Muçarela de "Búfala" Vegana

Sem palavras com essa receita... um queijo simplesmente sensacional que pode ser usado em sanduíches, torradas ou (minha sugestão) em pizzas. Comece pelo creme de castanhas, que deve ser começado a  preparar um dia antes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus










 PARA O CREME DE CASTANHAS 

Ingredientes:


  • 2 xícaras de castanhas-de-caju
  • Água para demolhar
  • 4 xícaras de água filtrada para bater


COMO FAZER:

1. Enxágue as castanhas.

2. Coloque as castanhas em uma tigela grande e coloque água até cobri-las, cerca de 4 xícaras. Cubra a tigela com um pano e deixe-as demolhando durante à noite.

3. De manhã, descarte a água e coloque as castanhas no liquidificador. Coloque 3 xícaras de água filtrada e bata. Se precisar de mais água vá adicionando aos poucos, depende da consistência que você preferir. Bata até virar um creme liso e firme.

4.
Despeje o mix sobre uma peneira fina para escorrer o excesso de água.

5. Coloque na geladeira até a hora de usar. Dura de 3 a 4 dias e ele também pode ser congelado.



PARA A MUÇARELA 

Ingredientes:


  • 1 xícara de iogurte vegano sem sabor
  • ½ xícara de água
  • ¼ de xícara de azeite
  • ½ xícara do creme de castanha acima
  • 1/3 de xícara de polvilho/fécula de tapioca
  • 1 colher de sopa + ½ colher de chá de goma xantana
  • 1 colher de chá de sal (mais uma colher de chá para a água da conserva)



COMO FAZER:

1. No liquidificador, bata o iogurte, a água, o azeite e o creme de castanha na velocidade máxima por um minuto. Desligue o liquidificador e adicione o polvilho, a goma e o sal. Misture com uma espátula primeiro antes de ligar o liquidificador novamente. A mistura vai engrossar imediatamente, parecendo já um queijo. Coloque a tampa do liquidificador e remova aquela tampinha pequena central. Ligue o liquidificador em velocidade baixa e vá adicionando água aos poucos pela abertura, desligando o liquidificador de tempos em tempos para ajudar a desgrudar a mistura das paredes do copo usando uma espátula. Bata até que o queijo esteja liso e grosso.

2. Prepare a água da conserva. Misture uma colher de chá cheia de sal em 2 litros de água. Depois de dissolvido, adicione pedras de gelo à água para que ela fique bem gelada e reserve para uso em breve.

3. Comece a preparar o queijo imediatamente, colocando a mistura do liquidificador em uma panela média sobre fogo médio.

4. Com uma colher de pau, cozinhe o queijo mexendo constantemente por pelo menos 10 minutos. Assim que ele começar a formar bolhas e emitir um “assovio”, ele vai começar a afinar, a ficar mais elástico e liso, exatamente como uma muçarela. Continue mexendo para que o gosto da farinha desapareça.

5. O queijo vai começar a se juntar formando bolas e então você deve usar a colher para fazer três bolas enquanto ainda está na panela quente. Quando as três bolas estiverem formadas, jogue-as individualmente direto na água gelada com os cubos de gelo. Elas ficam parecidas com ovos cozidos. O queijo estará pronto para consumo depois de ficar nessa água de conserva por uma hora na geladeira.

O queijo deve ser consumido em poucos dias (3 ou 4 no máximo) e conservado na geladeira em recipiente fechado. 

Receita original em inglês do site Responsible Eating and Living: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Eu fiz um queijo semelhante a este, com creme de coco e sem o creme de castanhas, acho que vou tentar fazer essa receita usando o creme de coco no lugar do iogurte! Obrigada...abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Terezinha, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Deve ter ficado uma delícia a tua versão deste queijo. Adorei as tuas dicas de substituição. O creme de coco deve deixar o queijo com um sabor e consistência incríveis. Vou experimentar assim também. Um grande abraço, obrigada pela visita e dicas. Venha sempre trocar ideias comigo!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita e agradeço por acompanhar o blog. Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Se fizer, me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Adoro receitas veganas e substituir o leite animal por outras opções é bem mais saudavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Que bom que gostaste, se fizer me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Adoro receitas veganas e substituir o leite de vaca por leite de coco é muito saudável. Gostei muito deste blog. Pois eu estava procurando por blogs de comida vegana no google e achei o seu bem bacana. Parabéns! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Sem dúvida as opções veganas são muito mais saudáveis, além de deliciosas e nutritivas. É maravilhoso descobrir possibilidades de substituição de ingredientes de origem animal, e preparar receitinhas deliciosas como esta. Vale a pena experimentar. Fico muito feliz por estares aqui e agradeço pela visita e recadinho. Venha mais vezes me visitar!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis