Bolo de Abóbora com Especiarias

Estamos entrando na estação mais linda do ano. O outono está chegando aqui no norte e com ele as receitinhas deliciosas com abóbora que são abundantes nesta época. Esta receita foi feita com uma das muitas abóboras que colhemos na nossa hortinha orgânica este ano. Com uma das abóboras eu fiz este bolo e uma sopa deliciosa que vou postar em seguida para vocês. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Este bolo ficou uma delícia, o perfume é indescritível. Eu acrescentei sementes de abóbora secas picadas na massa e coloquei algumas na superfície do bolo para decorar. Você pode acrescentar nozes ou castanhas picadas, gotinhas de chocolate, frutas secas ou coco ralado na massa para incrementar o sabor. Use qualquer tipo de abóbora que você quiser. Para a versão sem glúten substitua a farinha de trigo por uma mistura de farinhas sem glúten como a de arroz, de coco ou outra.



INGREDIENTES SECOS

  • 1 xícara de farinha integral
  • 1/4 xícara de farinha branca
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo 
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de noz-moscada ralada
  • 1 colher de chá de cravo em pó 
  • 1/4 xícara de sementes de abóbora 



INGREDIENTES LÍQUIDOS

  • 1 xícara de purê de abóbora * (veja a receita abaixo)
  • 1/2 xícara de água de coco (ou leite vegetal)
  • 4 colheres de sopa de óleo (eu usei de coco)
  • 1 colher de sopa de melado
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de sumo de limão


PARA O PURÊ DE ABÓBORA *

  • 1 xícara de abóbora em pedaços
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de cravo em pó
  • 1 colher de chá de noz moscada em pó
  • água


PREPARO

Comece preparando o purê de abóbora. Coloque a abóbora em uma panela pequena e cubra com água. Tampe a panela e deixe ferver em fogo médio. Quando estiver macia coloque no copo do liquidificador e adicione as especiarias (canela, cravo e noz-moscada), adicione o açúcar mascavo e bata bem até obter um purê bem lisinho e firme como mostra a imagem abaixo.  






Deixe o purê esfriar antes de usar. Se quiser pode fazer com antecedência ou até no dia anterior. Este purê fica uma delícia e se sobrar um pouco, você pode servir junto com as fatias do bolo. 





Eu usei óleo de coco cremoso e separei a parte líquida que seria como a água do coco, usando a parte sólida como óleo de coco. Se você quiser simplificar, use o óleo de cozinha que costuma utilizar para as suas receitas, e o leite vegetal de sua preferência, mantendo as quantidades indicadas na descrição desta receita. Ligue o forno a 180C para pré-aquecer enquanto prepara a massa do bolo. 





Reúna todos os ingredientes antes de começar a preparar a massa. Eu fiz a foto da abóbora que usei para mostrar para vocês a lindeza que colhemos na hortinha e que rendeu este bolo e uma sopa cremosa incrível que vou postar em seguida. 





Em uma vasilha grande misture as farinhas que for utilizar. Adicione o sal e o bicarbonato de sódio.







Acrescente o açúcar mascavo. Se quiser, pode usar açúcar de coco ou açúcar cristal. 






Adicione a canela, o cravo e a noz-moscada. Misture bem.









Rale o gengibre fresco e misture.











Quebre as sementes de abóbora e misture aos outros ingredientes secos. Eu deixei pedaços grandes porque gosto, mas se você preferir pode quebrar mais e deixar pedaços menores.








Acrescente o purê de abóbora, o sumo de limão e o melado e misture bem.






Adicione aos poucos o leite vegetal (eu usei o liquido do leite de coco), alternando com o óleo que for utilizar. 





Adicione o extrato de baunilha e misture bem até obter uma massa lisa e homogênea. Por último acrescente o fermento em pó misturando bem, sem bater.







A massa fica lisa, porém firme. Se você quiser acrescentar nozes ou frutas secas picadas, acrescente agora antes de colocar na forma. 




Unte bem uma forma pequena. Eu queria ter forrado com papel vegetal, e acabei untando a forma e resolvi deixar assim mesmo. Pode forrar se quiser, fica mais fácil de desenformar o bolo.







Coloque a massa na forma e distribua as sementes de abóbora na superfície dando uma leve pressionadinha nas mesmas para que fiquem firmes na massa. 


Leve para assar em forno pré-aquecido por 40 a 45 minutos. Espete um palito na massa para ver se o bolo está bem assado. Espere esfriar para desenformar. fica uma delícia servir com sorvete de baunilha vegano. 



Inspirado na receita original do site "Vegan Richa", veja aqui

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Será que ele fica bom com farinha sem glúten ou aveia no lugar do trigo?
    Obrigada! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Terezinha, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Sim, tu podes fazer a versão sem glúten desta receita usando a mesma quantidade de farinha sem glúten da tua preferencia. Se usar a aveia, pode misturar com farinha de arroz. As duas se complementam e o resultado vai ficar ótimo. Se conseguir aveia sem glúten, melhor ainda. Pode ficar um pouco esfarelento pela falta do glúten, mas sem dúvida fica delicioso. Se fizer me conta como ficou.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis