Tigela de Quinoa com Tofu Picante

Essa receita não leva mais de 10 minutos para ficar pronta e satisfaz muito! Eu ainda gosto de mencionar que sempre tenho um frasco de Sriracha * em casa porque ele vai bem com tudo, especialmente para quem gosta de comida picante. Eu fiz ¼ da receita porque era só uma para uma pessoa comer, mas a receita abaixo serve 4 porções. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus


INGREDIENTES
  • 1 xícara de quinoa crua (cozinhe então essa xícara de acordo com as instruções no pacote)
  • ¼ de xícara de óleo de coco
  • 900 g de tofu defumado, em cubinhos
  • 2 cebolas tipo chalota (ou pequenas normais), picadas
  • ½ xícara de molho Sriracha (comece com menos, ajuste conforme o seu gosto)
  • 1/4 de xícara de maple syrup, melado ou ágave**
  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco
  • Pimenta do reino, a gosto
  • Sal de alho (ou sal normal), a gosto
  • ½ xícara de cebolinha, picada
  • Coentro fresco (ou salsinha, se não gostar de coentro)


* Sriracha é um molho de pimenta tailandês feito à base pimenta vermelha, vinagre, alho, açúcar e sal. É um molho bem grosso, com muita pimenta e por causa do alho e sal também acaba temperando a comida. Se você não gosta de comida picante ou não tiver este molho, prepare a receita da mesma forma temperando a seu gosto. 




COMO FAZER:

1. Depois de cozida afofe a quinoa pronta com um garfo e reserve.

2. Usando uma panela grande, derreta o óleo de coco em fogo médio. Adicione as chalotas (cebola) e refogue-as por alguns minutos até que fiquem macias. Adicione o tofu e cozinhe até ele começar a escurecer, virando de lado algumas vezes para que cozinhe por igual.

3. Em uma tigela separada, misture o maple syrup**, o suco de limão e o Sriracha, se for utilizar.

4. Adicione o molho ao tofu e deixe cozinhar em fogo baixo sem tampar por cerca de 8 minutos, mexendo sempre. O molho vai engrossar conforme cozinha. Tempere com pimenta e sal de alho a gosto.

5. Finalize com um punhado de coentro e cebolinha e sirva com a quinoa.


Receita original em inglês (veganizada) do site Marla Meredith: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis