeti várias vezes a receita. Sem dúvida a beterraba fica mais gostosa quando assada pois o processo acentua muito o sabor, e se misturada com cebola roxa fica melhor ainda. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Além de deliciosa, a beterraba é muito nutritiva. Rica em ferro, sódio, potássio e magnésio, sendo também uma excelente fonte de minerais e fibras. Com ela você pode preparar deliciosas e coloridas saladas, sopas, patês veganos e muito mais. Perfeita também para preparar sucos e smoothies. Saiba mais sobre este delicioso legume clicando aqui.  Se você quiser, pode fazer uma quantidade maior desta salada e guardar em um vidro na geladeira. No outro dia fica muito mais gostosa, porque pega bem o sabor dos temperos. Eu guardei a salada no vidro por 3 dias, e a salada ficou maravilhosa no terceiro dia. Eu acredito que é seguro guardar até 3 dias na geladeira, e se você tiver um vidro hermeticamente fechado, melhor ainda, pode durar até 5 dias. Use e abuse dos temperos que você mais gosta, tudo combina com esta salada porque tanto a beterraba como a cebola assadas tem um sabor adocicado que aceita qualquer tempero.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 40 minutos
Tempo de forno: 30 minutos
Temperatura do forno: 180C



INGREDIENTES 

  • 5 beterrabas médias
  • 2 cebolas roxa médias
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • folhinhas de tomilho (ou outra erva fresca)  


PREPARO 

Se você quiser aproveitar o forno, asse uma quantidade maior de beterrabas e cebolas. Fica muito gostosa depois de temperada e pode durar na geladeira por até 5 dias, armazenada em recipiente de vidro. 







Lave bem as beterrabas com uma escovinha, e mantenha as cascas.




Forre uma assadeira com papel vegetal e disponha as beterrabas deixando um pequeno espaço entre elas para colocar as cebolas.









Descasque as duas cebolas, cortando as pontas.




Coloque as cebolas na assadeira junto com as beterrabas e leve ao forno para assar por mais ou menos 30 minutos. Não deixe assar muito, o ideal é que as beterrabas fiquem "al dente", assadas, porém firmes. Você pode controlar o tempo de forno espetando as beterrabas com a ponta de uma faca.


As cebolas assam inteiras e devem ficar tenras. Depois de assadas, deixe esfriar o suficiente para que você possa manusear e remover as cascas das beterrabas. Pode usar um pedaço de papel toalha para ajudar a descascar. Corte as cebolas ao meio, e cada metade em 4 partes para fazer as fatias, ou como preferir. 


Disponha as fatias de beterraba e cebolas em uma saladeira, e tempere com sal, pimenta do reino, se for utilizar, vinagre e azeite. Se quiser pode acrescentar ervas frescas a seu gosto. Eu adicionei folhas de tomilho.





ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS, OBRIGADA

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis