Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus
INGREDIENTES
- ¾ de xícara de farinha de aveia (bata a aveia em flocos sem glúten ou normal no processador até virar farinha)
- ½ xícara de cacau em pó puro
- 3 colheres de sopa de fécula de mandioca (polvilho, para fazer papel de espessante)
- ½ colher de chá de sal
- ½ xícara de pedacinhos de chocolate vegano (ou nibs de cacau, só vai ficar mais crocante e menos doce)
- 1 xícara de maple syrup (ou ágave, ou melado), em temperatura ambiente
- ¾ de xícara de manteiga/pasta de coco (NÃO é óleo de coco!*), meça manteiga de coco quando ela estiver em sua forma líquida, aquecendo em banho-maria
- ¼ de xícara + 2 colheres de sopa de manteiga/pasta de amêndoa (ou de castanha-de-caju), em temperatura ambiente
- 1 e ½ colher de chá de extrato de baunilha
*A manteiga de coco é feita da polpa batida até virar um creme, o óleo é apenas a gordura extraída do coco.
NOTA: A menos que indicado entre parênteses, NÃO há substituição testada com êxito para os itens. Qualquer substituição poderá impactar no resultado.
COMO FAZER:
1. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma fôrma quadrada de cerca de 20 cm.
2. Coloque a farinha de aveia em uma tigela grande. Adicione o cacau, a fécula de mandioca e o sal. Misture bem. Em seguida, adicione os pedacinhos de chocolate.
3. Coloque a manteiga de coco (em estado líquido) em uma outra tigela. Adicione o maple, a manteiga de amêndoas e a baunilha misturando bem até virar uma pasta homogênea. É importante que esses ingredientes líquidos não estejam gelados porque fazem com que a manteiga de coco (que está morna, derretida) engrosse e encaroce imediatamente.
4. Em seguida, despeje os ingredientes líquidos na tigela dos ingredientes secos, mexendo bem até combinar. A massa ficará rapidamente bem grossa devido à ação da aveia. Despeje imediatamente na fôrma espalhando para as laterais. Se precisar, molhe seus dedos e faça isso com as mãos.
5. Asse por 20-25 minutos. Devido à variação entre fornos e ambientes, pode ser que você precise de mais tempo para dar a “quebradinha” do topo do brownie. Faça o teste do palito, sendo que ele não precisará estar totalmente seco, basta só ter alguns pedacinhos grudados. Outra dica de que está pronto é quando as laterais começam a soltar e a parte de cima começa a rachar.
6. Retire do forno e deixe resfriar por 45 minutos. NÃO corte antes desse tempo, senão vai esfarelar. Fatie em quadradinhos então e aguarde mais uns 10 minutos antes de comer para as laterais respirarem.
Receita original em inglês do site The Vegan 8: Veja aqui.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!
Nenhum comentário
Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!
Lori Ellis