Sopa de Feijão Verde com Macarrão

Fiquei muito feliz em ter encontrado feijão verde orgânico, e resolvi fazer uma sopa que me lembrou as sopas que a minha avó fazia para nós quando eu era criança. Fazia muito tempo que eu não via feijão fresco na vagem, adorei comprar a penca e debulhar em casa para fazer esta sopa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Se você quiser fazer uma sopa destas, pode usar qualquer tipo de feijão verde que encontrar. O básico desta sopa é o feijão, e os temperos ficam por sua conta, use o que você gostar. O macarrão é opcional, e se for utilizar, aproveite o macarrão que tiver em casa. Eu acho que a cebola é um ingrediente básico para as sopas, e sempre gosto de usar uma boa quantidade como base. Use os legumes que você encontrar na geladeira, e combine com ervas e temperos para fazer uma sopa de feijão bem nutritiva, e como dizia a minha amada vovó, "uma sopa com sustância".


O feijão verde é aquele que ainda está fresco dentro da vagem, antes de secar. Eu não sei exatamente que tipo de feijão foi o que comprei, só sei que é muito bom. Acho que se pode encontrar feijão verde em feiras. O feijão verde tem baixo teor calórico e alto valor nutricional. Cozinha bem mais rápido do que o feijão seco. Pode ser utilizado para fazer sopas, farofas, saladas e também como feijão normal para servir com arroz. Se você encontrar este tipo de feijão, ou conseguir com alguém que plante, pode debulhar, aferventar (técnica do branqueamento) e armazenar no freezer ou na geladeira. Para saber mais informações sobre este tipo de feijão, onde comprar, como armazenar e preparar, clique aqui e visite o blog "Come-se", onde você vai poder ver imagens deste delicioso e nutritivo alimento. Este foi o lindo feijão que eu usei, de grãos graúdos e rajados em tom de roxo. 

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 4 porções
Preparação: 50 minutos


INGREDIENTES


  • 1 xícara de feijão verde 
  • 1 cebola grande picada
  • 2 tomates médios picados
  • 1/2 pimentão vermelho pequeno
  • 1/2 pimentão amarelo pequeno 
  • 1 cenoura pequena em rodelas
  • folhas de tomilho fresco 
  • talos de duas folhas de couve
  • cebolinha verde picada
  • 1/2 xícara de macarrão conchinha 
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite para finalizar 
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde para finalizar
  • sal marinho ou do himalaia a gosto
  • pimenta do reino moída na hora (opcional)
  • folhas de manjerona fresca 


PREPARO 

Comece preparando o feijão verde. Remova da vagem, lave bem e deixe de molho por 1 hora antes de cozinhar. Enquanto isto prepare o restante da receita.  Descasque e corte a cebola em pedaços bem pequenos. Pique s pimentões e lave os outros temperos. Corte a cebolinha verde e a couve. Fatie os tomates, e se quiser pode manter a pele e sementes. 






Como este feijão é fresco, não necessita ficar mais do que 1 hora de molho, e vai cozinhar super rápido e os grãos ficam macios e deliciosos.





Em uma panela grande coloque água e a cebola picada e leve ao fogo alto para ferver.







Acrescente os pimentões  e os tomates picados e tempere com sal.




Adicione a couve picadinha, escorra a água do feijão que estava de molho, enxague mais uma vez e despeje na panela.
.







Tampe a panela e deixe ferver.



Eu removi os talos de duas folhas de couve e coloquei para ferver na sopa. Reservei as folhas para colocar no prato na hora de servir. Se você preferir, adicione toda a couve na sopa. Coloque o macarrão na panela para cozinhar com os outros ingredientes.





Quando o feijão e o macarrão estiverem cozidos, acrescente a cenoura em rodelas e os raminhos de tomilho, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe reduzir por mais 2 minutos.





No final da sopa eu coloquei umas folhinhas de manjerona fresca para perfumar. Use temperos e ervas secas ou frescas que você gostar.


A sopa está pronta. Agora se você quiser pode colocar uma colher de sopa de óleo de coco sem sabor, ou um fiozinho de azeite de oliva no prato na hora de servir. Se for utilizar pimenta do reino, coloque no final. Se quiser uma sopa mais líquida, coloque mais água e ajuste os temperos. 
.






Decore como preferir e sirva quente acompanhada de um bom vinho tinto e pão fresco. Bom apetite!
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis