Leite de Sementes de Melão

Esta é uma deliciosa maneira de aproveitar as sementes do melão que geralmente não são utilizadas. Desde que descobri esta receita gostei tanto que já  fiz várias vezes, e agora estou dividindo com vocês. Este ano consegui melões maravilhosos em uma fazenda de produção orgânica perto de onde moramos, e aproveitei o máximo da temporada para fazer bebidas saudáveis e nutritivas como esta. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 20 minutos




INGREDIENTES

  • sementes de 1 melão 
  • 1 litro de água
  • 4 tâmaras sem caroço (opcional)


PREPARO 

Existem duas maneiras de preparar o leite de sementes de melão. Você pode remover as sementes e lavar e deixar secando sobre um papel toalha, ou simplesmente remover a parte interna do melão com as sementes, bagaço e líquido,  e aproveita tudo como eu fiz. Eu acho que o resíduo de polpa e bagaço que tem junto com as sementes é delicioso e deixa o leite mais docinho. Já fiz das duas maneiras, lavando as sementes e não lavando, e achei muito melhor fazer sem lavar como vou mostrar pra vocês abaixo. Se você quiser também pode fazer uma vitamina com a polpa do melão liquidificando com as sementes. 





Como eu falei antes, consumimos muito melão este verão, e eu removia as sementes com o líquido e o bagaço de dentro do melão para fazer o leite, sucos ou vitaminas. 






Coloque as sementes com o líquido e bagaço do melão no liquidificador.







Adicione 1 litro de água fria e de preferencia filtrada. A quantidade de água pode ser modificada se você quiser um leite mais cremoso ou mais líquido. Como eu coloquei gelo no final do processo, e usei a polpa interna do melão, a quantidade de água indicada foi suficiente. 









Bata bem até conseguir um líquido cremoso. Como eu deixei os bagaços e o líquido, o leite ficou amarelinho, bem da cor de melão. Se você fizer somente com as sementes lavadas, vai ficar mais clarinho. 






Eu coloquei um funil de boca larga em uma jarra de vidro e coloquei a peneira sobre o funil para coar o leite. Você pode usar um voal ou panela furada para coar, se preferir. 






É importante coar para remover pequenos resíduos de semente e conseguir uma bebida bem lisinha. Use uma colher para pressionar no fundo da peneira. 





O leite fica cremoso e muito, mas muito delicioso. Você pode parar por aqui e servir o leite geladinho bem assim, sem adicionar nada. Mas se preferir pode fazer como eu fiz...






Eu coloquei gelo e 4 tâmaras no copo do liquidificador. Ficou uma bebida incrível, as tâmaras deram um toque super especial, mas são opcionais. Desde que você não use açúcar, ou adoçante, o leite vai ficar saudável e nutritivo. 







Despeje o leite coado no liquidificador e bata com o gelo e as tâmaras até conseguir um leite bem cremoso.






Sirva imediatamente, e se sobrar conserve na geladeira até 3 dias em recipiente de vidro tampado. 







SAIBA MAIS SOBRE AS SEMENTES DE MELÃO

Pesquisei sobre as propriedades nutricionais das sementes de melão e estou compartilhando algumas informações importantes com vocês. As sementes de melão são ricas em cálcio e magnésio e contém aminoácidos como lisina e histidina, e vitamina A, B6, B12, D, E e K. Com uma pequena quantidade delas pode-se fazer um leite delicioso e muito nutritivo. Basta bater no liquidificador com água, coar e utilizar para preparar vitaminas com frutas ou até mesmo para beber puro. O melão é uma fruta deliciosa e refrescante, com baixas calorias e alto valor nutricional, e especialmente no verão quando é época de safra, consumimos muito aqui em casa. Eu descobri que posso aproveitar as sementes também, e fiquei impressionada com o sabor deste leite. Se você quiser saber mais sobre as propriedades desta bebida maravilhosa, clique aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

14 comentários

  1. Lori, adoro seu site e suas receitas. Fiquei bastante intrigada com esta e vou testar em breve. Aqui no Brasil é sempre fácil achar melões docinhos. Obrigada por suas postagens, com receitas fáceis, descritas de um jeito doce e amigável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Que bom que gostaste da receita. Vale a pena fazer, além de deliciosa é uma bebida saudável e muito nutritiva. Fico muito feliz que gostaste. Quando fizer, me conta como ficou, espero que gostes.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Amei tudo é simplesmente maravilhoso parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o), tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, fico feliz e muito agradecida por este recadinho tão simpático. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Gostei de saber, meu filho é vegetariano, estou sempre em busca de novidades, para variar o cardapio dele.
    Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar.
    Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?

      Seja bem vinda! Fiquei feliz que gostaste da receita e vais experimentar. Que bom que teu filho é vegetariano e tu apoia procurando alternativas para o cardápio dele. Parabéns pela dedicação e carinho ajudando ele a seguir este caminho lindo com deliciosas receitinhas. Se fizer, me conta como ficou. Espero que vocês gostem. Um grande abraço para vocês dois, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. ESQUECEU QUAL É A UTILIDADE DO SUCO , FEZ PORQUE É GOSTOSO DELICIOSO SÓ ? UM EXEP. É BOM PRO REGIME LIBIDO EMAGRECER PRA PELE MANCHAS PRA QUE SERVE O SUCO ? MEU EMAIL k65jpenha1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington, tudo bem?

      Não entendi a sua mensagem. Esqueci o que? Se quiser uma resposta, por favor elabore uma pergunta que seja possível entender. As informações que desta postagem são suficientes, na minha opinião. E se você tiver alguma informação para acrescentar, fique a vontade. Caso contrário, pode pesquisar no Google que você certamente vai encontrar as respostas que procura, e que não encontraste aqui na minha receita.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, obrigado por compartilhar toda essa vida e alegria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, tudo bem?

      Seja bem vindo e obrigada por escrever este recadinho tão fofo. Fico feliz que gostaste da receita e agradeço por acompanhar o blog. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes.

      Abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá Lori, vou fazer para experimentar.
    Costumo, as vezes, aproveitar a casca do Melão para refogados e farofa.
    Abraço
    Nadir - Osasco-SP - Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadir, tudo bem?

      Puxa que interessante, nunca pensei em utilizar a casca do melão. Deve ficar maravilhoso. Vou pesquisar o modo de preparo e ver se encontro algumas receitas para me inspirar no Google e com certeza vou experimentar. Adorei a dica! Muito obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Este leite pode ser usado em cozinhados, como um substituto do leite de côco ou até mesmo do leite de vaca? Ou em bolos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luísa, tudo bem?

      Eu não aconselho utilizar este leite para cozinhar. O melão não combina com outros alimentos, e ao cozinhar vai perder todas as propriedades nutricionais. O ideal mesmo é consumir fresco e de preferencia no mesmo dia em que for feito. Os leites de sementes em geral não são bons para utilizar em receitas cozidas. Pode usar o leite de amêndoas, de côco, de aveia ou de qualquer outra oleaginosa ou grão, mas as sementes como o girassol e o melão, consuma frio sempre. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis