Refogado de Berinjela com Cebola e Alho Poró

Amo berinjela, e este ano eu fiquei muito feliz porque plantamos e colhemos lindas e deliciosas berinjelas na nossa hortinha orgânica. Esta receita é básica e muito simples de fazer, e quebra um galho quando não se tem muito tempo na cozinha. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Este refogado de berinjela pode ser feito com temperos e ervas na combinação que você desejar. A berinjela combina muito bem com tomates, pimentões, cebola, alho, alho poró e ervas frescas como manjericão, salsinha e outras. Eu aproveitei pequenas sobras que tinha na geladeira para preparar esta receita e servi com pão árabe quentinho e salada. Fica delicioso também servir com arroz, batata ou macarrão.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES

  • 1 berinjela pequena 
  • 1 cebola média fatiada
  • 1 tomate médio fatiado
  • 1/4 xícara de alho poró
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de óleo 
  • sal e pimenta do reino a gosto



PREPARO

Lave bem a berinjela e corte em fatias pequenas no formato que desejar. Coloque as fatias de berinjela em um escorredor e polvilhe com um pouco de sal. Coloque o escorredor sobre uma bacia e reserve enquanto prepara o restante dos ingredientes. Corte as cebolas em fatias, o alho poró em tirinhas finas e o tomate em




Este processo retira todo o amargor da berinjela. Você vai perceber que vai aparecer um líquido escuro no fundo da bacia que está embaixo do escorredor. Deixe a berinjela descansar por 15 minutos, e depois disto seque com um papel toalha antes de usar.


Em uma frigideira grande coloque uma colher de óleo, aqueça e frite as fatias de berinjela até dourar, virando para que dourem bem dos dois lados. Não adicione mais sal porque você já colocou sal antes. Retire as fatias de berinjela e coloque em um prato enquanto prepara o restante da receita.




Na mesma frigideira coloque mais uma colher de sopa de óleo e frite as fatias de cebola temperando com um pouco de sal. Deixe fritar um pouco até que fique transparente e levemente dourada.





Adicione o alho poró cortado em tirinhas finas e deixe fritar junto com a cebola  até que fiquem dourados por igual.





Devolva as berinjelas previamente fritas à frigideira junto com os temperos.





Misture is ingredientes para incorporar e deixe refogar por mais ou menos 1 minuto em fogo médio. 







Adicione as fatias de tomate, ajuste o sal e se desejar acrescente ervas frescas ou secas para temperar. Deixe o refogado apurar por uns 5 minutos em fogo baixo até que os ingredientes estejam agregados. 






Quando o refogado estiver pronto adicione a cebolinha verde picada, e a pimenta do reino se for utilizar. Se desejar regue com um fio de azeite de oliva na hora de servir. 





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Hummm...Deve ficar uma delícia!
    Sem falar que é muito fácil de fazer e só leva ingredientes que costumamos ter em casa.

    Adorei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia, tudo bem?

      Que bom que gostou da receita, é bem simples de fazer e fica uma delícia. Se fizer me conta como ficou. Muito obrigada por acompanhar o blog, seja muito bem vinda aqui!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis